Clareie os seus objetivos de treino

Redação Webrun | Atletismo · 23 jun, 2005

Qual é o seu objetivo em treinar a sua modalidade esportiva? Quantas vezes você já se fez esta pergunta? Quantas vezes já te fizeram esta pergunta? Quantas vezes você a respondeu com sinceridade?

Todos nós, que praticamos uma atividade física, temos um objetivo com ela, podemos não saber ao certo qual é, ou ao menos podemos não saber dizer, mas o que nos motiva a levantar de madrugada para encontrar um monte de gente que se põe a correr? Correr de quem? Correr para que?

Se fizermos um inventário nas nossas vidas e descobrirmos o que nos motiva a praticar determinado esporte encontraremos, muito provavelmente, o nosso objetivo com esta prática.

Torna-se importante, então ter clareza qual é o nosso objetivo para termos consciência se estamos ou não atingindo, e claro! Não há nada mais motivador do que alcançar um objetivo.

Os objetivos podem ser inúmeros, desde vencer uma determinada prova, passando por diminuir o seu tempo pessoal, até mesmo arrumar um motivo saudável para encontrar com os amigos, quero dizer: existem tantos objetivos, quanto existem pessoas que praticam esporte.

Durante nossos treinamentos, muitos tentarão nos convencer deste ou daquele objetivo, alguns nos dirão que devemos participar de uma prova, outros nos dirão que devemos diminuir nosso tempo, mas ai vos pergunto: É este seu objetivo? Ou seu objetivo é somente uma qualidade melhor de vida? Ou apenas encontrar com os amigos?

Tendo clareza dos nossos objetivos, nossa comunicação com os técnicos e parceiros de treino torna-se mais eficiente e clara, em conseqüência nosso prazer na atividade aumenta, pois se meu objetivo é somente perder peso, por exemplo, não ficarei triste por não ter ganhado uma prova que participei, mas ficarei feliz com alguns quilos a menos.

É importante então sempre checarmos o quanto estamos nos encaminhando para os objetivos que desejamos, pois assim nos motivaremos a busca-lo e alcançá-lo. Porém temos de ter clareza também que nossos objetivos podem mudar, ou por que o alcançamos ou por que nossa vida mudou, e com isso temos de nos flexibilizar para sempre acompanharmos as dinâmicas da vida.

Este texto foi escrito por: Marcus Teshainer

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!