Os campeões levaram R$ 2 mil como prêmio (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)
A quinta etapa do Circuito Caixa aconteceu no último domingo (10) em Fortaleza (CE), com vitória de Giomar Pereira da Silva e Maria Zeferina Baldaia. Após essa etapa, a competição conta com novos líderes do ranking, já que o segundo lugar de Marizete Moreira lhe garante o primeiro posto na pontuação geral e Giomar aumentou a diferença para Marco Antonio Pereira.
O evento reuniu 2.400 pessoas, recorde absoluto de participação, sendo um total de 41 atletas de elite. A prova masculina de 10 quilômetros teve, até a metade do percurso, liderança do português Helder Ornelas, que está no Brasil se preparando para a maratona olímpica. Há poucos metros do final, Giomar, que vinha em terceiro, forçou o ritmo e conseguiu se sobrepor aos concorrentes para obter a vitória.
Ornelas tinha tudo para garantir o segundo lugar, mas sentiu uma fisgada na coxa direita e não completou a disputa. Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, resolveu então acelerar para ser o segundo colocado e, depois de cruzar a linha, desmaiou sentindo os efeitos do forte calor de quase 30 graus. Recuperou-se rapidamente depois de se hidratar e descansar alguns minutos na tenda médica.
A prova foi muito forte e difícil pelo forte calor. No ano passado fiquei em quarto. Neste domingo, fui muito melhor e, como já conhecia o percurso, surpreendi o português e o Gomes no final, conta Giomar. Quero correr as demais provas do Circuito e garantir o título antes da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, para não repetir o problema do ano passado quando fiquei com o vice-campeonato, sete pontos atrás do João da Bota, explica o corredor baiano.
Ele agora soma 176 pontos, 19 à frente de Marco Antônio Pereira, que chegou na oitava colocação da disputa. Já o português, disse que a fisgada não o preocupa e que a aclimatação em Fortaleza para a competição da China foi muito produtiva. A maratona é uma prova que sempre tem surpresas. Espero conseguir um bom resultado, ressalta o atleta que tem como melhor tempo 2h09min59.
Baldaia é soberana – Maria Zeferina Baldaia mais uma vez mostrou que recuperou a boa forma e seguiu com o pelotão de frente até a metade da prova, ocasião em que acelerou o passo para a vitória. Ela fechou em 35min33, 1min20 à frente da segunda colocada Marizete Moreira dos Santos, que assumiu a liderança do ranking com 159 pontos, seis de diferença para Sueli Aparecida Vieira.
A prova deste domingo foi minha estréia em corridas de rua em Fortaleza. No ano passado estive aqui, mas para correr no meeting disputado em pista. Gostei muito do percurso e, apesar do calor, a umidade estava bem maior do que em Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde moro e treino, conta a atleta que também venceu a quarta etapa realizada em Uberlândia, em Minas Gerais. Ela deve disputar a próxima etapa, em Ribeirão Preto, dia 14 de setembro.
Este texto foi escrito por: Webrun