Carla Moreno é a atual líder entre as mulheres (foto: Jump/ Divulgação)
A cidade de Santos, no litoral paulista, sedia a segunda etapa do ano do Troféu Brasil de Triatlon no próximo domingo, dia 27 de junho. Atletas amadores largam às oito horas na Ponta da Praia, nadam 750 metros, pedalam 20 quilômetros e correm cinco.
Para a elite, a largada será às 9h20 e o percurso de 1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida. Entre os confirmados, os líderes do ranking, Carla Moreno e Fábio Carvalho, querem superar seus próprios limites na prova.
Estou me preparando para voltar a competir no Circuito Mundial e, com isso, meus treinos têm sido intensos. Tudo isso, sem dúvida, ajuda na preparação para o Troféu Brasil. Espero fazer muitas etapas este ano e poder chegar à final do campeonato em condições de brigar pelo título, o que não aconteceu no ano passado, conta Carla, que competiu pelo Exército Brasileiro na Estônia. Agora seu objetivo a longo prazo é conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Londres.
Fábio Carvalho, atual líder do ranking, campeão da primeira etapa e tricampeão da disputa, chega a Santos após a participação no Ironman 2010, mas o atleta não chegou a concluir a prova. Como não terminei a prova lá, acabei não me desgastando muito. Na semana seguinte iniciei minha preparação para a segunda etapa e espero repetir o bom desempenho da prova de abertura, no final de março.
Disputa entre os melhores – Além de Carla, outras triatletas da elite e companheiras de equipe nos últimos Jogos Militares na Estônia disputam o Troféu Brasil. Vanessa Gianinni, Fernanda Garcia, Ariane Monticeli e Verônica Martins são respectivamente segunda, terceira, quarta e quinta colocadas no ranking nacional.
Entre os homens, Fábio atualmente supera Paulo Henrique Miyashiro, triatleta olímpico e campeão do Internacional de Santos, e Santiago Ascenço, campeão em 2006 do Troféu Brasil e recentemente terceiro colocado no Ironman Brasil 2010. Miyashiro e Ascenço estão em segundo e terceiro lugar na colocação geral da modalidade.
Este texto foi escrito por: Webrun