Brasil faz dobradinha inédita no Internacional

Redação Webrun | Triathlon · 24 fev, 2008

Carla Moreno sobrou mais uma vez (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Carla Moreno sobrou mais uma vez (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Na manhã deste domingo (24) a cidade de Santos recebeu a 17ª edição do Triathlon Internacional, prova disputada em formato olímpico, com 1,5 quilômetros de natação; 40 de bike e 10 de corrida. A vitória entre os homens ficou com Paulo Miyashiro e entre as mulheres com Carla Moreno, numa inédita dobradinha brasileira.

Santos – A largada aconteceu às 8h na Praia do Boqueirão, com um tempo nublado, mas abafado e a todo o momento o fiscal alertava os atletas para que eles não ultrapassassem a faixa amarela que delimitava o local onde deveriam ficar. Apesar da forte chuva que castigou a cidade no sábado à noite, o mar estava calmo e com temperatura amena.

No primeiro trecho de natação Miyashiro já liderava, seguido de perto por Reinaldo Colucci e Fábio Carvalho. Na transição para o ciclismo, Shiro manteve a ponta com mais de um minuto de diferença para os adversários.

No momento da passagem para a corrida o atleta radicado em Santos permaneceu na ponta, seguido por Oscar Galindez, que tem ótimo retrospecto no ciclismo, e um grande pelotão de atletas.

Apoio – Durante todas as vezes que os competidores passavam na frente do público, sempre recebiam mensagens de incentivo, ouviam seus nomes e eram aplaudidos veementemente. Miyashiro apenas administrou durante a corrida para garantir o bicampeonato, seguido de perto por Fábio Carvalho e Reinaldo Colucci.

“Fui o primeiro homem a vencer duas vezes seguidas e isso é maravilhoso, ainda mais por ser no quintal de casa”, comenta o campeão. “Hoje o dia foi perfeito, a temperatura da água estava agradável, estreei uma bike nova da Sundow e na corrida o Fabinho veio chegando, mas não podia entregar depois de tanta raça”, completa o triathleta que adiou a lua-de-mel para participar da prova.

Fabinho por sua vez afirma que a vitória foi de uma equipe. “Hoje todos nós vencemos, colocamos três atletas no pódio e estou muito feliz pela vitória do Shiro”. Ele diz ainda que tentou a vitória, mas não conseguiu alcançar o companheiro, que fez “uma ótima prova”.

Entre as mulheres a primeira a sair da água foi Pamela Nascimento, seguida por Carla Moreno e Sandra Soldan. Mas na corrida Carla apareceu na ponta e tomou a liderança, seguida por Sandra Soldan, com mais de três minutos de diferença.

Como de costume Carla Moreno sobrou mais uma vez e demonstrou sua excelente forma ao cruzar a faixa de campeã com uma grande diferença para Vanessa Gianini e Fernanda Baú. Assim como Shiro, Carla recebeu uma bandeira do Brasil para comemorar com público.

“É tudo de bom vencer esta prova em casa, hoje deu tudo certo”, ressalta a sorridente Carla, que defende as cores da bandeira de Santos. “Hoje foi perfeito, um mar calmo, sem muitas ondas e o asfalto estava recapeado. Adoro esta prova, pois vai até a estrada e volta, não é circuito”. Este ano ela vai focar provas de meio ironman, para entrar definitivamente no Ironman a partir de 2009 e ressalta que não tem interesse de ir às olimpíadas.

Vanessa comemorou muito a segunda colocação e foi recebida por amigos e parentes na chegada. Esta foi sua terceira participação como profissional e diz que o segredo para um bom resultado é estar adaptada ao calor principalmente no trecho de corrida.

A surpresa ficou por conta da terceira colocada, Fernanda Baú, que mesmo após um grande esforço na prova, teve fôlego para corrigir o locutor na chegada, que anunciou seu nome errado. “Eu não esperava este resultado, estou muito feliz, ainda mais porque consegui me sair bem na natação, que é onde sofro mais”.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!