Dor no calcanhar pode ser fascite plantar

Redação Webrun | Lesão · 27 jun, 2024

Dor no calcanhar pode ser fascite plantar
Foto: Adobe Stock

Se você já sentiu uma dor no calcanhar ao dar os primeiros passos pela manhã, ou após ficar em pé por muito tempo, pode estar enfrentando a fascite plantar. Essa condição ocorre devido à inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado na sola do pé que conecta o osso do calcanhar aos dedos. A dor e a rigidez na região são sintomas comuns. 

A fáscia plantar, uma faixa de tecido que se estende do calcanhar até a planta do pé, desempenha um papel fundamental na sustentação do arco do pé e na absorção de choques durante a caminhada. No entanto, quando essa fáscia é submetida a tensão excessiva ou estresse, pequenas rupturas podem ocorrer. O estiramento repetido e as micro lesões resultantes levam à irritação, inflamação e, consequentemente, à dor no calcanhar.

De acordo com o ortopedista Dr. José Muniz, do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, alguns fatores contribuem para a prevalência dessa condição. A primeira é a sobrecarga nos pés devido a atividades repetitivas ou intensas. Esportes de alto impacto, como corrida ou basquete, aumentam o risco, assim como profissões que exigem longos períodos de pé, como os trabalhadores de linha de montagem.

Fatores de risco incluem obesidade, idade e ocupações que exigem ficar em pé por longos períodos em superfícies duras. “A anatomia do pé também desempenha um papel. Pessoas com encurtamento muscular da panturrilha, pés planos, pisadas pronadas ou arcos muito altos têm maior probabilidade de desenvolver fascite plantar, pois a distribuição irregular do peso pode aumentar o estresse na fáscia plantar”, explica o médico.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Muniz considera que a idade pode enfraquecer a fáscia plantar ao longo do tempo, tornando-a mais suscetível a lesões. Outro fator importante é o uso de calçados inadequados. Calçados com solado baixo e muito flexível, como chinelos, rasteirinhas e sapatilhas, favorecem a sobrecarga da fáscia plantar e sua consequente inflamação. 

O sintoma característico da fascite plantar é a dor intensa no calcanhar, ao dar os primeiros passos pela manhã. Embora a dor possa diminuir ao longo do dia, ela pode retornar após períodos de repouso ou após permanecer em pé por muito tempo.

“Felizmente, a fascite plantar é altamente tratável. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações. Na maior parte dos casos, o tratamento envolve uma abordagem conservadora, com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Ele é associado a alongamentos, mudança de estilo de vida e adequação dos calçados. Tratamento com terapia por onda de choques é um bom adjuvante neste tratamento conservador”, diz Muniz. 

Alguns recursos podem incluir: 

Repouso e atividades de baixo impacto: evitar atividades que agravam a dor, como corrida ou dança e optar por exercícios como natação, ciclismo e yoga. 

Alongamento: um fisioterapeuta pode recomendar alongamentos específicos para aliviar a tensão na fáscia plantar. 

Terapia com gelo: a aplicação de gelo no calcanhar por 20 minutos, várias vezes ao dia, ajuda a reduzir a inflamação. 

Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar a dor e acelerar a recuperação. 

Tala noturna: uma tala com suporte integrado ajuda a alongar a fáscia plantar e o tendão de Aquiles durante o repouso. 

Órteses e calçados adequados: palmilhas ortopédicas e sapatos com bom suporte de arco são essenciais. Evitar andar descalço. 

O Dr. José Muniz acrescenta que, em casos raros, quando não há resposta do tratamento conservador, uma cirurgia pode ser indicada.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!