
Participantes buscam um espaço no sol para fugir do friozinho mineiro (foto: Rafaela Castilho/ Webrun)
O público de Poços de Calda estava desconfiado, mas veio até o Parque José Afonso Junqueira para conferir o agito que o XTerra estava proporcionando à pacata cidade mineira. Apesar da área de transição para os atletas abrir às 7h, os competidores só começaram a dar às caras no local por volta das 9h, uma hora antes da largada.
O céu aberto anunciava um dia de muito Sol, mas a sombra escondia um vento gelado, que fazia com que os participantes ficassem indecisos se iam agasalhados ou não. O termômetro marcava 21ºC no momento da largada.
O favorito da prova era Felipe Moletta, que venceu outras três etapas do Xterra e decidiu estrear em Minas. O triatleta foi o primeiro a terminar os quatro quilômetros de corrida e chegar na área de transição para encarar as trilhas em 28 quilômetros de bike.
Porém, Moletta perdeu o ritmo no percurso e foi ultrapassado por Moisés Lourenço, que manteve a liderança até voltar à área de transição para entregar a bicicleta. Depois de mais de uma hora de prova, os atletas começaram uma longa viagem até o pequeno Cristo Redentor, que fica no topo de uma grande montanha de Poços de Caldas.
Moisés atingiu o topo primeiro, seguido por Felipe em segundo lugar, dois minutos e meio atrás. Porém, o líder acabou se perdendo na volta da trilha, perdendo a posição para Moletta.
![]() |
| Felipe Moletta confirmou o favoritismo e terminou o percurso em primeiro lugar. Foto: Rafaela Castilho/ Webrun |
O vencedor cruzou a linha de chegada em 2h12min18, seguido por Frederico Carvalho, que encerrou o percurso após 2h22min22. O terceiro lugar ficou com Rodrigo Altafine, com 2h27min10.
Grande surpresa – Apesar de todos os corredores estarem cientes do percurso, nenhum deles imaginava o quanto essa subida seria dura. A surpresa foi surreal. Em alguns momentos precisei usar as mãos para conseguir continuar, conta o campeão.
Moletta também ressalta que essa etapa do XTerra foi um dos percursos mais bonitos de que já participou. Tudo foi muito bem feito. Esse é o percurso mais difícil da série, principalmente na hora da corrida, enfatiza.
Já Frederico também considerou a prova desafiadora, mas não gostaria que fosse o contrário. O XTerra tem que ser assim mesmo, os atletas precisam se superar e o percurso precisa ser difícil, alega o detentor da medalha de prata.
Confira o resultado do XTerra Sul de Minas 2013:
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho
