Largada do Desafio (foto: Fernanda Paradizo)
Com a temperatura na marca dos 26 graus os competidores largaram para o Desafio 24 horas de ciclismo, no Beach Park, em Fortaleza. Entre os destaques da prova estão o americano Rob Kish, que já participou diversas vezes da tradicional Race Across América; a dupla formada pelo irmão do atleta Adriano Bastos, Paulo Bastos e seu filho, Paulo Bastos Filho, além do santista Cláudio Clarindo, que defende o título de 2005. Também na disputa pela vitória está o sexteto formado pelos brasileiros Alexandre Ribeiro; pelo triatleta Leandro Macedo; por Luciano Petri; José Filho (idealizador da prova); pelo alemão Ulrich Blank e pelo italiano Luciano Pagliarini.
A primeira parcial, após três hortas de prova apontava Diogo Porto na liderança, na categoria solo, com seis voltas completadas em 2h36min15; já o campeão do ano passado Cláudio Clarindo aparecia na quinta posição, com seis voltas e o tempo de 2h51min25. Rob Kish aparecia na oitava colocação, com cinco voltas.
Segundo Kish, ele não pretende parar durante as 24 horas, pois na Race Across América ele costuma fazer a primeira pausa para descanso após 40 horas de pedaladas ininterruptas. O americano chegou ao Brasil após 22 horas de viagem e disse que está treinando forte há três semanas. Sobre o convite para correr no Desafio 24 horas, ele disse que aceitou de imediato, pois gostaria de conhecer o Brasil.
Já Luciano Paglarini pedalou forte na sua vez, mas sentiu bastante o vento contra na ida. Ele fez em 19 minutos a primeira volta e na segunda diminuiu um pouco, fazendo em 21 minutos. Na ida, o vento é contra e na volta é a favor. Atualmente ele lidera o sexteto masculino.
Segundo Michel Bögli, organizador do evento, a temperatura não está tão quente quanto nos outros anos da prova, mas venta muito, o que dificulta um pouco para os atletas. O Desafio 24 horas é uma prova de ciclismo inspirada na Race Across América e os atletas devem pedalar durante 24 horas por um percurso de 13 quilômetros. Disputada nas categorias solo;duplas; quarteto; corporativo e sextetos, o atleta ou a equipe que der mais voltas vence a competição.
Este texto foi escrito por: Webrun