Galindez e Carla Moreno vencem 2º etapa do Troféu Brasil

Redação Webrun | Triathlon · 01 maio, 2005

A largada da categoria amador fois às 8h e profissional às 9h20 (foto: Donata Lustosa/ WebRun)
A largada da categoria amador fois às 8h e profissional às 9h20 (foto: Donata Lustosa/ WebRun)

São Paulo – O dia do trabalho para alguns triathletas brasileiros foi de muito esforço e superação. Isso porque, aconteceu na Cidade Universitária (Usp) a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon. O evento reuniu cerca de 800 atletas que não temeram o tempo frio da capital paulista.

Os primeiros a largarem foram os amadores. Eles caíram na água às 8h da manhã enquanto os termômetros de São Paulo marcavam 14 graus. “A água da Raia Olímpica estava muito fria. Eu acredito que a temperatura da água estava abaixo dos 24 graus”, revela o estudante de engenharia, Alexandre Takenaka, que superou o frio e chegou em 10º lugar na categoria 20 à 24 anos.

Além da água fria, o pedal também foi um obstáculo a ser superado. “A prova foi boa, mas teve muitos retornos e poucos trechos para fazer velocidade na bike. Isso dificultou um pouco”, conta Arthur Ferraz que pratica o esporte há três anos.

Profissionais – Os profissionais começaram a disputa pelo primeiro lugar às 9h20. Na largada estavam presentes nomes de peso do triathlon brasileiro como Carla Moreno, Leandro Macedo, Ana Cristina Boccanera e Juraci Moreira, além dos argentinos Maria Soledad e Oscar Galindez.

O primeiro triathleta a sair da água foi Oberdan Ferreira. Mas durante os 40km de pedal Oscar Galindez recuperou algumas posições e tomou a liderança da prova. Ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no tempo de 2h02min47.

“A prova foi muito técnica e difícil. Como o percurso da bike tinha muitas curvas eu não quis me arriscar muito. Fiquei assustado quando vi o Leandro Macedo cair da bicicleta. Mas valeu ter competido. Acho que estou bem preparado para o Ironman”, conta Galindez, que disputa no dia 29 de maio o Ironman Brasil, em Florianópolis.

A segunda posição ficou com Juraci Moreira (2h03min43) seguido por Santiago Ascenço com 2h03min51. “A água da prova estava muito fria. O pedal foi bem técnico e a corrida bem rápida. Foi uma competição bem diferente da primeira etapa (em Santos). E eu particularmente gostei mais desse percurso de São Paulo”, fala Ascenço, que tem o intuito de crescer durante o campeonato.

Entre as mulheres a líder da prova foi Carla Moreno. Ela completou os 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida no tempo de 2h29min36. Essa foi a segunda vitória da triathleta no Troféu Brasil 2005. “Estou cansada por causa do treino para o Ironman. E essa foi a minha principal dificuldade na prova”, revela a campeã que também participará do Ironman Brasil.

O segundo lugar ficou com Vanessa Gianini em 2h31min05s. A argentina Maria Soledad Omar ficou com a terceira posição, estabelecendo 2h34min05s.

O Campeonato – A próxima etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que completa 15 anos, será no dia 19 de junho em Goiânia. Depois o campeonato segue para Nova Lima (MG), Santos, São Paulo e novamente em Santos.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!