Colucci e Keller são favoritos ao título (foto: Carlos Rocha/ MBraga Comunicação)
A largada do Ironman Brasil acontece às 7h deste domingo em Florianópolis (SC) e, mais uma vez, brasileiros e estrangeiros prometem dar um show na briga pela primeira posição e por uma das vagas para o Mundial do Havaí. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, os triathletas tentam acalmar os ânimos e se concentrar ao máximo.
A expectativa é de uma prova fantástica depois de mais um ano de trabalho, enfatiza Carlos Galvão, diretor geral da prova. Galvão também lamentou a ausência do argentino tricampeão da prova Oscar Galindez, que se recupera de uma virose. “Infelizmente, o Oscar está bastante debilitado. Ele veio a Florianópolis, mas não está em condições de competir.
Com planejamento de descanso na semana que antecede a competição, os competidores aguardam ansiosamente o tiro de partida. “A ansiedade é o desafio maior nessas horas, relata a fluminense Fernanda Keller, atual campeã da prova. “O Ironman é meu estilo de vida e minha motivação, por isso continuo competindo e estou em Florianópolis de novo porque adoro o que faço, completa a triathleta brasileira.
A dinamarquesa Lisbeth Kristensen, campeã em 2006 é uma das principais adversárias de Keller, mas ainda convive com o problema do fuso horário, já que treina na Austrália e vive na Suíça. A diferença de quase 12 horas a mais pode prejudicar a performance dela, que não desanima. “Ainda assim espero fazer uma boa prova como nos outros anos, relata.
Já a americana Heather Gollnick teve que correr contra o tempo para conseguir visto de entrada no Brasil, mas se diz preparada e confiante para tentar o título, já que bateu na trave em 2007 com o vice. “Treinei forte em Austin (no Texas) e espero me sentir bem domingo para uma boa prova, enfatiza. Gostei do percurso e acredito numa prova bem rápida. Treinei bem e espero fazer um bom tempo, completa.
Entre os homens o argentino Eduardo Sturla, campeão ano passado, chega com sede de vitória mais uma vez. “Foram quatro meses de preparação especial para a prova e estou me sentindo bem, conta o atleta que presenteou Carlos Galvão com uma camiseta da campanha que vem divulgando, da Fundação de Câncer de Próstata (www.prostatecancerfoundation.org).
O paulista Reinaldo Colucci, vice em 2007 e quarto em 2005, chega à disputa muito bem preparado e é considerado favorito a ocupar o topo mais alto do pódio. “Foi o ano de melhor preparação e planejamento para a prova. Estou com um trabalho específico desde dezembro e confiante em fazer uma boa prova e representar bem o Brasil, conta.
Quem também é cotado para o pódio é Raul Furtado, melhor brasileiro ano passado com o quinto lugar. “Estou preparado para um bom desempenho e subir novamente ao pódio, enfatiza o triathleta que dedicou as últimas oito semanas de treino para o ironman Brasil.
Este texto foi escrito por: Webrun