
Para amenizar pena ex-ciclista admite ter se dopado (foto: YellowMonkey/ Blnguyen)
Depois de passar dez anos negando o uso de substâncias ilícitas, o ex-ciclista e atual triatleta Lance Armstrong admitiu ter se dopado no programa da apresentadora americana Oprah Winfrey, gravado na segunda-feira (14/01). O objetivo do esportista é conseguir amenizar a pena dada pela União Ciclística Internacional (UCI), que o proibiu de participar profissionalmente do esporte e retirou seus sete títulos do Tour de France.
Na entrevista, que será exibida quinta-feira (17/01), além de fazer a forte revelação, o atleta aponta nomes do alto escalão que estavam envolvidos no processo, como Pat McQuaid, atual presidente da UCI, e Hein Verbrugen, ex-diretor que comandou a entidade entre 1991 e 2005 e é membro honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Apesar de Lance ter sido acusado por 26 companheiros, ele afirmou que não irá revelar nomes e que só fazia o que todos os demais faziam. Porém, Floyd Landis, que competia com ex-ciclista, se revoltou e alegou que o atleta lesou o país, pois era patrocinado pelo serviço nacional dos correios. Agora, Lance terá que ressarcir o órgão em 30 milhões de dólares (mais de R$ 60 milhões).
Cobrado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) todos os anos, o atleta sempre alegou que não havia provas o suficiente que o incriminassem e nunca foi pego pelos exames. Porém, depois das declarações, ele perdeu oito patrocínios em uma semana e em junho do ano passado foi barrado de participar do Ironman da França, em Nice.
Após muita desconfiança, Lance desistiu de lutar contra as acusações e decidiu se dedicar exclusivamente à administração da Fundação Livestrong, criada por ele pra para oferecer apoio a pessoas com câncer. Porém, em novembro de 2012 o ex-ciclista deixou o cargo de direção para não prejudicar a imagem da instituição.
A reveladora entrevista de Lance à apresentadora norte-americana será exibida ao vivo no site Oprah.com na quinta-feira (17/01), a partir das 21h local (0h de quinta para sexta no horário de Brasília). O canal por assinatura Discovery exibe a entrevista no Brasil simultaneamente com a transmissão norte-americana, a partir de meia-noite de quinta para sexta, com reexibição na sexta-feira (18/01) às 22h30.
Este texto foi escrito por: Webrun