Teles irá representar o Brasil em Pequim (foto: Ricardo Leizer/ www.webrun.com.br)
Um dos representantes do Brasil na Maratona Olímpica de Pequim, José Teles, se prepara para a competição que acontece em agosto na China. A prova reunirá atletas de diversos países inclusive outros dois brasileiros, Marílson Gomes e Franck Caldeira. Aos 37 anos, Teles diz que está motivado e pronto para encarar o desafio.
Natural de Rio Grande do Piauí, o maratonista, já obteve um importante título na carreira, a Maratona de São Paulo em 2005. Nos últimos 600 metros da prova ele ultrapassou o adversário e venceu a maratona, que para ele é uma das mais difíceis do mundo. A Maratona de São Paulo tem um percurso muito duro, principalmente por causa dos túneis, revela.
Se São Paulo é uma corrida complicada, Teles, afirma que Pequim não terá nenhuma surpresa. Lá vai estar ruim para todo mundo. São Paulo também é poluída como Pequim. Estou acostumado a treinar na poluição e no calor e isso não deve ser muito diferente lá, comenta o atleta que começou correr em 1992, incentivado pelo irmão mais velho.
De acordo com Teles, que no ano passado participou do Mundial de Osaka, no Japão (mesma época que será realizada a Maratona Olímpica), o calor daquela região poderá afetar o desempenho de muitos atletas. A prova olímpica não será uma prova para fazer tempo é aí que está o problema para os atletas que só correm para bater tempo. Eles vão começar forte e não agüentarão até o final.
Teles se classificou para Pequim com o índice A, tempo exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Ele marcou 2h12min27 na Maratona de Milão no último ano. Esse foi o seu melhor tempo em maratonas.
Mas para conseguir estar entre os três melhores maratonistas do Brasil, Teles começou a se preparar em 2006, época que mudou de técnico e começou a planejar um treinamento totalmente voltado para as Olimpíadas.
Treinamento – Faltando um pouco mais de três meses para os Jogos Olímpicos de Pequim, Teles ainda tem mais um tempo para treinar. Na sua fase de preparação atual, ele roda em média 210 quilômetros por semana. Seu único dia de descanso é o domingo, dia que pode correr num ritmo mais baixo. Além disso, ele faz musculação duas vezes por semana.
Até o mês de agosto, o maratonista deve participar de algumas corridas nacionais com distância de 10 quilômetros e também deve fazer um mês de treinamento na altitude, na cidade de Paipa, Colômbia. Ainda vou decidir com o meu técnico se vou para Paipa, mas provável que sim. Além disso, vou participar de provinhas de 10 quilômetros para avaliar meu treinamento.
Com 1,63m de altura, 57 quilos e 4% de gordura corporal, o brasileiro José Teles pode surpreender em Pequim. Vou dar o meu melhor na China e estou me preparando para isso, finaliza o atleta.
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa