Por que a postura é importante para saúde óssea?

Redação Webrun | Saúde · 10 nov, 2023

“A articulação é a estrutura que liga um osso ao outro, e a sua saúde depende da mobilidade do corpo. Quando nos exercitamos, estamos contribuindo para saúde dos ossos e reduzindo os riscos da osteoporose”, explica Dra. Ana Clara Ribeiro Gazeta, reumatologista membro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), sociedade médica que realiza a campanha “Previna a Osteoporose: Mexa-se!”, no dia 20 de outubro, na Estação Luz do metrô de São Paulo.

Por que a postura é importante para saúde óssea?

Foto: Adobe Stock

Abaixo, Dra. Ana Clara esclarece mais alguma dúvidas sobre o tema.

Por que a saúde das articulações está envolvida na saúde óssea?

Quando as articulações estão comprometidas, os movimentos e os exercícios físicos ficam restritos. O movimento é importante para manter a massa óssea. Quando ficamos parados, a chance de termos problemas ósseos como a osteoporose crescem. Vale lembrar que a osteoporose é uma doença silenciosa e que, segundo as estatísticas mundiais, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos sofrerão uma fratura óssea por causa da osteoporose. É por isso que o slogan da campanha é “Previna a Osteoporose: Mexa-se!”.

Por que a postura é importante para saúde óssea?

Manter uma boa postura é bem importante para a saúde da coluna, é necessária para garantir um bom equilíbrio, e ainda contribui para reduzir a tensão nas articulações e nos músculos. Ter uma boa postura te protege de quedas, diminuindo assim a sua chance de uma fratura, além de prevenir algumas lesões musculares. É uma bola de neve. Ossos, músculos, tendões e articulações estão interligados, eles que criam o movimento e a saúde de um pode comprometer a saúde dos outros.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Quais exercícios são recomendados para manter a saúde articular?

Exercícios físicos como caminhadas e alongamentos contribuem para estimular a manutenção de massa muscular, protegendo o desempenho das articulações e, como consequência, contribuindo para redução das dores em geral.

A hidroginástica, por exemplo, é bem indicada para as pessoas com problemas graves nas articulações, já que a água reduz o impacto dos movimentos.

Musculação ou pilates supervisionado também pode gerar benefícios importantes a quem tem dificuldade de mobilidade, e principalmente, dores.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!