
Motorzinho foi o campeão na categoria cadeirante (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Direto de Santos – Os triathletas Fábio Carvalho e Carla Moreno vencerem nesse domingo (2) a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon e também o circuito 2007 da competição. Ao todo foram sete etapas disputadas ao longo do ano nas cidades de São Paulo, Santos e Goiânia.
A disputa masculina pelo Troféu Brasil foi acirrada e definida apenas na sétima e última etapa, já que a diferença de pontos entre Fábio Carvalho, Fred Monteiro e Santiago Ascenço era muito pouca. Mas foi Fabinho que levou a melhor ao conquistar seu primeiro Troféu Brasil de Triathlon.
Foi uma prova perfeita, não tenho que reclamar. Eu conheço cada adversário meu muito bem, sei o que eles são capazes. Por isso eu tentei trabalhar no ponto fraco de cada um deles, revela o campeão
Mulheres – Dessa vez Carla Moreno não teve que se preocupar com suas adversárias, isto porque ela venceu o Troféu Brasil por antecipação, duas etapas antes da final. Porém, ela sentiu dificuldade em terminar o triathlon. Carla ficou de repouso durante as últimas duas semanas por causa de catapora e após cruzar a linha de chegada, a triathleta não se sentiu bem e teve que ser levada ao atendimento médico. Mas segundo a atleta, ela teve apenas uma queda de pressão.
A prova foi boa para quem estava doente. O calor era forte e se eu diminuísse o meu ritmo corria o risco de parar e não ter forças para chegar, diz a campeã. Com o resultado, Carla garantiu a sexta vitória do Troféu Brasil se igualando a Fernanda Keller. Agora eu vou buscar o Galindez, brinca Carla se referindo ao triathleta Oscar Galindez, sete vezes campeão do circuito.
Para 2008, Carla Moreno pretende disputar novamente o Troféu Brasil e também participar de algumas provas de Meio Ironman. Vou descansar uns três dias e já começar a minha preparação de base para 2008. Quero focar mais as provas longas para poder crescer e criar um pouco mais de lastro para algum Ironman, conta.
Sobre as Olimpíadas de Pequim, a triathleta revelou que não é algo que depende só dela e sim da Federação Brasileira de Triathlon. Não depende de mim. Ainda não tenho uma posição da federação para ver se terá verba para fazer as provas seletivas, revela.
Disputa pelo vice – Com o primeiro lugar fora do jogo, o foco do Troféu Brasil foi a disputa feminina pela segunda posição do circuito. Fernanda Garcia, Maria Soledad Omar, Carolina Mattos e Vanessa Gianinni, todas elas tinham chances para abocanhar o vice-campeonato.
E foi Fernanda Garcia, que mesmo com a terceira posição na prova, faturou o título de vice com apenas meio ponto a mais que a segunda colocada, Vanessa Gianinni. Eu já sabia que mesmo chegando em terceiro ficaria com o vice. Eu vi que a Vanessa estava na mina frente, mas ela saiu bem mais forte e eu só administre, conta Fernanda.
A sétima e última prova do Troféu aconteceu na praia do Gonzaga em Santos. De acordo com os organizadores, 1.100 atletas participaram da competição que contou com as distâncias short distance (750m da natação, 20km de bike e 5km) e olímpica (1,5km da natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida).
Muitos atletas amadores participaram da categoria revezamento da prova, ou seja, cada integrante do grupo, composto por três pessoas, completava uma modalidade do triathlon. Rui Dencio, da equipe Herbalife, ficou com a corrida. Participante das provas de triathlon desde 93, ele afirma que gosta de competir para manter a saúde em dia. Participar de um triathlon é uma superação pessoal e você tem que estar em boa forma para conseguir ir bem, conta.
No meio dos amadores, o famoso tritahleta cadeirante, Elizário da Silva, mais conhecido como Motorzinho, estampava um belo sorriso ao conquistar a vitória do circuito pela sexta vez consecutiva, como a campeã no feminino Carla Moreno. De acordo com o atleta, que começou na modalidade por acaso, no próximo ele estará novamente disputando o pódio do evento.
2008 – Segundo o organizador do Troféu Brasil, Núbio Almeida, a décima sétima edição do evento foi positiva. Superou nossas expectativas, batemos os recorde de competidores. Acho que isso mostra que o evento e também o triathlon brasileiro estão crescendo, conta.
Para 2008 não haverá grandes mudanças no circuito. Como implementamos muitas novidades em 2007, no ano que vem queremos consolidar essas mudanças em 2008 e pensar em mudanças maiores para 2009, explica Núbio. Uma dessas novidades implementada nessa temporada foi categoria elite amador dividida também por faixa etária. Com essa mudança hoje a gente tem duas provas no mesmo dia, uma de short triathlon e uma de distancia olímpica, finaliza.
Resultados –
Masculino
1- Fábio Carvalho 1h48min02
2- Santiago Ascenço 1h49min53
3- Fred Monteiro 1h51min10
Feminino
1- Carla Moreno 2h04min25
2- Vanessa Gianinni 2h06min31
3- Fernanda Garcia 2h08min36
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa