Durante treinos mais longos, é normal que áreas como axilas, coxas e pés fiquem com assaduras ou bolhas. Essas regiões precisam de cuidado especial, já que ficam mais sujeitas ao atrito e à umidade.
“O atrito constante, seja pele com pele, como nas axilas e coxas, ou pele com material, como meias e calçados nos pés e o fato de serem áreas mais abafadas tornam essas regiões mais sujeitas a assaduras e bolhas”, explica o Dr. Julian Fraga, Médico Dermatologista do Instituto Fraga de Dermatologia

Como prevenir?
A prevenção dessas lesões é essencial para garantir conforto e bom desempenho. O dermatologista destaca algumas técnicas e produtos simples e eficazes:
Coxas: O uso de bermudas de compressão e vaselina sólida nas áreas de atrito é altamente recomendado.
Axilas: Aposte em camisetas esportivas apropriadas, sem costuras ou tecidos ásperos, e prefira desodorantes hipoalergênicos.
Pés: Escolha tênis bem ajustados, sem folgas, e meias antiatrito. Aplicar esparadrapo impermeável nas áreas de maior fricção também é uma excelente estratégia.
Roupa e calçado fazem diferença?
Sim, e muita. Segundo o Dr. Fraga, “o tipo de roupa e calçado é fundamental na prevenção. Escolhas inadequadas aumentam o atrito, retêm umidade e causam pontos de pressão, enquanto peças corretas funcionam como barreiras de proteção e ajudam na regulação térmica da pele”.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Quando se preocupar?
Apesar de parecer algo simples, assaduras e bolhas podem evoluir. “O trauma repetitivo pode causar foliculite ou até uma infecção bacteriana de pele, como o impetigo, devido à quebra da barreira cutânea”, alerta o especialista.
Além disso, continuar treinando com a pele lesionada pode agravar a situação: pode haver formação de crostas, escurecimento da pele (hiperpigmentação) e até impacto na postura e biomecânica, o que aumenta o risco de lesões musculares.