Nada é fácil

Gostei da notícia que a Márcia Narloch vai tentar o índice olímpico. Depois do Pan perguntei a ela sobre isso e a resposta foi um gesto apontando para seu nervo ciático da perna esquerda para mostrar o local da dor que a incomodou durante a prova do Pan e, que as imagens não deixavam mentir. O que eu disse, era que ela tentasse o índice só para representar o Brasil, sem obrigação e “neuras” com medalha, e a resposta foi cética, dando a entender que a dor poderia vencer.

Marcinha como chamam a catarinense é especial. Ela foi nossa melhor corredora desde a segunda metade do século passado ("O tempo passa", diria Fiori Gigliotti). Fui testemunha de várias vitórias suas em provas dos 10K a maratona. Vitórias, pódios e medalhas, não faltam para a atleta. Mas que nenhum jornalista perguntasse se a vitória foi fácil – já que muitas vezes corria com folga de suas adversárias. “Nada é fácil!”

E se o filme se repetir como todas em as vezes passadas a que foi chamada para dizer “a que viemos”, ela vai conseguir esse índice e fechar assim uma brilhante carreira.

Corridas de Rua · 07 dez, 2007


Narloch quer índice olímpico para Pequim 2008

Márcia Narloch, medalhista de prata na Maratona dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro esse ano, se recupera de uma lesão e faz planos para a temporada 2008. A catarinense ainda não sabe se participará da São Silvestre, mas garante que fará de tudo para obter o índice olímpico.

Aos 38 anos, essa seria a terceira participação nos Jogos, já que ela esteve em Barcelona, 1992 e Atlanta 1996. Atualmente ela ostenta o tempo de 2h45min10, ainda distante das 2h42min do índice “B” ou das 2h37min do índice “A” exigidos. “Ainda estou me recuperando de uma lesão, agora estou voltando a treinar legal e o meu objetivo no momento é correr uma maratona entre março e abril para conseguir uma das três vagas”, ressalta a maratonista.

Como ela ainda não está 100% e voltou há pouco tempo para os treinamentos, não deve correr a São Silvestre, para se focar completamente em Pequim, pois terá um tempo maior de preparação. “A São Silvestre é uma prova pesada, que exige muito do atleta a todo o momento, então não defini a minha participação ainda”.

Narloch não terá vida fácil, pois a juventude do atletismo brasileiro virá com força total na tentativa de obter uma das três vagas, já que Sirlene Pinho, Lucélia Peres e Marizete Moreira e Marily dos Santos certamente estarão no páreo. “Provavelmente eu deva ir para Hamburgo, onde eu já estive duas vezes e corri muito bem, pois é uma prova plana, ao nível do mar e é meu perfil”. Segundo ela, para garantir a vaga olímpica, as atletas deverão fazer tempos abaixo das 2h35, motivo pelo qual ela pretende correr entre 2h33 e 2h34.

Maratona · 07 dez, 2007


Premiação reúne mercado de corrida brasileiro

Atualizada às 19h10

Na noite de ontem a Revista O2 premiou em São Paulo os destaques do mercado das corridas de rua em diversas categorias, como Atleta Profissional de Destaque nas Corridas de Rua, Maratona mais Admirada em 2007, Circuito de Corridas mais Admirado em 2007, entre outras. Confira a lista dos premiados, assim como a opinião de alguns vencedores.

São Paulo - O prêmio teve como mestre de cerimônias Daniela Cicarelli, que foi acompanhada no palco de Carolina Del Lama, modelo que apresenta um programa de televisão ligado às corridas de rua. Antes da dupla falar sobre os indicados em cada categoria, o público acompanhou um vídeo sobre a Maratona de Nova York e sobre a vitória de Marílson Gomes dos Santos ano passado.

Logo em seguida o fundista proferiu algumas palavras sobre sua participação e sobre o primeiro lugar que lhe rendeu notoriedade mundial. “Essa sem dúvida foi minha principal conquista até agora. Eu e meu técnico Adalto Domingues percebemos que essa prova é favorável para mim, pois combina com a minha forma de correr”. Segundo o atleta, ele deverá participar de várias outras edições da Maratona da Big Aplle.

De forma irreverente e descontraída, Cicarelli brincava com os indicados e com as pessoas chamadas para anunciar o prêmio, geralmente diretores de alguma empresa ligada ao mercado. Carol também virou alvo e não escapou da apresentadora, que tentava incentivar a colega a se iniciar no esporte. “Depois da premiação nós vamos fazer uma corridinha até o Ibira e voltar”.

Entre os organizadors, o prêmio ficou com a Corpore, que esteve representada pelo seu presidente, o Dr. David Cytrynowicz. "É importante sermos reconhecidos pela totalidade da obra. Nos damos a mesma atenção para provas pequenas e para as grandes e os envolvidos no segmento souberam reconhecer isso".

Atletas - Franck Caldeira, vencedor da São Silvestre ano passado, da Maratona do Pan este ano e, recentemente tricampeão da Volta da Pampulha, foi premiado como Atleta Profissional Masculino de Destaque na Corrida de Rua em 2007. “Para mim foi uma surpresa, vencer no meio de tantas feras, mas estou muito feliz e agradeço a todos pelos votos”, comenta o mineiro sobre ter concorrido com Marílson e Vanderlei Cordeiro de Lima.

Já o troféu para Atleta Profissional Feminina de Destaque na Corrida de Rua em 2007 foi para Márcia Narloch, medalha de prata na Maratona do Pan. “Fiquei muito feliz com esse prêmio e tenho certeza que os votos foram em reconhecimento não só ao meu trabalho este ano, como à minha carreira como um todo”.

José João da Silva foi homenageado como Atleta do Passado e recebeu o prêmio das mãos de Franck e Marílson, enquanto o público acompanhava algumas imagens das participações dele na São Silvestre. “Fiquei feliz com o reconhecimento e de ter recebido das mãos desses atletas que tem o tempo curto e estão sempre treinando”.

Um total de 21 jurados escolhidos por um comitê da revista julgaram os indicados. Treinadores, atletas e executivos da área de running de todo o Brasil foram os responsáveis pela votação, que teve auditoria da PricewaterhouseCoopers.

Confira a seguir os vencedores em cada categoria.

  • Atleta do Passado - José João da Silva

  • Atleta Profissional Feminina de Destaque na Corrida de Rua em 2007 - Márcia Narloch

  • Atleta Profissional Masculino de Destaque na Corrida de Rua em 2007 - Franck Caldeira

  • Bebida Esportiva mais Desejada no Mercado de Corrida em 2007 - Gatorade

  • Circuito de Corridas de 10k mais Admirado em 2007 - Circuito das Estações Adidas

  • Corrida de 10k mais Admirada em 2007 - Run América Nike 10K

  • Equipamento de Corrida mais Desejado em 2007 - Polar RS400 SD

  • Evento de Corrida mais Admirado do Brasil em 2007 - Revezamento Volta à Ilha

  • Maratona mais Admirada em 2007 - Maratona Internacional de São Paulo

  • Marca de Tênis mais Desejada no Mercado de Corrida em 2007 - Asics

  • Marca de Vestuário mais Desejada no Mercado de Corrida em 2007 - Adidas

  • Meia-maratona mais Admirada em 2007 - Meia Maratona Internacional do RJ

  • Melhor Anúncio Esportivo Veiculado na Revista O2 em 2007 - Dez Brasil

  • Organizador de Provas Mais Admirado em 2007 - Corpore

  • Principal Empresa do Segmento de Saúde Apoiadora de Corrida De Rua em 2007 - Fleury

  • Principal Empresa Não Esportiva Apoiadora da Corrida de Rua em 2007 - Caixa Econômica Federal

  • Principal Marca Esportiva Apoiadora de Corrida de Rua em 2007 - Nike

  • Principal Marca Incentivadora do Ciclismo Nacional em 2007 - Caloi

  • Suplemento Esportivo mais Desejado no Mercado de Corrida em 2007 - Gu Energy Gel

  • Varejo Esportivo mais Admirado do Brasil em 2007 - Fast Runner

  • Principal Marca Incentivadora do Triathlon Nacional em 2007 - Pão de Açúcar

    Atletismo · 06 dez, 2007


  • Globo e você nada a ver

    Quis evitar esse debate, mas vou colocar meu ponto de vista pessoal. Tomei conhecimento de inúmeras reclamações envolvendo o horário de largada da Volta da Pampulha. Se a “tradicional” largada às 9h30 das corridas “da Globo” já é tarde, imagine você, largar às 10h sob sol escaldante de mais 30°C. Pode-se dizer que é um grande atentado à saúde dos corredores, principalmente os mais lentos, que levam cerca de 2 horas para percorrer os 17.801 metros desta competição.

    Não acho que a “culpa” desta falta de respeito seja da Yescom. Apesar de não agradar a totalidade dos corredores, vejo a empresa dos Kassabian como séria, profissional e que procura acertar. Diria que ruim com a Yescom, pior sem ela.

    Reclamações sempre haverá. Sempre cito um exemplo: imagine preparar milhares de kits e em um deles ao invés de quatro alfinetes para pregar o número de peito, por falha houvesse somente dois (isso já me aconteceu). Para o atleta que teve que correr com o número de peito ao sabor dos ventos aquilo pode ter sido imperdoável. Agora, se ponha no lugar do organizador. Será que ele tem culpa que o staff deixou faltar um alfinete? Claro, se pagou a inscrição o serviço deveria ser 100%. Mas quem nunca errou. Exemplifico desta forma para que o leitor entenda a complexidade da operação.

    Mas o que esta “pegando” mesmo com as provas do Circuito Globo, principalmente Meia do Rio e Pampulha, é horário nada agradável da largada. O pior, que após retardarem (leia-se Globo e não Yescom) a largada a prova não foi transmitida na íntegra, tendo que dividir espaço com onipresente vôlei.

    Uma parcela pode questionar o porque a Yescom aceita passivamente as imposições da Globo. Hora, qualquer organizador que se preza quer ter suas provas transmitidas para milhões de pessoas no Brasil e exterior, seria um suicídio empresarial abrir mão de uma parceria como essa. E digo mais: se a parceria fosse desfeita, não se espante se a Globo montar as mesmas provas (mesmas distâncias e locais) só dando um nome diferente às competições, que poderia ser Volta da Júlia ou Meia Lupo do Rio de Janeiro.

    Corridas de Rua · 06 dez, 2007


    Quenianas estão no páreo da AT Revista Guarujá 8K

    No próximo domingo acontece na Praia da Enseada (Guarujá, litoral norte de São Paulo), a terceira edição da AT Revista Guarujá 8K, competição exclusiva para mulheres, organizada pelo sistema de comunicação A Tribuna. Para reforçar o páreo de elite, algumas corredoras quenianas estarão presentes.

    Um dos destaques é Pauline Chepchumba, 29 anos, que ostenta 32min54 como melhor marca dos 10 quilômetros e 1h12min37 em meias maratonas, obtido na Itália. Segundo o técnico Moacir Marconi, o Coquinho, que mantém um centro de treinamentos para corredores quenianos no Paraná, a atleta tem tudo para correr forte domingo, por já estar mais aclimatada ao Brasil. “Na Pampulha, ela não conseguiu o desempenho que poderia, porque chegou na sexta-feira e nem todos se adaptam tão rápido. Mas para domingo, eu acredito muito que vai brigar pela vitória”, ressalta o treinador sobre a oitava colocação na prova mineira.

    Outra atleta do país africano que estará presente na competição deste domingo é Eunice Jeptoo, que obteve a sétima colocação na Pampulha. “Ela tem 33min20 em 10 km, em Portugal, em 2005. Com certeza, as duas vão para cima, querendo ganhar”, reforça Coquinho. Já Chemtai Rionotukei, 21 anos, já garantiu três vitórias no Brasil esse ano, nos 10 KM de Goiânia, na Nextel 10 KM, no Rio de Janeiro, na etapa de Curitiba do Circuito Caixa de Corridas e vem com sede de mais uma conquista. Orientada pelo técnico Jorge Luis da Silva, ela também tem no currículo o quinto lugar no Mundial Júnior de Cross Country, em 2003.

    “Também teremos nomes de destaque do atletismo nacional, como a Sirlene Souza de Pinho, que foi bronze na maratona do Pan Rio e participou e foi vice-campeã das duas edições dos 8K. Com a presença das quenianas, a prova ganha em qualidade e há uma motivação a mais”, comenta o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.

    Corridas de Rua · 06 dez, 2007


    São Silvestre atinge limite e encerra inscrições

    Já estão esgotadas as inscrições para a 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, já que as 20 mil vagas colocadas à disposição dos atletas foram atingidas na última terça-feira. “Ficamos muito felizes, mais uma vez, com o carinho que os corredores têm pela São Silvestre. Aumentamos em 25% as vagas e, assim mesmo, todas foram preenchidas quase um mês antes da prova”, comenta Júlio Deodoro, diretor geral da competição.

    Todos os inscritos devem ficar atentos à retirada de chips, kit e números de identificação, que acontecerão no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, sito à Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. A entrega será nos dias 27 e 28, das 12 às 20h e no dia 29 e 30 das 9 às 17h. Os organizadores ressaltam que não haverá entrega no dia da prova.

    Os horários de largada foram alterados em relação ao ano passado, já que os cadeirantes e os portadores de necessidades especiais vão largar às 15h15, às 16h30 sairá a elite feminina e às 16h45 a elite masculina e demais categorias. A largada para os 15 quilômetros será em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

    A presença dos campeões do ano passado Lucélia Peres e Franck Caldeira está garantida e os dois vêm se preparando de forma intensa para última corrida do ano. No último domingo Franck, que já virou ídolo da torcida brasileira, faturou o tricampeonato da Volta da Pampulha, enquanto Lucélia Peres ficou com o terceiro posto.

    Corridas de Rua · 05 dez, 2007