Atletismo · 13 jul, 2006
Falta exatamente um ano para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A competição está marcada para começar no dia 13 julho de 2007 e deve reunir atletas de diversos países durante 16 dias de disputa.
Todos os participantes ficarão hospedados na Vila Pan-americana, situada na Barra da Tijuca. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mais de 60% dos locais de competição ficarão perto da Vila, inclusive o centro de imprensa e o centro internacional de transmissões.
Mas a abertura e o encerramento dos Jogos serão feitos no Maracanã, estádio construído em 1950 para receber a Copa do Mundo de Futebol. O Maracanã também será palco da chegada da maratona, que largará do Aterro do Flamengo.
As provas de atletismo ficarão no estádio João Havelange. Com capacidade para 45 mil pessoas, o local abrigará as provas de campo e pista e a sua localização fica a 13 quilômetros da Vila Pan-americana.
Já o triathlon será disputado na Praia de Copacabana. O local é um dos cartões postais do Rio de Janeiro e também é freqüentado por corredores. Segundo o Cob, cerca de duas mil pessoas poderão acompanhar de perto o triathlon.
Ao todo 33 modalidades fazem parte dos Jogos Pan-americanos como futebol, natação, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros. O Cob organizou os locais do evento de forma que tudo fique num raio de 25 quilômetros.
Triathlon · 12 jul, 2006
No dia 20 de agosto acontecerá em Brasília o Meio Ironman (Ironman 70.3), evento inédito no Brasil. O número 70.3 se refere à metade da distância de um Ironman em milhas, o que levará os atletas a disputar 1,9 quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida.
Esse é o único evento na América Latina que oferece 100 vagas para o Campeonato Mundial Ford Ironman 70.3. A prova acontece no dia 11 de novembro de 2006, em Clearwater, Flórida.
Para preparar os atletas para essa competição, serão realizados diversos treinamentos em Brasília, em todas as modalidades. O primeiro treinamento oficial será de ciclismo e acontece nesse sábado (15) às 8h, entre o Clube da Aeronáutica e o Batalhão de Busca e Salvamento.
Quem quiser se inscrever deve ligar para o telefone da Federação Brasiliense de Triathlon (FBtri), no telefone (61) 3306-2499, ramal 28. A inscrição é gratuita e limitada a 100 atletas. Mais informações podem ser obtidas no site da Federação, www.fbtri.org ou no site da prova, www.meioironmanbrasil.com.br/br/.
Atletismo · 11 jul, 2006
No último mês o Webrun completou quatro anos e para comemorar lançamos uma promoção. Todos os participantes tiveram que responder a seguinte pergunta: "O Webrun está há 4 anos com você. No que contribuímos para tornar a sua vida mais saudável?"
As dez melhores respostas ganharam uma camiseta exclusiva Webrun/ Banco Real. Confira a lista com os dez selecionados e suas respectivas frases:
1- Giovani José dos Santos Duarte: Contribuíram com informação, motivação e esclarecimentos que ajudaram a compreender melhor o corpo humano, a corrida e a vida.
2- José Gilberto Guerrero: vida mais saudável, equilíbrio corporal e mental, esperança de longevidade.
3- Eliseu Leite de Moraes: promovendo o BEM-ESTAR, favorecendo as relações sociais dando chances para novas AMIZADES e estimulando a prática de VIDA SAUDÁVEL, FÍSICA, MENTAL, EMOCIONAL e SOCIAL. Após as corridas há sempre uma sensação de PAZ.
4- Marcos Pereira da Silva: informação com muita qualidade de vida!!!!
5- Emerson Pastori: contribuem nos eventos realizados em que supero os meus próprios limites, fazendo com que me sinta cada vez mais vivo!
6- José Laércio Junqueira Ribeiro: o incentivo à uma vida mais saudável através da prática regular da corrida, recheado com muitas informações preciosas para que esta atividade seja executada com segurança e qualidade. Parabéns e muito obrigado.
7- Euclides C. Miranda: Webrun me informou, treinou e ainda me fotografou...Fiquei tri saudável!!!
8- Gerd Zell de Sousa: com o Webrun eu encontro a saúde real em um mundo de esporte virtual.
9- Andréa Kato: o Webrun é a vitrine do que rola no universo das corridas. Foi através dele que me livrei da inércia do sedentarismo, e é por meio dele que hoje vivo uma vida mais saudável.
10- Marcio de Oliveira: 4. Tudo começa com 4, e a exatamente 4 anos deixei de fumar e hoje com 40 anos faço os 10 km em 40 minutos, e espero com o Webrun continuar por mais 40 anos a correr e a comemorar com ele.
Triathlon · 10 jul, 2006
No próximo domingo (16) acontece em Itajaí, Santa Catarina, o prova de triathlon Desafio dos Pingüins. Segundo os organizadores, a prova tem o objetivo de preencher a lacuna da temporada de triathlon da região, época em que as competições são interrompidas por causa do frio.
O triathleta Juraci Moreira já confirmou participação na prova que deve reunir 100 pessoas. Marcus Ornellas também estará no evento. A largada da prova será dada na praia de Cabeçudas e contará com 750m de natação, 20km de bike e 5k de corrida.
Os interessados ainda podem se inscrever. No dia da competição cada inscrição custará R$110 e para a categoria revezamento R$150. Mais informações no site oficial da prova:www.sb5.com.br
Triathlon · 10 jul, 2006
As inscrições para o Triathlon Long Distance vão até o dia 28 de julho. A competição acontece no dia seis de agosto na cidade de Caiobá, litoral paranaense, e deve reunir 350 triathletas de diversos estados brasileiros. Esta é a segunda etapa do circuito e contará com 1,9km de natação, 90km de bike e mais 21km de corrida.
A primeira etapa do Long Distance aconteceu na cidade de Ubatuba no dia dois de abril e o pódio ficou com o brasileiro Fábio Carvalho e com a canadense Natasha Filliol. Segundo os organizadores, o percurso de Caiobá é mais plano e a disputa deve ser mais acirrada em todas as categorias. Além disso, a expectativa é de que a temperatura ainda esteja baixa, mais uma dificuldade para os participantes.
As inscrições podem ser feitas no site oficial, www.ciadeeventos.com.br, até o dia 28 de julho. As inscrições para o Long Distance custam R$430; amador, R$ 400 e Revezamento, R$ 450. Vale lembrar que a prova não terá o Short Distance como aconteceu em Ubatuba.
Atletismo · 06 jul, 2006
Primeiro aconteceu com Bill Clinton (que pelos seus antecedentes de família e pessoais foi considerado um paciente vulnerável), enquanto presidente seguiu as recomendações de corrigir as pequenas alterações encontradas no seu check-up, mas ao deixar o cargo passou a levar vida menos disciplinada. Viagens constantes para palestras, que obrigaram a uma vida sedentária, abusos alimentares e ganho de peso. Resultado em alguns meses: ganhou algumas pontes de safena, isso só porque foi atendido em tempo!
Recentemente, o humorista Bussunda da TV Globo, aproximadamente 12 horas após mal-estar durante partida de futebol entre amigos, teve morte súbita, causada segundo noticiários, por infarto do miocárdio. O apresentador tinha importantes fatores de risco familiares e pessoais para a doença obstrutiva das artérias coronárias (causadora do infarto), mais ou menos seis meses após ter feito check-up cardiológico completo, que resultou normal segundo seu médico.
Toda morte súbita gera uma enorme sensação de impotência para os médicos e perplexidade para a população. Como aceitar o fato de que os exames não previram essa tragédia?
O desafio é identificar quem são os pacientes vulneráveis. A prática esportiva com segurança em indivíduos vulneráveis deve ser muita bem analisada, pois poderá ser um gatilho de complicações cardíacas. Isso é possível de acontecer por algumas razões.
Nas coronárias desses pacientes poderão estar presentes pequenas obstruções de gordura (ateromas) que durante forte estresse psicológico ou físico (esportes, por exemplo) poderão se romper como um vulcão e provocar uma trombose local e infarto do miocárdio. Acontece que essa pequena obstrução não é detectada, mesmo nos exames mais modernos e por isso chamamos de pacientes vulneráveis. Estão aparentemente normais e com pelo menos dois fatores de risco presentes: obesidade, circunferência abdominal acima do normal, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, hipertensão arterial, diabete e sedentarismo, e importante os antecedentes familiares (pais ou tios com menos de 60 anos) com doenças do coração.
O que fazer? Desde que identificados, o passo seguinte é seguir a orientação médica com disciplina, não esperar sentir algo para tomar as providências. No caso de surgir algum sintoma de dor no peito, mal-estar geral, falta de ar e palpitações, não espere, procure um médico imediatamente. Essa providência poderá evitar que aconteça o pior.
Saiba que a prevenção é o melhor caminho para vivermos com saúde e qualidade de vida.
Obs: no mês de agosto estaremos lançando o livro de prevenção e orientação Ninguém Morre de Véspera pela editora Phorte (www.phorte.com); prefácio do jornalista José Paulo de Andrade.
Atletismo · 06 jul, 2006
O joelho é a maior articulação do esqueleto e é composto por três ossos: fêmur, tíbia e a patela (rótula). Esses ossos são interligados por ligamentos e tendões, além de possuírem muitas bolsas (bursas). As lesões mais comuns nos corredores são a sobrecarga desses tendões e inflamação das bursas.
Uma das mais comuns é a chamada Síndrome do Trato Iliotibial. É uma lesão comum em corredores com pouco tempo de prática e que correm regularmente em torno de 14km por semana. Aparece por um atrito deste trato sobre o côndilo femural lateral (o tendão que passa lateralmente ao joelho e entra em atrito com uma protuberância óssea). Essa lesão manifesta-se geralmente em corrida de descida ou pisos irregulares, pronação do pé, encurtamento do trato ou por joelhos muito arqueados para fora, chamado genu varo.
Como tratamento, o corredor deve repousar e reduzir o volume de corrida, além de evitar descidas. Também deve fazer aplicação de gelo e melhorar o alongamento lateral da coxa. Outras formas de tratamento devem ser conduzidas por um profissional.
Outra lesão, a mais comum, é a Síndrome Patelo-Femural, decorrente de um distúrbio do fêmur com a patela (rótula). Um termo muito comum é de condromalacia. Geralmente acomete corredores de longa distância. A lesão surge com uma dor discreta no início da corrida que melhora em seguida com o aquecimento. A dor também se manifesta em descida ou quando a pessoa levanta após passar muito tempo sentado.
Podem sofrer dessa lesão, Síndrome Patelo-Femural, aqueles com o joelho para dentro, com rotação interna ou para trás (recurvatum), pés pronados e com insuficiência do vasto medial (músculo de dentro da coxa). Como tratamento, o corredor deve sempre adotar o princípio de repouso, a aplicação de gelo e a redução do volume de treinamento. Não havendo melhora satisfatória procure um médico do esporte.
Existem ainda as tendinites patelar, ou da pata de ganso, que são as inflamações dos tendões anteriores do joelho, geralmente acontecem por encurtamento da musculatura posterior da coxa e por corridas com excesso de subidas e descidas.
Para esse problema recomenda-se em primeiro lugar que os treinos devam ser orientados por um profissional, para que ele possa dosar o volume. Segundo, a escolha correta do tênis. Em terceiro, o cuidado com o piso, procurando variar e evitando piso muito rígido e irregular. Quarto, o aquecimento prévio e a prática regular de alongamentos antes e depois das corridas.
Sempre que surgir uma lesão reduza a carga de treinos e procure um profissional habilitado que lhe orientará no tratamento. Lembre-se que existem formas alternativas de treinamento para não se perder o condicionamento cardio respiratório na fase de recuperação da lesão. Vale lembrar que a variação de atividades também pode prevenir estas lesões.
![]() |
Ortopedista, cirurgião de joelho e médico do esporte pela UNIFESP. Para entrar em contato: www.arizekcer.com.br |
Triathlon · 05 jul, 2006
No dia dois de setembro acontece em Lausanne, Suíça, o Campeonato Mundial de Triathlon, uma das mais importantes provas da modalidade e duas jovens promessas brasileiras vão competir os 1,5k de natação, 40k de ciclismo e 10k de corrida . Bruno Pereira Matheus, 20 anos e Carolina Furriela, de 16 anos, lutam para se transformar em grandes competidores em um curto espaço de tempo.
Carolina tenta controlar a ansiedade e diz que vai deixar a expectativa apenas para os momentos que antecedem a largada. Essa será sua primeira participação em provas do exterior e ela vai confiante. "Estou muito entusiasmada com esta chance de participar de um evento de grande valor e, ainda mais, de defender as cores da nação entre os melhores do planeta", afirmou a triatleta.
Segunda colocada no SP Open de Biathlon em junho desse ano, Carolina sonha com uma ótima performance, pois acredita em seu potencial. "Espero um altíssimo nível técnico na prova, mas estou tranqüila e consciente do que posso mostrar e conquistar.
Porém, para alcançar um bom resultado na competição, ela vai precisar melhorar um pouco os fundamentos da natação. "O curioso é que consigo boas marcas na piscina, mas nadar no mar é completamente diferente. Preciso me aprimorar nesta área, pois considero que estou bem no ciclismo e corrida.
Ao contrário de Carolina, Bruno Pereira Matheus já possui na bagagem algumas provas internacionais. "É diferente de tudo. Você chega com a responsabilidade de levar o seu nome e o do País inteiro".
A experiência mais importante de Bruno foi no Mundial de 2005, no Japão, onde consegui um bom resultado. "Competi sem saber nada sobre meus adversários, mas não me intimidei e parti em busca de uma boa colocação. E deu certo, fui o sétimo colocado na ala júnior, sendo o melhor da América do Sul.
Para esse ano o objetivo dele é terminar como top 10 na categoria sub 23. "Só depende de mim. Mas para isso preciso estar bem treinado para acompanhar o pelotão principal. Tenho buscado me aperfeiçoar na natação, mas é necessário atenção com o ciclismo e corrida também. Soube que na Suíça o percurso é repleto de trechos íngremes.
Ele também pretende ganhar experiência para repetir nas categorias profissionais os bons resultados que já alcançou nas categorias de base. Entre as principais conquistas estão o campeonato paulista, o sul-americano, além do vice brasileiro como júnior; vice do pan-americano; título brasileiro no sub-23, além do bicampeonato do SP Open de Biathlon.
Triathlon · 04 jul, 2006
O Distrito Federal recebe no dia 20 de agosto o Meio Ironman do Brasil. A competição terá 1,9Km de natação, 90Km de ciclismo e 21,1Km de corrida. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas até o dia primeiro de agosto.
Para garantir uma vaga na prova será necessário pagar uma taxa de US$200, cerca de R$450. Mas esta é a única competição classificatória da América Latina para o Campeonato Mundial Ford Ironman 70.3. Segundo os organizadores, serão distribuídas 100 vagas para o Mundial que será realizado em Clearwater, Flórida, no dia 11 de novembro de 2006.
Os kits de prova serão entregues nos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 18h e no dia 19 de agosto, das 8h às 11h horas no Clube da Aeronáutica de Brasília, Vila Planalto. Mais informações no site oficial da prova: www.meioironmanbrasil.com.br
Um dos principais locais para se correr em Recife, bem arborizado e com a vantagem de ter a brisa do mar soprando a todo o momento.
| Endereço | Praia da Boa Viagem |
| Estado | Pernambuco |
| Cidade | Recife |
| Telefone para contato | Não |
| Horário de Funcionamento | Livre |
| Entrada Grátis | Sim |
| Estacionamento | Sim |
| Sanitários | Sim, nos quiosques da praia |
| Bebedouros | Não, mas pode-se comprar água nos quiosques |
| Guarda Volume | Não |
| Permitido a entrada de ciclistas | Sim |
| Espaço para crianças | Não |
| Vestiário | Não |
| Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Sim |
| Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim |
| Segurança | Sim. Por se tratar de um local público, a polícia faz rondas freqüentes |
Percursos
O percurso principal possui distância de 6.800 metros, sendo que a cada 200 metros existe marcação de distância e a cada quilômetro a cor da pista muda.Quem desejar fazer um treino mais forte, pode continuar pelo calçadão da praia de Piedade, no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. Somando esse percurso com o principal, a distância total é de 8.000 metros. Ao entrar nesse município, uma placa indica a mudança e a distância é zerada.Dica
Os quiosques à beira da praia oferecem chuveiros e vendem água de coco para quem desejar se refrescar após o treino.
Atletismo · 03 jul, 2006
Um dos principais locais para se correr em Recife, bem arborizado e com a vantagem de ter a brisa do mar soprando a todo o momento.
| Endereço | Praia da Boa Viagem |
| Estado | Pernambuco |
| Cidade | Recife |
| Telefone para contato | Não |
| Horário de Funcionamento | Livre |
| Entrada Grátis | Sim |
| Estacionamento | Sim |
| Sanitários | Sim, nos quiosques da praia |
| Bebedouros | Não, mas pode-se comprar água nos quiosques |
| Guarda Volume | Não |
| Permitido a entrada de ciclistas | Sim |
| Espaço para crianças | Não |
| Vestiário | Não |
| Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Sim |
| Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim |
| Segurança | Sim. Por se tratar de um local público, a polícia faz rondas freqüentes |
Percursos
O percurso principal possui distância de 6.800 metros, sendo que a cada 200 metros existe marcação de distância e a cada quilômetro a cor da pista muda.Quem desejar fazer um treino mais forte, pode continuar pelo calçadão da praia de Piedade, no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. Somando esse percurso com o principal, a distância total é de 8.000 metros. Ao entrar nesse município, uma placa indica a mudança e a distância é zerada.Dica
Os quiosques à beira da praia oferecem chuveiros e vendem água de coco para quem desejar se refrescar após o treino.