A largada da categoria amador fois às 8h e profissional às 9h20 (foto: Donata Lustosa/ WebRun)
São Paulo – O dia do trabalho para alguns triathletas brasileiros foi de muito esforço e superação. Isso porque, aconteceu na Cidade Universitária (Usp) a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon. O evento reuniu cerca de 800 atletas que não temeram o tempo frio da capital paulista.
Os primeiros a largarem foram os amadores. Eles caíram na água às 8h da manhã enquanto os termômetros de São Paulo marcavam 14 graus. A água da Raia Olímpica estava muito fria. Eu acredito que a temperatura da água estava abaixo dos 24 graus, revela o estudante de engenharia, Alexandre Takenaka, que superou o frio e chegou em 10º lugar na categoria 20 à 24 anos.
Além da água fria, o pedal também foi um obstáculo a ser superado. A prova foi boa, mas teve muitos retornos e poucos trechos para fazer velocidade na bike. Isso dificultou um pouco, conta Arthur Ferraz que pratica o esporte há três anos.
Profissionais – Os profissionais começaram a disputa pelo primeiro lugar às 9h20. Na largada estavam presentes nomes de peso do triathlon brasileiro como Carla Moreno, Leandro Macedo, Ana Cristina Boccanera e Juraci Moreira, além dos argentinos Maria Soledad e Oscar Galindez.
O primeiro triathleta a sair da água foi Oberdan Ferreira. Mas durante os 40km de pedal Oscar Galindez recuperou algumas posições e tomou a liderança da prova. Ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no tempo de 2h02min47.
A prova foi muito técnica e difícil. Como o percurso da bike tinha muitas curvas eu não quis me arriscar muito. Fiquei assustado quando vi o Leandro Macedo cair da bicicleta. Mas valeu ter competido. Acho que estou bem preparado para o Ironman, conta Galindez, que disputa no dia 29 de maio o Ironman Brasil, em Florianópolis.
A segunda posição ficou com Juraci Moreira (2h03min43) seguido por Santiago Ascenço com 2h03min51. A água da prova estava muito fria. O pedal foi bem técnico e a corrida bem rápida. Foi uma competição bem diferente da primeira etapa (em Santos). E eu particularmente gostei mais desse percurso de São Paulo, fala Ascenço, que tem o intuito de crescer durante o campeonato.
Entre as mulheres a líder da prova foi Carla Moreno. Ela completou os 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida no tempo de 2h29min36. Essa foi a segunda vitória da triathleta no Troféu Brasil 2005. Estou cansada por causa do treino para o Ironman. E essa foi a minha principal dificuldade na prova, revela a campeã que também participará do Ironman Brasil.
O segundo lugar ficou com Vanessa Gianini em 2h31min05s. A argentina Maria Soledad Omar ficou com a terceira posição, estabelecendo 2h34min05s.
O Campeonato – A próxima etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que completa 15 anos, será no dia 19 de junho em Goiânia. Depois o campeonato segue para Nova Lima (MG), Santos, São Paulo e novamente em Santos.
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa