Lucélia faturou a prova feminina (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Lucélia Perez faturou a prova desse ano com o tempo de 51min24. Ela quase não teve adversárias, apenas sofreu uma pequena pressão da também brasileira Ednalva Lauriano, a Pretinha. Confira
São Paulo – A prova feminina começou em um ritmo forte e a brasileira Edileuza dos Santos tomou a liderança, mas a queniana Jane Kibii assumiu em seguida. Porém, Edileusa abandonou logo no começo, quando a prova estava na Avenida São João, mostrando que talvez seja uma coelho. Bertha Sanchez, da Colômbia, aparecia na segunda colocação.
Logo em seguida Lucélia Peres e Sirlene Pinho seguiam as líderes. Na metade do Elevado Costa e Silva, rumo à Avenida Pacembu, as posições estavam da seguinte forma: Berta Sanches; Jane Kibii; Lucélia Peres e Sirlene Pinho.
Lucélia e as estrangeiras encabeçaram uma disputa cabeça a cabeça, com a brasileira ditando o ritmo e Pretinha aparecendo por trás. Lucélia tomou a liderança, seguida por Pretinha, Jane Kiibe, Berta Sanches e Sirlene Pinho.
Já na passagem pela Avenida Rio Branco Lucélia tomou a ponta, seguida por Pretinha; Jane e Berta. As duas brasileiras vieram disputando acirradamente até a passagem pelo Centro Histórico, quando Lucélia abriu uma diferença.
Para evitar que o incidente ocorrido na Meia do Rio, ocasião em que Lucélia desmaiou nos metros finais, seu treinador preparou um energético personalizado e entregou para sua atleta no meio do percurso.
Na famosa subida da Brigadeiro ela continuou mantendo o mesmo ritmo, na hora em que a chuva caiu sobre São Paulo para refrescar as atletas. Ao entrar na Paulista os batedores do bombeiros alinharam ao lado da corredora, que deu uma olhada para trás e cruzou a linha com 51min26.
Essa vitória foi muito importante para mim, pois sempre busquei isso. A Ednalva me surpreendeu, pois achei que ia correr sozinha, mas graças a Deus consegui vencer, conta Lucélia. Eu persisti no ritmo forte e finalmente chegou o meu dia. Divido essa vitória com eu técnico e meus pais, além dos torcedores, completa.
As dez melhores atletas na São Silvestre desse ano foram:
1 – Lucélia Peres (Brasil) – 51min24
2 – Ednalva da Silva (Brasil) – 51min53
3 – Bertha Sanchez (Bolívia) – 53min29
4 – Pamela Chepkoech Bundotich (Angola) – 53min46
5 – Marizete dos Santos (Brasil) – 53min56
6 – Sirlene Pinho (Brasil) – 54min31
7 – Conceição de Maria Carvalho (Brasil) – 54min45
8 – Alice Cheropich Serser (Quênia) – 54min54
9 – Marily dos Santos (Brasil) – 55min01
10 – Yolanda Fernandez Piza (Colômbia) – 55min27
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda