Nos Estados Unidos as corridas de rua com mais de mil pessoas já voltaram a ser uma realidade! Com 43,6% da população americana imunizada, a New York Road Runners, empresa de eventos responsável pela organização da Maratona de Nova York, realizou no último sábado (12), a Mastercard NY Mini 10km, uma tradicional prova feminina de 10km no Central Park, que teve 2.866 concluintes nesta edição. A brasileira Alana Sícoli Machado, do perfil “Eu Escolhi Correr” no Instagram, residente em Nova York, participou do evento e nos contou como foi.
WR – Com 43,6% já tendo tomado a 2.a dose, os EUA estão muito mais avançados do que nós na vacinação que estamos com 11%. Para fazer a inscrição da prova foi exigido estar vacinado ou antes ter realizado algum exame?
Alana: Não foi exigido comprovante de vacinação e nem exame negativo. Mas, foi preciso preencher o mesmo protocolo de segurança que tem sido exigido no estado de NY para frequentar as aulas, por exemplo, entrar nos museus e etc. Você tem que dizer se teve contato com alguém, se teve sintomas nos últimos dias, se viajou para outro estado e algumas perguntas básicas que eles têm protocolado. O formulário é preenchido e apresentado na hora.
WR – Na largada foi exigido o uso de máscara?
Alana: Sim, até largar tinha que utilizar a máscara e depois poderia descartar.
WR – Como foi a largada da NY Mini 10km?
Alana: Havia marcação de distância onde cada um deveria se posicionar. Foram mais de 3 horas de diferença com várias largadas de tempo em tempo, muito espaçadas e com grupos pequenos de corredores.
WR – Como funcionou a hidratação?
Alana: A hidratação foi feita em garrafas bem pequenas, lacradas, que ficavam em cima de uma mesa e o próprio corredor pegava, ao invés dos tradicionais copos de papel entregues pelos Staffs. Da mesma forma, as medalhas foram entregues em saquinhos esterilizados e lacrados, que ficavam em cima de mesas e cada um pegava o seu.
WR – Qual havia sido sua última prova?
Alana: A última prova que havia corrido foi uma meia maratona também no Central Park no final de 2019, antes da pandemia.
WR – Como era o acesso à prova?
Alana: A entrada do percurso era fechada. Você só conseguia entrar se passasse por Staffs que estavam com máscaras e luvas. Além de conferirem o horário de largada que estava no seu número de peito, conferiam em seu celular se você estava com a “ficha de Covid” preenchida.
WR – Você se sentiu segura? Qual foi a sensação em finalmente poder voltar a correr uma prova?
Alana: Sim. Me senti muito segura. Chorei muito, tive sensação de alivio pensando: isso tudo está acabando!
+ Faça a inscrição para sua próxima corrida aqui!
+ Participe de um desafio virtual.
Classificação NY Mini 10km:
1ª Sara Hall (EUA) 31’33”
2ª Violah Cheptoo (QUE) 31’39”
3ª Monicah Ngige (QUE) 31’59”
4ª Lindsay Flanagan (EUA) 32’09”
5ª Molly Seidel (EUA) 32’13”
Colaboração de Nelson Evencio, colunista do Webrun.
Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!