Pequim é palco das novidades esportivas

Redação Webrun | Atletismo · 07 ago, 2008

Colete Precool que resfria o corpo (foto: Divulgação)
Colete Precool que resfria o corpo (foto: Divulgação)

Os jogos olímpicos servem de fonte de inspiração para diversas marcas esportivas, afinal é lá que as performances são testadas. E pensando nos excelentes resultados dos atletas, novas tecnologias esportivas surgem a cada olimpíada e em Pequim não será diferente.

Durante os Jogos Olímpicos da China será possível observar algumas novidades de roupas e acessórios esportivos. O atletismo será uma das principais passarelas da moda esportiva, seja na ousadia dos atletas que investem no “look” especial (cabelo colorido, óculos, entre outros), ou até mesmo na própria roupa desenhada para bater recordes.

Nos pés dos velocistas umas das novidades do mercado é a sapatilha Victory, da Nike. O calçado foi desenhado para diminuir ao máximo o atrito do pé com o tênis, evitando que o pé escorregue e perca aderência dentro do calçado. Assim a sapatilha parece calçar o pé do atleta, como se fosse uma meia, além de ser 50% mais leve que as outras.

Para proporcionar tal benefício a marca esportiva contou com a tecnologia “Flywire”. Esta também será usada na sapatilha Nike Zoom Aerofly. De acordo com o designer do produto, James Meschter, essa sapatilha foi criada para o velocista Asafa Powell e tem 92 gramas. “Os atletas adoram ter algo pop nos calçados. E nós colocamos”, disse Meschter sobre a cor dourada da sapatilha.

Um dos principais adversários de Powell, Tyson Gay, também usará uma sapatilha especial em Pequim. O modelo Adidas Trinity foi inspirado no velocista Jesse Owens, que nos jogos de 1936 foi ouro nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m e em Pequim só estará no pé de Tyson Gay.

Ainda nos pés, os fundistas também vão apresentar algumas novidades. O modelo Luna Racer, é um calçado para corrida e treinos, que de acordo com a Nike, é 30% mais leve do que os outros tênis da marca. Ele também usa a tecnologia “Flywire” e pesa 162 gramas.

Roupas – Além dos pés, o torso de cada atleta precisa estar coberto durante as competições. Essa é umas das principais diferenças entre os Jogos Olímpicos Antigos e o da Era Moderna. E já que eles precisam usar roupas, é na roupa dos atletas que será possível observar também algumas novidades.

Os maratonistas da equipe da Alemanha, por exemplo, contarão com camisetas sem costura, para minimizar o atrito da peça com o corpo e proporcionar mais conforto.

Outra novidade é o Precool Vest. O colete, desenvolvido pela Nike, tem a função de manter o corpo do atleta resfriado enquanto ele se aquece. Para isso a parte interna do colete recebe água, que vira gelo quando colocado no freezer. Esse gelo não entra em contato com a pele do atleta.

Ao usar o colete, o atleta começa a competição com a temperatura do corpo mais baixa e isso pode proporcionar um melhor desempenho. De cor prata, para repelir o calor, o colete lembra uma armadura da idade média.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!