Pódio feminino (foto: Patrícia Serrão/ www.webrun.com.br)
Com muito vento e tempo nublado 120 triathletas foram ao Aterro do Flamengo no domingo (03) disputar a quarta etapa do Triathlon Long Distance. O percurso teve as medidas de um meio ironman: 1,9 quilômetro de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida.
Rio de Janeiro Às 8h na praia do Flamengo foi dada a largada para a quarta etapa do Triatlhon Long Distance. A temperatura estava por volta de 20 graus e era possível aproveitar um pouco do sol do Rio de Janeiro. Porém, na prova de ciclismo e corrida o tempo fechou, a temperatura caiu e o vento atrapalhou os participantes.
O primeiro triathleta a completar o percurso foi Ezequiel Morales, com um tempo de 3h49min15. Ele saiu da prova de natação junto com o primeiro pelotão e abriu uma grande diferença na prova de ciclismo, que terminou quase cinco minutos antes dos outros competidores. Na corrida Ezequiel aumentou a vantagem e chegou 15 minutos na frente do segundo lugar.
Eu gostei da prova, me senti bem. Eu fiz uma prova duas semanas atrás aqui (Trimax) então já conhecia o percurso e hoje tirei vantagem disto, conta Ezequiel. Para ele os ventos fortes não atrapalharam. Eu moro em Niterói e nos fins de semana treino na estrada para Maricá que venta muito, então já estou acostumado.
O segundo a cruzar a linha de chegada foi Raphael Menezes dos Santos (4h04min12). Ele fez uma excelente prova de natação e saiu da água na segunda colocação, só então foi ultrapassado por Ezequiel e em seguida ultrapassou o líder do pelotão. Na prova de ciclismo e de corrida o atleta manteve a segunda posição.
O tempo ajudou muito, se tivesse um sol de rachar ficaria complicado. O vento atrapalha, mas é para todo mundo igual, acho que o sol atrapalha muito mais, diz Raphael.
O terceiro colocado foi Ivan Albano Junior (4h08min05) que não saiu muito bem na natação, porém, se recuperou no ciclismo, onde conseguiu o terceiro lugar, posição que manteve na corrida. Eu estou um pouco lento, pois estou treinando para o Ironman, mas estou muito feliz, o nível da prova estava bem alto e o Ezequiel está de parabéns.
A primeira atleta a completar a prova foi Vanessa Gianinni. Ela fez o percurso em 4h27min47. Vanessa saiu em segundo da prova de natação e ficou nesta colocação até o quilômetro cinco da corrida, quando assumiu a liderança. Qualquer um que completar a prova hoje está de parabéns. Achamos que ia fazer calor, mas acabou que o vento surpreendeu e atrapalhou todo mundo, afirma.
O segundo lugar no pódio foi de Fernanda Montanhini Bau, que chegou em 4h32min21. Ela não fez uma boa prova de natação, porém, compensou a diferença no ciclismo e na corrida. A Vanessa estava forte, mas eu fiquei feliz com o resultado. O vento atrapalhou a corrida. A atleta também elogiou a prova: foi uma prova muito legal, o percurso é lindo, e eu estou morando no Rio, então estava correndo em casa.
A terceira colocada foi a atleta argentina Maria Soledad Omar. Esposa de Ezequiel Moreles, campeão da prova masculina, ela fechou o percurso em 4h36min45.
Este texto foi escrito por: Patrícia Serrão