O percurso será praticamente todo em terreno acidentado (foto: Domínio Público)
Aqueles corredores que sempre imaginaram correr uma prova diferente, como num deserto, agora terão a chance com a primeira edição do Mountain Do Deserto do Atacama, no Chile. A prova será no dia 29 de janeiro de 2012 com percursos de 42, 21 ou cinco quilômetros.
Hoje em dia já existe uma prova que passa pelo Atacama, a etapa chilena da Copa do Mundo do Deserto de ultramaratonas, mas como nem todos têm condição de correr uma prova de longa distância, o Mountain Do aparece como alternativa, segundo o organizador, Euclides S. Neto, o Kiko. Muitas vezes a pessoa não dispõe de tempo para treinar para uma ultra, ou não tem vontade correr por tantos quilômetros.
O Mountain Do é um dos eventos esportivos que alia a corrida com o turismo e com a prova chilena não será diferente. Os membros da família com diferentes níveis de condicionamento podem participar, já que teremos distâncias variadas, conta Kiko. Além disso, se nem todos quiserem correr, é uma ótima oportunidade para um passeio diferente com a família ou os amigos, completa.
A sede da competição será a cidade de San Pedro de Atacama, localizada a 2.400m de altitude em relação ao nível do mar. Ficamos uma semana em San Pedro em janeiro do ano passado e posso garantir que os atletas não terão problemas com a altitude, explica Kiko. Ele lembra ainda que algumas provas no Brasil acontecem em altitudes elevadas, como Campos do Jordão, cidade mais alta do país, com 1.628m.
A prova é uma ideia antiga da empresa Sports Do, que chegou a cogitar organizar uma disputa na região sul do país, mas devido aos constantes terremotos eles mudaram de ideia. Estávamos namorando uma prova no Chile há quatro anos e agora fechamos uma parceria com o governo de São Pedro do Atacama, explica o organizador.
O percurso da disputa será quase todo em asfalto, dunas, estrada de chão, trilhas e areia e passará ainda pelo Deserto da Morte, uma das regiões mais inóspitas do planeta, e pelo Vale da Lua. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Webrun.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda