Oito mil corredores devem cruzar a Ponte Rio-Niterói no domingo

Redação Webrun | Corridas de Rua · 16 abr, 2011

Parte da Ponte Rio-Niterói terá o trânsito interrompido para realização da corrida (foto: Arthur Boppré/Wikimedia Commons)
Parte da Ponte Rio-Niterói terá o trânsito interrompido para realização da corrida (foto: Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

Neste domingo (17/04), oito mil atletas deverão cruzar a Ponte Rio-Niterói, em um percurso de 21,4 km, o que representa uma experiência única para quem está acostumado a percorrer o trajeto somente de carro. A prova era tradicional nos anos 80 e, reeditada, conta com a presença de grandes atletas nacionais, como os brasileiros Damião Ancelmo de Sousa e Giovani dos Santos, segundo e terceiro colocados do ranking brasileiro, respectivamente.

Eles vão encarar os africanos Lukinga James, da Tanzânia, e Kipkemei Mutai, do Quênia. Na prova feminina, as atletas brasileiras Marily dos Santos (campeã pan-americana em 2007) e Arlete Soares Adão enfrentarão as africanas Jackline Juma Sakilu (Tanzânia) e Ednah Muicwana (Quênia).

Para Henrique Viana, fundador da Equipe Pé de Vento, que treina atletas de elite, apesar do visual a prova exige um nível elevado de treinamento. “Mesmo com a presença dos atletas africanos, os maiores concorrentes, a expectativa é de vitória. Nossos atletas estão entre os melhores do ranking nacional e correm em média quilômetros por semana, além da musculação direcionada”, diz Henrique.

Confira abaixo os locais e horários de interdições nas cidades do Rio e Niterói:

Interdição em Niterói

  • Rua Doze: a partir de meia noite do dia 16 de abril, até às 14h do dia 17, com interdição total da esquina do supermercado Carrefour (até o começo da Rua Professor Plínio Leite).

  • Rua Professor Plínio Leite: a partir da meia noite do dia 16 de abril, até às 14 horas do dia 17, também com interdição total da via (até o começo da Avenida Feliciano Sodré).

  • Avenida Feliciano Sodré: de 6h às 9h da manhã do 17 de abril, com interdição total da pista sentido Ponte / Centro de Niterói, do final da agulha da Ponte de acesso à Avenida (até o começo da Rua Professor Plínio Leite).

    Interdição Ponte Rio Niterói

  • Interdição da agulha de descida para Niterói, sentido Centro-Barcas, das 6 às 9 horas da manhã do dia 17 de abril.

  • Interdição de duas faixas da pista de rolamento (somente para atletas) e mais um faixa para serviços, no trecho da passagem técnica da CCR Ponte até a agulha de acesso a Niterói, com passagem por duas cabines (13 e 14), da praça de pedágio.

  • Interdição de duas faixas da pista de rolamento (somente para atletas) e mais uma para serviços, da praça do pedágio até o acesso ao viaduto do Gasômetro, no Rio.

    Interdição no Rio de Janeiro

  • Interdição da Avenida infante Dom Henrique A partir das 22h do dia 16, na pista sentido centro / zona sul, da Avenida General Justo até a agulha de acesso da Avenida Rio Branco.

  • No dia 17, às 4h, acontece a implantação da área de Lazer do Aterro do Flamengo e interdição do viaduto da Perimetral (pista sentido Centro-Avenida Brasil) até o acesso a Ponte Rio / Niterói.

  • No dia 17, das 5h até às 14h, a partir do Estacionamento da Avenida Beira Mar, ao longo do canteiro central (ambos os sentidos). Além das Ruas e Avenidas próximas, de acordo com a avaliação da CET Rio.

    Este texto foi escrito por: Webrun

  • Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!