Largada da prova foi dada às 8h (foto: Aline Missawa)
Nesse domingo a capital paulista foi palco da maior corrida de rua com o percurso de 10 quilômetros realizada no Brasil. A prova Nike 10K reuniu 20 mil pessoas de todas as idades num evento que também aconteceu em sete cidades da América Latina.
A largada em São Paulo foi dada às 8h em frente ao Jockey Club. Em clima de festa a prova contou com duas bandas no percurso que animaram os corredores. A temperatura da capital também ajudou a corrida. Os termômetros marcaram média de 25ºC.
A maioria dos corredores ficou satisfeita com o evento que contou com a participação de muitas equipes. Daniel do Carmo, da equipe Paulada foi um deles. Eu gostei bastante do percurso que é um dos mais planos da cidade. Corri com mais oito amigos e ainda tive incentivo dos familiares. Já para Pedro Paulo Cardoso, 52 anos, a multidão atrapalhou o ritmo da prova. A corrida foi boa, mas achei cheia de mais. Teve até trânsito de pedestres principalmente no túnel. Foi nesse trecho que resolvi passar pelo cruzamento ao invés de seguir o percurso demarcado, revela o professor de educação física.
Atletas de elite e algumas celebridades participaram da competição. A prova foi tranqüila. O meu objetivo nessa corrida foi incentivar as pessoas a praticarem esportes. Foi uma experiência boa ver milhares de pessoas correndo pela a primeira vez, conta o maratonista Vanderlei Cordeiro que participou da corrida e completou a prova em 50min40s. Durante a prova as pessoas gritavam o meu nome e eu falava com elas, acrescenta Cordeiro que agora se prepara para o Revezamento japonês Ekiden.
As triathletas Carla Moreno e Fernanda Keller também aderiram ao espírito de celebração ao esporte. Foi uma das corridas mais bem organizadas que eu já vi aqui no Brasil. Uma oportunidade única para as pessoas que nunca correram participarem de uma corrida. É um evento feito para as pessoas. Hoje é uma festa. O objetivo não era chegar primeiro e sim vestir a camisa da corrida. Apesar de serem 20 mil pessoas não teve confusão, revela Fernanda Keller que só volta para as competições em 2006.
O maratonista Marilson Gomes, mesmo não acostumado a correr uma prova por diversão, gostou da corrida e completou os 10 quilômetros em 49 minutos. Entre os artistas estavam presentes a VJ Marina Person, o apresentador João Gordo e o baterista da banda CPM 22, Japinha.
A prova não teve um campeão, mas a primeira pessoa que cruzou a linha de chegada foi o atleta Antonio José Nunes Júnior (31min33s) integrante do projeto Clube dos Descalços do Joaquim Cruz. Eu não sai para competir, eu ia fazer um trote. Mas chegando nos seis quilômetros eu vi que poderia forçar mais e consegui chegar na frente, diz o primeiro colocado da Nike 10k. Já a primeira mulher que completou a competição foi Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues em 34min51s.
No final da corrida os participantes puderam desfrutar de um show com Wilson Sideral e convidados. Foram duas horas de animação e os atletas cantaram e dançaram sem demonstrarem o cansaço de terem corrido dez quilômetros.
Este texto foi escrito por: Aline Missawa e Donata Lustosa