O yoga é uma atividade psicofísica compilada, organizada e sistematizada por Patañjali. No Brasil, a prática popularizou-se a partir dos anos de 1990, tornando-se um estilo de ginástica singular, ensinado regularmente por professores de educação física e terapeutas holísticos em ambientes como academias, clínicas e estúdios (TINOCO, 2016).
O yoga, nos países ocidentais, ganhou popularidade de maneira especial como uma opção de exercício físico combinada com exercícios respiratórios e meditativos. As práticas não se baseiam apenas em condicionamento físico, todo o conjunto de exercícios e filosofia do yoga tem como objetivo a autoconsciência, o autogerenciamento e a autoeficácia, auxiliando os praticantes a construir habilidades essenciais para desempenhar diferentes funções, como foco, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência, entre outros.
O yoga preocupa-se primeiramente com a flexibilidade, elasticidade e força do corpo físico […] excelentes atletas, dominam centenas de posturas yogues, que são extremamente difíceis. Além disso, também oferece uma série de exercícios de meditação, incluindo as técnicas de respiração que exercitam pulmão e acalmam o sistema nervoso (FEUERSTEIN e PAYNE, 2011).
Estudos específicos têm apoiado os benefícios do yoga para atletas desde a década de 1990.
Isso porque faz parte da prática desenvolver e manter-se em posições específicas com o corpo chamadas asanas, controle consciente da respiração chamados exercícios de pranayama e meditação. Sobre os asanas, Ellsworth (2012, p. 20) afirma que as primeiras posturas a serem realizadas procuravam ativar os músculos, aumentar o ritmo cardíaco e liberar a tensão do corpo. Já as últimas posturas visam o relaxamento muscular, a diminuição do ritmo cardíaco, buscando promover alívio após um exercício revigorante. Segundo Camargo (2010, p. 10) alongamentos de cadeias musculares, integrados às respirações, relaxamentos e meditações do yoga não só harmonizam o corpo como também beneficiam a postura e proporcionam mais resistência ao corpo, mais força muscular, mais agilidade e melhores reflexos, como também, acalmam e fortalecem o autocontrole e a concentração.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Na acepção de Sanders (2005) esportistas podem se beneficiar quando acrescentam exercícios de yoga aos seus treinos complementares. De acordo com o estudo, os esportistas têm ganho em flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência, fortalecimento do core e da concentração.
No Brasil, atletas de alto rendimento fazem uso do yoga para melhorar o desempenho. De acordo com Christoffer (2015, p. 1), “[…] são muitos os motivos que levam as pessoas a praticarem, como, por exemplo, dores constantes na coluna, na musculatura lombar, desânimo, apatia, cansaço crônico, ansiedade, depressão hiperatividade e, principalmente, falta de atenção, memória fraca e pânico”. A seleção brasileira masculina de handebol recorreu ao yoga e meditação a fim de treinar a mente para minimizar a pressão de jogar em casa, ignorar influências externas como reação da torcida e focar apenas nos eventos que ocorrem em quadra.
Em resumo, os estudos realizados demonstraram os efeitos benéficos do yoga em componentes específicos do desempenho atlético, incluindo características físicas e cognitivas. A integração da prática consciente das poses físicas sistemáticas podem melhorar claramente a qualidade de saúde mental e musculoesquelética. A prática está se popularizando cada vez mais entre atletas, principalmente pelos benefícios propiciados aos praticantes, como foco, redução da ansiedade pré-competições, flexibilidade, estabilidade do core, equilíbrio, entre outros.
Então, bora lá complementar seu treinamento?
Namastê
Até breve queridos leitores!
Referências:
CAMARGO, S. Yoga Postural. Corrigindo a postura com a prática do Hatha-Yoga. São Paulo, SP: Pensamento, edição digital 2010.
ELLSWORTH, A. Yoga: Anatomia Ilustrada. Barueri, SP: Manole, 2012.
FEUERSTEIN, G.; PAYNE, L. Yoga para leigos. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books 2ed, 2011.
FEUERSTEIN, G. O yoga como alquimia espiritual: a filosofia e a prática do Hatha Yoga. In: A tradição do yoga: história, literatura, filosofia e prática. 5 ed., São Paulo. Editora Pensamento, 2006 p. 461-512.
SANDERS, M. S. Explorando o Hatha Yoga Fit em programas de fitness. Revista Health do ACSM: Vol. 9, ed 2, p. 24-27, 2005. 80
TINOCO, C. A. Contribuições do Yoga à educação no Brasil: encontro com os grandes yogues brasileiros. Curitiba: Appris, 2016.