Confira como foi o Brasileiro de Triathlon de Longa Distância

Redação Webrun | Triathlon · 25 ago, 2009

Guilherme definiu a prova na perna de corrida (foto: Divulgação/ Pauta Livre)
Guilherme definiu a prova na perna de corrida (foto: Divulgação/ Pauta Livre)

Guilherme Manoccio, atual bicampeão brasileiro de triathlon, confirmou o favoritismo e venceu no último domingo (23) o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, disputado na Praia de Meaípe, em Guarapari (ES). Entre as mulheres, a brasiliense Susana Festner foi a melhor no evento que reuniu 80 competidores de dez Estados brasileiros.

Guilherme precisou de 3h33min16 para completar os três quilômetros de natação, 80 de ciclismo e 20 de corrida e foi seguido pelo mineiro Luiz Francisco Ferreira, estreante em provas oficiais de longa distância com 3h35min02 e em terceiro o gaúcho Lucas Pretto com 3h45min26. “Foi um dia perfeito. Treinei bastante para a prova. Na natação não me senti muito bem, mas no ciclismo e na corrida fiz o que tinha que ser feito. O nível estava mais forte do que imaginava e isso valorizou a minha vitória”, relata o campeão.

A movimentação no local da prova começou bem cedo, com a pintura dos atletas e a entrega das bikes na área de transição do evento. A disputa começou com clima frio e baixa temperatura da água, motivo pelo qual as roupas de borracha foram liberadas, mas com o passar do tempo o calor foi chegando e as temperaturas subiram.

Logo de cara Chicão, Danilo Pimentel, Paulo Roberto da Silva e Guilherme foram os primeiros a contornar a bóia e foi no ciclismo que Guilherme diminuiu a desvantagem para Chicão. Na primeira volta da corrida o campeão ultrapassou o adversário e se garantiu na ponta soberano até cruzar a linha de chegada.

Para Chicão, vice-campeão, a prova foi dura, mas por se tratar de uma estreia em longas distâncias, o resultado foi positivo. “Volto feliz para casa. Tentei forçar bem na natação. E no ciclismo tentei ficar o mais longe possível dos meninos. Na corrida sofri um pouco, mas no final deu certo”.

Mulheres – Entre as mulheres, Thays dos Santos foi a primeira a sair da água, seguida por Patrícia Carvalho, Ana Lídia e Susana Festner dos Santos. No ciclismo a disputa foi acirrada, já que Ana e Suzana passaram praticamente juntas na área de transição e, somente nos metros finais de corrida, a campeã conseguiu o bom resultado depois de usar as últimas forças para um sprint.

Suzana fechou com 4h14min08, seguida pela atual bicampeã brasileira Ana Lídia dos Santos Borba, goiana federada em Santa Catarina, com 4h15min27 e pela paulista Talita Saab com 4h36min51. “A Ana Lídia é uma atleta que tem excelentes resultados e que eu, no bom sentido, persigo”, relata a campeã. “Tentei me manter perto dela e na corrida não forcei muito no início para imprimir ritmo forte na volta final”, completa.

“A Susana fez uma super prova. Eu fiz um bom pedal. Estou um pouco lenta devido a um treinamento que vim da altitude. No final da prova ela apertou e conseguiu me passar, mas estou satisfeita com o que fiz aqui”, destaca Ana, vice-campeã. Na categoria sub-23 os vencedores foram Danilo Pimentel (PA) com 3h41min33 e Thays dos Santos (SP) com 4h43min03.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!