Marca da maratona na competição (foto: Divulgação )
O russo Leonid Shvetsov, que defendia seu título na Comrades Marathon, não decepcionou e venceu a ultramaratona disputada no último domingo (15), na África do Sul. Ele ainda estabeleceu o novo recorde dos 87 quilômetros do percurso em subidas (up-run) com o tempo de 5h24min46.
O novo recorde é 47 segundos menor que o anterior, que pertencia a seu compatriota Vladimir Kotov. Além de vencer com recorde, Shvetsov impôs umas das maiores diferenças de tempos dos últimos anos para um vice-campeão, já que chegou 13min41 à frente do alemão Jaroslav Janicki.
Ano passado eu sabia desde muito tempo que o recorde estava ‘na mala’. Mas, desta vez foi tocar e ir, afirma o recordista depois da prova. A terceira colocação ficou com o atleta do Zimbábue, Stephen Muzhuingi.
Entre as mulheres o domínio russo foi total, já que as cinco primeiras posições foram para competidoras daquele país. A campeã foi Elena Nurgalieva, com a marca de 6h14min36, que tem agora três vitórias nas edições do ‘up-run’.
A segunda colocada, Olesya Nurgalieva, ficou 1min15 atrás da campeã, que coincidentemente é sua irmã. Já a terceira posição foi conquistada por Tatyana Zhirkova, com a marca de 6h17min44.
Este texto foi escrito por: Webrun