As Maratonas de Nova York e Berlim 2020 são oficialmente canceladas e se juntam às lista de eventos cancelados devido à pandemia do novo Coronavírus. As duas integrantes das “Major Marathons” tiveram o anúncio do cancelamento divulgados na manhã desta quarta-feira (24).
A maior maratona do mundo, Nova York, estava marcada para o dia 1º de novembro e seria realizada pela 50ª vez. Apesar dos tempo restante, os organizadores do evento, o New York Road Runners, optaram pelo cancelamento, por não considerarem segura a realização, tendo em mente o estágio em que a pandemia está.
+ Sua próxima corrida virtual está aqui!
“Embora a maratona seja um evento icônico e amado em nossa cidade, eu aplaudo o New York Road Runners por colocar a saúde e a segurança de espectadores e corredores em primeiro lugar. Estamos ansiosos para sediar a 50ª corrida da maratona em novembro de 2021”, disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio.
Esta é a segunda vez que a prova é cancelada. A primeira vez, foi nesta mesma década, no ano de 2012, devido ao furacão Sandy.
A maratona de Berlim definitivamente não ocorrerá este ano. O organizador da prova, o SC Charlottenburg (SCC), citou força maior como o motivo oficial do cancelamento. Anteriormente, a entidade havia verificado se seria possível adiar o maior evento de corrida da Alemanha para novembro.
É a primeira vez que a maratona de Berlim é cancelada desde que foi fundada, em 1974. No dia 21 de abril, o Senado de Berlim havia proibido grandes eventos com mais de 5.000 pessoas até 24 de outubro, surpreendendo os organizadores da prova. A data original, de 27 de setembro não pôde mais ser cumprida. A meia maratona, a corrida feminina e a corrida noturna da cidade, já haviam sido canceladas devido a pandemia.
Corredores e SCC continuam esperançosos para o próximo ano. A 47ª edição da Maratona de Berlim está programada para 26 de setembro de 2021. As inscrições para a corrida cancelada permanecem válidos, mas também podem ser devolvidos nas próximas duas semanas com o reembolso total do valor do participante.
+ Seu calendário completo de corridas está aqui!
Com o anúncio realizado hoje pela manhã, as Maratonas de Nova York e Berlim se juntaram às outras duas das seis principais maratonas internacionais a serem canceladas em 2020. A Maratona de Tóquio aconteceu no início de março apenas com corredores de elite. No mesmo mês, a Maratona de Boston adiou sua edição, e a cancelou no mês passado. As maratonas de Londres e Chicago continuam agendadas para 2020, mas os organizadores ainda não se comprometeram em mantê-las.