
Adriano Bastos venceu última etapa da Track Field em São Paulo (foto: Renato Aranda/ webrun.com.br)
Cerca de 2.500 corredores compareceram à última etapa da Track & Field Run Series 2012 realizada na capital paulista. A prova, que teve largada marcada para as 7h, foi vencida entre os homens por Adriano Bastos, que cruzou a linha de chegada em 31min13. Entre as mulheres o primeiro lugar ficou com Juliana Veras (41min52).
Apesar do horário de início da prova estar marcado para uma hora mais cedo que o usual, a grande maioria dos corredores não se incomodou com isso. A temperatura amena e céu aberto da manhã paulistana se mostraram agradáveis para a multidão reunida no pórtico de largada. Após o início da corrida, mais de cinco minutos foram necessários para que todos os participantes começassem o percurso.
Como é de praxe entre os atletas de elite, Bastos se posicionou logo na primeira fila de corredores e com ritmo forte conseguiu manter a liderança durante toda a prova. Segundo o heptacampeão da Maratona da Disney, isso o surpreendeu. Eu achei que o segundo colocado, Carlos Moreira, fosse ganhar fácil, porque ele está correndo muito mais forte do que eu nessas distâncias menores. Então, achei que ele fosse disparar na frente e eu iria brigar pelas demais posições, afirma.
Porém, o que o Rei da Disney não sabia era que Moreira acabou enfrentando alguns percalços antes e durante a prova, chegando até a cair. Isso não serve de desculpa, mas o meu técnico se confundiu com o horário da prova. Ele achou que a largada seria às 8h e não às 7h, então eu não saí lá na frente. Se tivesse largado tête-à-tête, talvez desse pra brigar nos metros finais, lamenta o segundo colocado.
Moreira até chegou a encostar em Bastos na altura do quilômetro seis, mas o vencedor da etapa acelerou o ritmo e manteve a liderança até cruzar a linha de chegada. Quando eu vi o Carlos vindo já na segunda posição, a uns 50, cem metros atrás, aí eu vi que eu teria que fazer força além do meu limite para não deixar ele encostar, revela o Rei da Disney, que ainda disse que ficou muito satisfeito com o seu tempo.
Apesar da corrida de recuperação imposta por Moreira, a estratégia traçada por ele para conquistar a liderança quase chegou a dar certo. De acordo com o segundo colocado, o objetivo era não deixar Bastos vê-lo. A minha jogada era que ele não conseguisse me ver, mas infelizmente ele me viu e acelerou o passo e ainda conseguiu aumentar a distância, conclui.
Na terceira posição chegou Everton Luduvice, com tempo de 32min45. De acordo com o corredor, o desempenho alcançado por ele durante a corrida foi dentro daquilo que ele tinha como meta. Ficar entre os três era o objetivo e eu gostei muito da minha performance hoje. Fiz o meu melhor tempo do ano, apesar de não estar na minha melhor forma, afirma.
Vitória de amadora – Entre as mulheres uma amadora foi a primeira colocada. Juliana Veras, que correu na categoria imprensa, disse que não chegou a bater a sua melhor marca, que é de 39 minutos, mas o tempo de 41min52 foi o suficiente para garantir a ela o lugar mais alto do pódio.
Veras se diz frequentadora assídua do circuito Run Series e coloca o percurso desse domingo como um de seus preferidos. Aalém disso, a experiência de ter vencido uma prova de dez quilômetros uma semana depois de uma meia maratona fez com que a atleta se sentisse em êxtase. A etapa que eu mais gosto é a do Villa Lobos, mas ganhar aqui, eu nunca imaginei que seria possível. Quando eu vi que eu estava em primeiro, com a moto-madrinha me puxando, eu nem acreditei, afirma.
Já para a segunda colocada, Viviane de Oliveira, a última etapa da Track & Field Run Series em São Paulo foi uma prova de superação. Com uma lesão na perna em decorrência da vitória que teve na maratona de Santa Catarina (30/09), a atleta se disse satisfeita com o resultado e tempo que alcançou. Eu fiz o máximo que deu. Ontem eu até achei que não fosse aguentar correr hoje, mas só o fato de ter conseguido já me deixa feliz, conclui.
Confira o resultado final na categoria masculina da 3ª etapa da Track & Field Run Series Villa Lobos
Confira o resultado final na categoria feminina da 3ª etapa da Track & Field Run Series Villa Lobos
Este texto foi escrito por: Renato Aranda