Carla e Shiro vencem etapa santista (foto: Divulgação/ Guilherme Dionízio)
Direto de Santos – O tempo instável, a água gelada e a pista molhada não desanimaram os mais de 670 atletas que participaram da 5ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon. Realizada no domingo (21) na praia do Gonzaga, em Santos, a prova contou com duas distâncias: short distance e olímpica, onde os santistas Paulo Miyashiro e Carla Moreno faturaram a melhor posição do pódio.
Em casa, Miyashiro foi o primeiro a completar os 1,5 quilômetros de natação, os 40 quilômetros de ciclismo e os 10 quilômetros de corrida e conquistou a prova no tempo de 1h48min11. Depois de ficar cinco meses sem competir, conseguir essa vitória foi uma realização, ainda mais na sua cidade. “Ganhar aqui faz toda a diferença. Eu moro a 300 metros da chegada, então conheço tudo, principalmente o mar, onde eu consegui abrir uma boa vantagem. Depois consegui continuar bem no ciclismo e mantive o ritmo na corrida”, conta.
Juraci Moreira, que teve uma boa recuperação durante a prova, levou o segundo lugar com o tempo de 1h50min52. O paranaense disse que ficou feliz com o resultado. “A gente sempre quer vencer, mas a prova foi boa. Agora vamos esperar as próximas etapas, é sempre difícil vencer do Shiro na casa dele”, brinca. O terceiro lugar foi conquistado pelo paulista Fábio Carvalho, que passou grande parte da prova em segundo lugar, mas, foi ultrapassado por Juraci e fechou a prova em 1h50min59. “Perdi muito tempo na natação. Na bike também não consegui desenvolver muito e, apesar de estar bem na corrida, me senti um pouco pesado. Mas no geral foi bom, conseguir um resultado entre os três do pódio sempre vale a pena”, afirma.
Mulheres – Rumo ao heptacampeonato Carla Moreno faturou a primeira colocação da 5ª etapa. A santista, que esteve na liderança durante todo o percurso, completou a prova em 2h04min01. Depois de ficar uma semana de cama e fazendo vários exames, Carla voltou a treinar há pouco tempo. “Fui voltando aos poucos. Nessa semana é que peguei um pouco mais pesado, mesmo assim fiz, no máximo, treinos de 30 a 40 minutos. Por isso, acho que completei a prova dentro do meu limite, porque participar de uma prova de duas horas depois de diminuir os treinos é complicado”.
Para ela o tempo também ajudou. “Apesar do mar estar frio, estava maravilhoso para nadar. Tive que tomar cuidado na hora de pedalar porque o percurso estava muito molhado”. Em busca do título, Carla aguarda ansiosa as próximas etapas. “Estou lutando pelo campeonato, agora só faltam duas etapas. Espero estar bem treinada nas próximas etapas para conseguir me igualar ao Oscar Galindez, que é heptacampeão”.
Na segunda colocação a argentina Maria Soledad fez a prova em 2h12min02 e acredita que ainda precisa melhorar na natação. “Gostei muito da minha prova, a natação é que não foi boa. A Carla é muito rápida, é difícil chegar perto dela, mas mesmo assim eu fiz força e consegui um tempo bom. Agora tenho que melhorar o desempenho na água, já que as próximas duas etapas são em Santos e acho o mar daqui muito mexido”.
O terceiro lugar ficou para a gaúcha Ariane Gomes, que concilia a sua vida de atleta com a profissão de aeromoça. Ela completou a prova em 2h17min08s e apesar de estar voando amanhã para Miami, ela estará presente na próxima etapa. “Eu estou concorrendo ao campeonato, independente de voar ou não, treino todo dia. Atualmente, só faço vôos internacionais e procuro em todas as rotas saber se existem lugares para nadar e correr. Para pedalar eu treino fazendo spinning e musculação, que reforça bem a perna”. Ariane afirma ter escolhido o triathlon porque gosta de vencer desafios. “Eu gosto de dificuldade, gosto de sofrer e chegar em casa exaurida de tanto treinar, esse é o meu prazer”, completa.
Este texto foi escrito por: Thaysa Greco