Franck e Pretinha são os campeões do Troféu SP

Franck Caldeira e Ednalva Laureano conquistaram o primeiro lugar do VII Troféu São Paulo. A corrida foi realizada hoje em comemoração aos 450 anos da capital paulista. O WebRun estava lá e conferiu todos os detalhes.

SÃO PAULO- O VII Troféu São Paulo, corrida de 10km feita em comemoração ao aniversário da capital paulista, aconteceu na manhã de hoje no Parque do Ibirapuera. A largada foi dada às oito horas da manhã e cerca de 10 mil atletas participaram da competição.

O corredor Franck Caldeira, da equipe Arpoador/Unicsul, conquistou o lugar mais alto do pódio. Ele completou o percurso em 29min31. Mas segundo o atleta ele só conseguiu liderar a prova a partir do quilômetro oito. “Teve um trecho entre o quilômetro cinco e seis que foi pesado, mais depois consegui liderar”, revela Franck.

Já as outras duas colocações de destaque ficaram para os irmãos gêmeos Luiz Fernando e Paulo Roberto. Eles ganharam respectivamente o segundo e o terceiro lugar, com os tempos de 29min47 e 29min49.

A quarta posição foi para Clodoaldo Gomes, com o tempo de 30min27, seguido por Alan Wendel, 30min29, ambos atletas do SYMAP.

Feminino - Entre as mulheres a vitoriosa foi Ednalva Laureano da equipe Mizuno/Belgo. Além disso, a atleta conquistou o tricampeonato da competição com 34min25. ”Foi uma alegria imensa vencer no aniversário de 450 anos de São Paulo e também conseguir conquistar o tri”, conta Ednalva.

A segunda colocada foi Nadir Sabino com 34min27. Já o terceiro lugar ficou para Maria Cristina Vaqueiro, 34min34, seguida por Rosângela Faria, com o tempo de 35min15. A quinta posição foi para a atleta Marily dos Santos, 35min34, sendo que todas as atletas a exemplo da vitoriosa fazem parte da equipe Mizuno.

Corridas de Rua · 25 jan, 2004


Treinadores sem registro da CBAt não atuarão no atletismo brasileiro

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou uma nota nessa última quarta-feira, dia 21 de janeiro, informando que os treinadores não credenciados pela a CBAt estarão impossibilitados de atuarem no atletismo brasileiro.

Leia na a íntegra nota oficial emitida pela CBAt

21/1/2004, Manaus - A CBAt não mais aceitará a atuação dentro do Atletismo brasileiro de treinadores que não sejam registrados como tal na entidade. Isto significa que treinadores não registrados não poderão integrar equipes oficiais de clubes em competições oficiais; de federações nos Campeonatos Brasileiros de seleções; participar de clínicas, cursos ou campings de treinamento promovidos pela CBAt; não poderão integrar qualquer seleção brasileira em qualquer tipo de competição internacional, dentre outras determinações.

Os treinadores em situação irregular devem procurar as suas respectivas federações estaduais de Atletismo para regularização, procedendo o seu registro na CBAt através da mesma; não existe taxa a ser paga, apenas documentos, sendo as condições básicas ter 18 anos, ser atuante como treinador de Atletismo e ter registro no Sistema CREF/CONFEF (Conselho Federal de Educação Física).

O registro de treinadores da CBAt existe desde 1989 e não havia, até agora, sido exigido na sua íntegra, o que passa a acontecer a partir de 2004, sendo que não haverá qualquer tipo de concessão a respeito por parte da Confederação.

Atletismo · 23 jan, 2004


Comemorar o aniversário correndo

Paulo Bueno nasceu no dia do aniversário de São Paulo. E no próximo domingo, dia 25 de janeiro de 1954, ele e a cidade irão completar respectivamente, 50 e 450 anos. E para Paulo “a maneira mais gratificante de comemorar e estar correndo”, conta ao WebRun. Para isso ele irá participar do 7º Troféu de São Paulo que acontece nesse fim de semana na capital paulista.

EXCLUSIVO de São Paulo - Paulo Bueno é em paulistano com muitas histórias para contar, principalmente sobre São Paulo. E A paixão dele pela cidade da garoa existe desde quando ele nasceu, no dia 25 de janeiro de 1954, mesmo dia do quarto centenário da cidade. Além disso, nessa data foi inaugurado o Parque do Ibirapuera.

Hoje Paulo é corredor nas horas vagas. E no próximo domingo ele irá comemorar 50 anos de idade junto ao aniversário de 450 anos de São Paulo. A maneira que ele encontrou para festejar não poderia ser outra: correr o 7º Troféu de São Paulo, que tem a chegada dentro do Parque do Ibirapuera. “Esse será o jeito mais gratificante de comemorar, fico até emocionado em falar”, conta Paulo.

A expectativa dele para o Troféu São Paulo é de concluir a prova. “Quero correr no domingo sorrindo, brincando, encontrando os amigos. Vai ser uma festa“, revela.

Corredor - Paulo começou a correr na época do colégio. Ao disputar uma prova de 50 metros ele se destacou do grupo e a professora de educação física indicou Paulo para um teste no Clube Pinheiros.

Mas o pai dele não quis que ele virasse corredor. Isto porque, o pai já havia tido uma experiência com esporte amador e viu que era uma carreira muito difícil. “Pelas condições financeiras da minha família e também pela a experiência do meu pai, ele não me autorizou a correr. Fiquei muito chateado”, revela.

Mesmo assim a vontade de corre não diminuiu. E depois de adulto ele começou a praticar o esporte com mais freqüência. Atualmente Paulo treina quase todos os dias e participa de algumas competições.

Paulo já correu a São Silvestre diversas vezes, a Maratona de Centenário de Boston entre outras. Agora ele está se preparando para a Maratona de Portugal.

Ibirapuera - O parque do Ibirapuera é um dos locais que Paulo mais freqüenta em São Paulo. Ele tenta ir ao parque quase todos os dias. E quando possível vai duas vezes no mesmo dia.

“Eu me considero filho do parque, venho aqui desde pequeno”, conta Paulo que cresceu junto ao Parque do Ibirapuera. Para ele o parque tem uma energia muita boa e não é só um local para treino.

“As pessoas que vem ao parque deixam do lado de fora todas as diferenças. Você conhece e começa a correr com pessoas de todas as classes sem distinção”, diz Paulo que acha isso uma das melhores coisas do Ibirapuera.

São Paulo - E paixão dele pela cidade de São Paulo também é grande como a paixão pelo Parque Ibirapuera. O que ele mais gosta na capital paulista é a diversidade cultural e racial. “Eu tenho cara de baiano, sangue de mineiro, jeito de carioca e sou paulistano. Eu sou a própria mistura do que tem em São Paulo. Eu amo essa cidade”, finaliza Paulo.

Corridas de Rua · 22 jan, 2004


André Luis Ramos disputará a clássica Beppu-Oita

O mais rápido maratonista brasileiro da temporada 2003, o corredor André Luis Ramos, que cravou o tempo de 2:09:26 na última edição da Maratona de Berlim, em 28 de setembro irá disputar uma das mais tradicionais maratonas mundiais.

Trata-se da 53ª Beppu-Oita Marathon, que será realizada no Japão no próximo dia 1° de fevereiro com largada as 12:00 horas (horário local.

Ramos, vai tentar melhorar seu tempo para garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas, uma vez, que a marca registrada em Berlim confere ao atleta o índice “A” exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Provisoriamente, ele é um dos donos da vaga masculina nas Olimpíadas que se iniciam dia 13 de agosto de 2004.

“Ele esta bem preparado e espera realizar um grande resultado em Beppu”, disse o técnico do atleta, Carlos Alberto Cavalheiro, que depois de Berlim programou quatro competições preparatórias, onde Ramos, ficou sempre entre os cinco primeiros colocados. As competições foram: a Meia-Maratona de Porto Rico (1:05:25) 2° lugar; Corrida Internacional Rio Cali Colombia 10 Km (30:34) 5° lugar; Carrera Atletica Cidade de Timbio Colombia 15 Km (44:51) 1° lugar e Carrera Cidade de Chia Colombia 12 Km (36:08) quando ficou com a quarta posição.

O Brasil já teve um vencedor em Oita, foi no ano de 1999 quando o maratonista olímpico Éder Moreno Fialho, treinado pelo Dr. Henrique Vianna da equipe Pé de Vento, cravou o tempo de 2:09:54.

Entre os atletas de elite que disputarão a prova, o brasileiro detêm o terceiro mais rápido tempo, perdendo somente para o queniano Joseph Kahugu (2:07:50) e para o japonês M. Hiroshi (2:08:05).

Maratona · 21 jan, 2004