Juraci está de olho na vaga olímpica (foto: Guilherme Dionízio/ Fma Notícias)
O triathleta brasileiro Juraci Moreira ficou na sétima colocação do Panamerican Cups San Francisco (EUA), prova com distâncias de 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de bike válida pelo ranking da International Triathlon Union (ITU), entidade que define os atletas olímpicos. A vitória ficou com Simon Withfield, do Canadá, medalhista de ouro nos jogos de Sidney e prata em Pequim.
Essa foi a segunda participação do curitibano em provas de definição do ranking olímpico, já que no último dia 27 esteve na etapa de Des Moines, também nos Estados Unidos, onde ficou com o 22º lugar. Apesar de ter ficado entre os 10 melhores em São Francisco, ele esperava um resultado melhor.
O nível estava bem alto. O Simon puxou o ritmo e conseguiu, com mais dois competidores, abrir uma vantagem no ciclismo de mais dois minutos sobre o pelotão principal, no qual eu estava com mais de 20 atletas, conta Juraci. Saí para correr, mas ainda estou sentindo essa diferença de precisar iniciar forte nos primeiros quilômetros e perdi o grupo que disputaria as três primeiras posições, mas depois fui melhorando, completa.
Com o resultado ele somou 124 pontos no ranking mundial e 620 no brasileiro e segue na luta pela vaga na Olimpíada de Londres 2012. A participação nas duas provas nos Estados Unidos foi muito importante. O caminho será difícil e longo. Por isso, é fundamental já voltar ao ritmo nessas disputas e buscar melhorar cada detalhe que me faça evoluir, avalia o competidor.
Agora ele retornará ao Brasil, onde focará seus treinos para a Copa do Mundo de Londres, a ser disputada em agosto já no percurso da Olimpíada. O brasileiro é um dos poucos atletas no mundo a ter participado de todas as olimpíadas desde que o triathlon passou a fazer parte do programa. Ele esteve em Sidney, Atenas e Pequim.
Este texto foi escrito por: Webrun