“Quarentena não é justificativa para ficar parado” assim a fisioterapeuta e gerontóloga Dra. Carla Gutschov defende a necessidade de cuidar do corpo e da mente, além da importância do exercício na terceira idade durante o período de isolamento.
Todos sabemos a importância de manter uma boa alimentação, uma boa noite de sono e dos benefícios dos exercícios, acontece que para a especialista quando falamos do universo da Terceira Idade estar em movimento é a garantia que aquele paciente mantenha a sua funcionalidade, característica primordial na busca de uma longevidade saudável.
“São muitas questões que o idoso precisa absorver, hoje o medo está muito presente. Ele tem medo de pegar a doença ou medo que algum familiar pegue. Além disso ele percebe que está cada vez mais dependente do outro e isso pode desencadear processos sérios como uma crise de ansiedade por exemplo” explica Carla.
Manter uma rotina de exercícios seguros para que esse idoso se mantenha ativo é uma forma de ajudá- lo a resgatar essa autonomia. A especialista cita alguns exemplos que podem ser feitos em casa obedecendo todas as regras de segurança.
+ Seu calendário de corridas está aqui!
“O exercício do senta e levanta pode ser feito em uma cadeira ou sofá para fortalecimento do músculo e equilibrio. Além disso a extensão dos joelhos, onde o paciente sentado e com a coluna apoiada eleve a perna até que ela fique bem esticada pode ser ótimo também” completa Carla.
Para Carla, o importante é manter exercício na terceira idade e descobrir junto deles quais atividades são prazerosas de realizar e sempre antes de qualquer atividade procurar a recomendação de um profissional.