Parque da Independência é o palco da Corrida Corpore Bombeiros

Redação Webrun | Corridas de Rua · 04 jul, 2010

Corrida largou próximo ao Museu do Ipiranga  no Parque da Independência (foto: Clarissa Viana/ Webrun)
Corrida largou próximo ao Museu do Ipiranga no Parque da Independência (foto: Clarissa Viana/ Webrun)

A 15ª edição da Corrida Corpore Bombeiros aconteceu neste domingo, quatro de julho, reunindo amantes da corrida no Parque da Independência, no Ipiranga, como parte das comemorações do Dia dos Bombeiros.

São Paulo – A Corrida Corpore Bombeiros aconteceu neste dia quatro de julho, no Parque da Independência, como comemoração ao Dia destes profissionais, celebrado no dia dois de julho. Numa manhã fresca e sem sol de inverno, os atletas percorreram dez quilômetros na região do Ipiranga, com um trajeto arborizado que alternava trechos planos com subidas e descidas.

Entre as mulheres, Beatriz Nascimento foi a grande campeã ao terminar a prova em 36min59, seguida de Jaciane Barroso, 38min12, Valquiria Martins, 39min41, Andréa Galvão, 40min09, e Silmara Modesto, 40min22.

Com vantagem na chegada sobre a segunda colocada, Beatriz focou no pódio. “Meu técnico, Marcos de Oliveira, montou um treino específico para essa prova e as próximas que participo. Meu objetivo era chegar entre as primeiras, independente da colocação e hoje o tempo estava muito bom para correr. A prova é elaborada, o percurso é variado, excelente.”

Jaciane Barroso, vice campeã, também veio ao Parque da Independência com o objetivo de chegar ao pódio. “Eu e a Bia fomos juntas até mais ou menos o quilômetro cinco, mas acabei ficando para trás. A subida foi bem difícil, ela estava melhor preparada e foi mais rápida”.

A terceira colocada este ano já subiu ao lugar mais alto do pódio em 2008. Valquiria Martins cruzou a linha de chegada aos 39min41 feliz com o resultado. “Estou voltando de uma contusão, treinando forte agora. E logo no começo elas já me deixaram para trás, mas a prova foi muito boa, estou satisfeita com a terceira colocação”, comenta.

Disputa masculina – Sivaldo Viana sagrou-se campeão entre os homens, terminando a prova aos 31min09, 13 segundos à frente do segundo colocado, Fábio Nascimento, marido da campeã Beatriz Nascimento. “Nós optamos por correr juntos e só depois no sétimo quilômetro conseguimos sair mais à frente. A subida é difícil e no final da prova sempre cansa mais, a gente tem que se esforçar pra manter o ritmo. Eu consegui correr melhor a subida e acabei ganhando a prova”.

Fábio Nascimento, segundo colocado com 31min22, já chegou ciente da dificuldade da subida no final do trajeto. “A minha consciência está tranquila porque consegui liderar no oitavo quilômetro, mas o cansaço bateu. O objetivo era chegar ao pódio: estou realmente focado na prova no Rio de Janeiro”, conta o atleta, que deverá correr a Meia Maratona, realizada juntamente à Maratona do Rio de Janeiro dia 18 de julho.

Urias de Lima e Marildo Barduco, terceiro e quinto colocados, também elogiaram a prova. “O clima estava favorável para correr, o percurso é que é pesado. Não é um percurso para correr visando tempo, e sim pódio”, reflete Urias.

Marildo Barduco ainda tem o desafio de vencer essa prova, a única do Circuito Corpore que ainda não venceu. Quinto colocado em 2010, ele confessa ter sentido a subida. “Estive no grupo da frente durante todo o percurso, mas comecei a ficar para trás na metade da subida e terminei em quinto. Essa é a única prova do circuito que ainda não venci, vamos ver se ano que vem tenho mais sorte”.

A próxima prova Corpore em São Paulo acontece dia oito de agosto, no Centro Histórico da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.corpore.org.br

Este texto foi escrito por: Clarissa Viana

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!