Jadel Gregório Vanderlei Cordeiro e MV Bill (foto: Luis Pire/ Jump)
A Nike 10k promete agitar a USP no próximo domingo, onde são esperadas cerca de 25 mil pessoas. Com largada programada para as 8h, os corredores vão participar de uma prova festiva e com o intuito de estimular a prática de atividade física. Para aumentar a festa, estarão presentes atletas de renome, como o herói olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e o recém campeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos.
Vanderlei comenta que o sucesso das corridas no Brasil e no mundo se deve ao fato de ser um esporte democrático e ao alcance de todos. Hoje é um dos esportes que mais crescem. É de fácil acesso para todos, independentemente da classe social, desde o mais humilde ao mais rico. Só é necessário um par de tênis. Por isso, a grande facilidade de ter cada vez mais adeptos.
Atletas de outras modalidades, como Jadel Gregório (salto triplo) e Fabiana Murer (salto com vara) também estarão presentes, mas apenas como expectadores, não vão arriscas passadas na pista. Correr não é comigo. O meu negócio é saltar. Treino a musculatura para arranques de 60 a 120 metros, no máximo, brinca Jadel Gregório, segundo colocado do ranking mundial e medalha de prata na Copa do Mundo de Atletismo, em Atenas.
Famosos – Além dos atletas, alguns artistas já confirmaram presença na prova, entre eles os atores Jean e Max Fercondini; Kayky Brito; Stephanie Brito, Joana Balaguer, Sheron Menezes e Cassia Linhares. As apresentadoras Marina Person, Sarah Oliveira, Dani Monteiro e Cynthia Benini também farão parte da festa, assim como a empresária Cristiana Arcângeli e o marido Fausto Ferraz. Entre os músicos, há a presença garantida do produtor musical Thunderbird, o cantor Paulo Ricardo e o baterista do CPM 22, Japinha. O rapper MV Bill, co-fundador da CUFA (Central Única das favelas) também vai arriscar alguns passos.
A CUFA é a entidade que escolhida esse ano pela Nike, para receber ajuda social. Já foram doados R$ 30 mil e o montante total pode chegar a R$155 mil, pois 10% do valor da renda com as inscrições serão revertidos para a instituição.
A competição vai acontecer simultaneamente em Lima, Caracas, Bogotá, Cidade do México, Santiago, Buenos Aires, Guaiaquil e Montevidéu num total estimado de 120 mil pessoas. A bateria da escola de samba Rosas de Ouro e as bandas Beatles Forever e U2 Brasil vão animar o percurso e garantir a descontração, enquanto que após a chegada os participantes terão um show de encerramento com Fernanda Abreu, DJ Marlboro e Jota Quest.
A organização do evento fica a cargo da Corpore (Corredores Unidos Paulistas), que terá mais de 900 pessoas encarregadas da parte técnica e logísitca. Serão distribuídos aproximadamente 324 mil copos de água e 27 médicos, 17 enfermeiros, 21 paramédicos, 14 ambulâncias UTIs, além de 10 médicos de bicicleta vão garantir a segurança e o bem estar.
Este texto foi escrito por: Webrun