Danilo Pimentel e Flávia Fernandes triunfam na ilha de Mosqueiro

Redação Webrun | Triathlon · 08 jul, 2013

Prova chegou à sua sétima edição (foto: Paulo Gomes#8260; webrun.com.br)
Prova chegou à sua sétima edição (foto: Paulo Gomes#8260; webrun.com.br)

Direto de Mosqueiro (PA) – Quando Danilo Pimentel disse que viria forte para vencer a etapa Belém do Circuito Sesc de Triathlon, no simpósio técnico da prova, os triatletas amadores presentes vibraram. Afinal, ele é paraense. No entanto, a aposta pareceu não ser tão séria por mais que Danilo seja um dos mais promissores talentos nacionais, teria pelo caminho Diogo Sclebin, triatleta olímpico, campeão da Copa ITU de João Pessoa em abril e até então bicampeão desta mesma etapa de Belém, superando o próprio Danilo.

Mas neste domingo (07/07), Danilo Pimentel provou que estava certo. Saiu da água do rio Pará entre os líderes e, pedalando com Henrique Silveira, abriu vantagem para os demais competidores, decidindo a prova na corrida. Além do já esperado calor da ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, os triatletas tiveram que vencer uma virada de correnteza na água, que forçou a organização a mudar o sentido da natação.

“Eu sabia que a natação ia dividir, por causa da maré. Fiz estratégia de sair forte para dividir o grupo, deu certo. Ele (Henrique) colocou ritmo forte na bike, mas revezamos na frente e aí sabia que teria que sair para correr na frente, já que o Diogo é um grande corredor”, conta Danilo.

Clima quente – Às 7h na praia do Chapéu Virado, na primeira largada dos amadores, a temperatura era de 24 °C. Às 9h45, quando a elite já estava na metade do percurso da bike, o calor já ultrapassava os 28 °C.

“Foi absurdamente difícil”, diz Henrique Siqueira, referindo-se ao calor. “A única vez que consegui andar bem em uma prova com tanto calor foi no México, porque fiz dez dias de adaptação. Aqui, para duas horas de prova nesse calor intenso seria necessário um pouco de isotônico além de água”.

Diogo Sclebin completou em terceiro, quase sete minutos após Danilo e três após Henrique. Ele culpou a sequência de provas duras pela não renovação do título. “Estou cansado. Já é o quinto final de semana seguido com competição, viagem, mudança de temperatura. Está na hora de descansar e treinar”, afirma.

Henrique Siqueira e Danilo Pimentel se revezaram na liderança da bike -  Foto: Paulo Gomes/ Webrun.com.br
Henrique Siqueira e Danilo Pimentel se revezaram na liderança da bike – Foto: Paulo Gomes/ Webrun.com.br

Danilo celebrou o apoio de seus conterrâneos. “Tem um sabor especial ganhar de um atleta olímpico e em uma prova no nosso estado”, comemora. Henrique Siqueira, no entanto, prefere elogiar Danilo. “Muita gente fala dele (Sclebin), eu trato como qualquer outro atleta. Acho que até por isso consegui sobressair, não mexeu comigo psicologicamente (o fato de ter um atleta olímpico no field). Temos que parabenizar o campeão, que conseguiu vencer em casa”, ressalta.

Flavinha absoluta – Flávia Fernandes não teve adversária para revalidar seu título em Mosqueiro. Carol Furriela até tentou, mas a forte natação da atleta do Esporte Clube Pinheiros foi decisiva para estabelecer uma diferença entre as duas, que apenas foi aumentada durante o ciclismo e terminou em seis minutos.

“Minha estratégia foi fazer natação forte e manter na bicicleta. A corrida para mim era incógnita, mas a hidratação estava muito boa. Belém é exemplo para muitas provas no Brasil”, elogia a campeã.

Carol Furriela revela que também sentiu o cansaço das últimas provas o Pan-Americano de Triathlon foi apenas uma semana antes e não tentou buscar Flávia. “Morri”, brinca. “Queria fazer minha prova, sabia que a Flavinha ia tentar abrir, então minha estratégia foi mais de cautela para não quebrar e manter o segundo lugar”. De qualquer forma, ela comemora a vitória do namorado, Danilo. “Estou muito feliz, ele merece demais”, encerra.

Confira o resultado do Circuito Sesc de Triathlon Belém 2013:

Masculino

  • 1º Danilo Pimentel – 1h48min56
  • 2º Henrique Siqueira – 1h52min04
  • 3º Diogo Sclebin – 1h55min38
  • Feminino

  • 1ª Flávia Fernandes – 2h09min26
  • 2ª Carol Furriela – 2h15min33
  • 3ª Suely Baronto – 2h22min12
  • Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

    Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!