Julie Dibens foi a primeira a fechar a distância sub quatro horas (foto: Pyjama/ Licença creative commons)
O alemão Michael Raelert e a britânica Julie Dibens faturaram o título do Campeonato Mundial de Ironman 70.3, competição realizada no último sábado (14/11) em Clearwater, Florida (EUA). A disputa teve distâncias de 1,9 quilômetros de natação, 90 de bike e 21 de corrida e reuniu mais de 1.400 atletas.
Michael, irmão mais novo do vice-campeão de 2008 Andreas Raelert, bateu o recorde do percurso ao marcar 3h59min33. Dibens, já apareceu em boas colocações na temporada em diversas provas, mas desta vez veio de trás do pelotão e conquistou o título com direito a recorde da modalidade, ao marcar 3h59min33.
O field masculino contou com nomes importantes do triathlon, como Matt Reed e Greg Bennett dos Estados Unidos, além do defensor do título de 2008 Terenzo Bozzone, da Nova Zelândia. Marko Albert, da Estônia, quebrou o recorde da natação com 21min35, enquanto Andrew Starykowicz (EUA) e Philip Graves (GBR) foram os melhores no trecho de bike.
Michael acelerou logo nos primeiros quilômetros da corrida para chegar nos líderes e alcançou a liderança por volta do quilômetro seis. Ele foi seguido por Daniel Fontana (ITA) com 3h36min44 e Matthew Reed (EUA) com 3h37min40.
Mulheres – No feminino Dibens alcançou seu terceiro título de 70.3 na carreira, depois de dominar um forte grupo, que incluía a campeã do ano passado Joanna Zeiger (EUA), a vice este ano Mary Beth Ellis (EUA), a campeã do Ironman 70.3 de Boise, Magali Tisseyre (CAN) e a vencedora do Ironman 70.3 de Augusta, Laura Bennett.
A britânica saiu da água na quinta colocação e, a partir de então foi ao encalce das adversárias para cruzar com 3h59min33 e se tornar a primeira mulher a fechar a distância sub quatro horas. A americana Mary Beth Ellis foi a vice com 4h03min49, enquanto a canadense Magali Tisseyre fechou em terceiro com 4h05min27.
Essa foi a quarta edição do evento, que contou com 1.438 atletas, de 18 a 79 anos. Depois das temperaturas baixas registradas no fim da semana, a largada da prova aconteceu com dia ensolarado e termômetros na marca dos 21ºC.
Este texto foi escrito por: Webrun