
Armstrong encerrou a carreira como ciclista profissional (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
O americano Lance Armstrong correrá nesse sábado (24/09) a prova de triathlon XTerra, em Snowbasin, resort no estado norte-americano de Utah. Ganhador do Tour da França de ciclismo por sete vezes consecutivas após vencer um câncer Armstrong é um ícone mundial dos esportes.
O atleta anunciou sua aposentadoria do ciclismo no início deste ano e não disputa uma prova de Triathlon desde o final dos anos 80, quando chegou a liderar o Ranking Sub-19 de triatletas profissionais nos Estados Unidos. Para a prova de sábado, o americano tem se preparado e fez o reconhecimento do percurso na semana retrasada. Pareceu divertido e tenho treinado bem, diz o ex-ciclista em entrevista a agências internacionais.
Vou sem grandes expectativas, conta Armstrong, que enfrentará o sul-africano Michael Stoltz, tetracampeão mundial do XTerra. Além dele, estarão presentes na competição os triatletas Josiah Middaugh, pentacampeão americano, e Tim DeBoom, bicampeão mundial do Ironman.
Stoltz elogia a participação do ícone na prova. Será ótimo tê-lo aqui, é bom para o esporte, diz o sul-africano, acrescentando que a prova é de resistência e força, não de velocidade, o que segundo ele favorecerá o ex-ciclista.
Apesar de ter dito que não brigará por resultados, Armstrong, que completou 40 anos no domingo (18/09), tem treinado muito para a competição. O treino é quase como terapia para mim. É simples de se fazer e mais barato que terapia, então sempre precisarei disso na minha vida, confessou o atleta.
Este texto foi escrito por: Webrun