Mountain Do Atacama é opção econômica para correr no deserto

Redação Webrun | Corrida de Montanha · 17 ago, 2011

O Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo (foto: Jaqen/ Creative Commons 3.0)
O Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo (foto: Jaqen/ Creative Commons 3.0)

O Mountain Do Atacama, prova que está programada pra o dia 25 de janeiro de 2012 é uma opção econômica para os corredores que pretendem correr uma prova no deserto. Em comparação com as ultramaratonas que acontecem em regiões inóspitas, o evento do próximo ano tem valor de inscrição mais barato e as pessoas não precisam se ausentar durante muito tempo de suas rotinas.

“A 4 Deserts [que percorre o Atacama, Gobi, Saara e Antártica] cobra 3.100 dólares para três provas e o corredor ainda tem que pagar à parte a Antártica”, conta Euclides S. Neto, o Kiko, responsável pela empresa Sports Do, organizadora do Mountain Do. “Já a Marathon de Sables, no Saara, custa 2.868 Euros. Em ambas os atletas precisam de pelo menos nove dias fora de casa”, completa.

A prova chilena do Mountain Do custa em média R$ 1.785 para um pacote de quatro dias, incluindo hospedagem, parte aérea e terrestre. A cidade sede da prova será San Pedro de Atacama, localizada a 2.400m de altitude em relação ao nível do mar e com paisagens áridas e muitos desafios naturais.

A maioria das provas no deserto possui distâncias de ultramaratona e os corredores precisam levar mochilas pesadas com saco de dormir, lanterna, comida, etc, além de terem que fazer treinos específicos. Já o Mountain Do possui distâncias de 42, 22 e cinco quilômetros e serve como alternativa àqueles que não querem ingressar no mundo das ultras.

“Posso afirmar que o Mountain Do Atacama é bom, bonito e barato para quem sempre sonhou em correr no deserto. Tenho certeza que ninguém vai se arrepender dessa experiência”, ressalta Kiko. Ele e sua equipe estiveram no local da prova em janeiro do ano passado para fazer um trote de reconhecimento e avaliar as condições climáticas. “As temperaturas variam entre 17 e 26ºC, ou seja, nada que assuste quem mora num país tropical como o Brasil”, explica o organizador.

Entre os integrantes da equipe Sports Do que correram no local estava Fabiana Desen, que ficou surpresa com o clima encontrado. “Eu me surpreendi, pois nessa época o local é úmido, então não senti tanta fadiga”. Ainda segundo Fabiana, no início da manhã é necessário usar manga comprida. “A temperatura costuma ser amena logo cedo, mas na hora do almoço dificulta um pouco por conta do calor”.

As inscrições são limitadas a 300 atletas e as vagas estão no fim, já que até o momento 207 corredores já garantiram um lugar no pelotão. Para se inscrever basta acessar a seção de Inscrições Online do Webrun.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!