Os primeiros dias de todos os anos são marcados por recomeços, mas para muitos corredores essas datas já vem cheias de desafios. Já que a semana de provas da Disney acontece logo no início de ano e em 2018 não foi diferente.
O Brasil sempre tem grande destaque na competição e começou a semana no lugar mais alto do pódio, com Carla Moreno e Marcelo Avelar vencendo os 5 km. O feito no masculino se repetiu nos 10 e 21 km por Marcelo. Já nos 42km a hegemonia, na categoria masculina, da primeira colocação foi quebradas depois de 14 anos.
Inscreva-se aqui para o Mountain Do Fernando de Noronha. Clique aqui!
O americano Nick Hilton venceu a prova com 2h17min52, seguido de Vanilson Neves que finalizou em 2h20min25, completando o pódio Nicholas Caprarios em 2h21min31. O campeão da última edição, Fred Costa, não completou a prova e Marcelo Avelar foi mais uma vez destaque, terminando em sétimo lugar, mesmo após vencer as outras três provas. Destaque também para o brasileiro Alisson Rocha, que terminou na quarta posição.
Vanilson foi sem expectativas, mas bem preparado. O resultado veio Foto: Silvia Cervi
Vanilson conta que não esperava uma prova tão difícil, mas mesmo assim se manteve focado. “Estava tranquilo e confiante devido a toda a preparação, mas foi uma prova bem técnica. Estivémos em um grupo de cinco atletas até o quilômetro 12, à partir desse ponto começou a diminuir. Foi na altura da meia maratona que comecei a acreditar que poderia vencer”.
Junto a ele estava Alisson Rocha, que terminou na 4ª colocação. “Estávamos correndo lado a lado e tentando tirar a desvantagem do americano, que seguia na frente. Assumi a liderança no quilômetro 25, mas continuava complicado”.
Emoção da chegada de Vanilson Foto: Silvia Cervi/Divulgação
“A prova tem esse aspecto de passar por dentro dos parques e é possível até se distrair, se livrando um pouco do cansaço. Mesmo assim, nesses locais o piso é totalmente diferente do concreto e as curvas acentuadas. O que também incentiva muito é o público, que está lá para te dar energia em pontos estratégicos e faz a chegada ser indescritível. Nos tratam como heróis, foi incrível”, lembra o melhor brasileiro na distância.
Feminino
O grande destaque ficou para Giovana Martins, que venceu pela terceira vez a prova em 4 anos de competição. Ela finalizou com 2h47min22. Seguida da americana Jackie Hall, 2h49min48 e da equatoriana Alicia Cevallos, com 2h50min49.
Giovana tornou-se tricampeã do evento Foto: Divulgação Disney
Os brasileiros haviam vencido seis das últimas sete maratonas.