Como a consciência corporal pode ajudar a melhorar o treino

Redação Webrun | Treinamento · 26 abr, 2023

Como a consciência corporal o pode ajudar a melhorar o treino

Foto: Divulgação

Ao contrário do que durante muitos anos se poderia acreditar, um bom treinamento físico vai muito além de apenas passar horas na academia, ou longas horas correndo no calçadão. Atualmente o conceito de consciência corporal é tido como uma das peças fundamentais para conseguir  resultados otimizados. Mas, como a consciência corporal o poderá de facto a ajudar a melhorar o seu treino?

Consciência corporal – o que é

Diretamente ligada à percepção que cada um tem do seu corpo, a consciência corporal o ajuda em momentos fulcrais do seu treinamento, como quando durante uma corrida você acaba pisando um buraco e o seu cérebro consegue enviar sinais aos seus músculos para corrigirem o que está acontecendo.

Esta consciência corporal pode ser melhorada graças ao treinamento físico e com ferramentas de mindfullness que permitem aumentar a percepção corporal, mesmo quando não está olhando o seu próprio corpo.

Porque a consciência corporal é tão importante

Uma boa consciência corporal é fundamental para conseguir entender como melhorar a postura em determinada situação, eliminando não só tensões e dores musculares, como até evitar lesões a médio prazo.

O fortalecimento postural é fundamental para que conseguir focar no que é realmente importante, seja no treinamento físico, ou caso necessite passar longas horas sentado na mesma posição focado em uma atividade específica.

É graças às inúmeras vantagens de uma boa postura que o treinamento postural e consciência corporal têm ganhado terreno em diversas áreas, como no treinamento físico para a preparação de uma prova de corrida, para melhoramento do foco e eliminação de contraturas musculares em atividades que demandam muito tempo sentadas como os torneios de poker, ou trabalhos de secretariado, ou simplesmente para melhoria da condição de saúde em geral.

É por essa razão também que é cada vez mais comum encontrarmos empresas e profissionais de diversas áreas preocupados em encontrar boas cadeiras e encostos, pois estão sensíveis às questões da importância de uma boa postura para a saúde.

Como a consciência corporal o pode ajudar a melhorar o treino

Foto: Divulgação

Felizmente, atualmente, sabemos que uma boa postura corporal impacta bastante a qualidade de vida e se tem trabalhado ativamente em diversas áreas para que esse quesito não seja esquecido. No entanto, ainda assim existem alguns mitos de que determinados comportamentos melhoram a postura corporal e é necessário que sejam desconstruídos para que não impactem precisamente no sentido negativo.

O que fazer então para melhorar a postura corporal

Algo que deverá ser um dos primeiros passos é precisamente entender e melhorar a sua percepção de consciência corporal, ao realizar exercícios de meditação, por exemplo, poderá conseguir melhorar a percepção do corpo e evitar alguns movimentos, inclusive algumas lesões.

Depois, é necessário entender que uma postura corporal é algo que deve ser trabalhado em todas as áreas da sua vida, seja ao nível profissional, seja nas suas atividades lúdicas, ou em tarefas tão simples como se levantar da cama de manhã.

Consultar um especialista em fisioterapia pode ser interessante para entender possíveis lesões, ou necessidade de tratamentos específicos para certos indivíduos, no entanto, existem comportamentos-chave que todas as pessoas devem adotar para uma postura corporal saudável como:

  • Praticar atividade física de forma regular é essencial para promover o seu fortalecimento muscular e desta forma evitar lesões e conseguir uma postura correta.
  • Ter consciência de que uma boa postura corporal é trabalhada em todos os momentos, desde o ato de sentar,  estar de pé, durante a prática de atividade física, ou até em uma simples caminhada.
  • Trabalhar na melhoria da consciência corporal através de técnicas de meditação.

Pode parecer algo pequeno, mas a consciência corporal é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida e uma melhoria nos seus resultados do treinamento físico. Ainda que durante anos a postura corporal tenha sido considerada secundária é atualmente tida como uma das bases de diversas áreas e, felizmente, com cada vez mais profissionais especializados nesta área.

Por isso já sabe, se quer melhorar os resultados do seu treino, ou simplesmente a sua qualidade de vida, não descuide a postura corporal.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!