World Marathon Majors checklist

Redação Webrun | Maratona · 21 set, 2022

Por conta da pandemia de Covid-19, embolou o meio de campo do circuito World Marathon Majors. Formada por seis maratonas: Londres, Boston, Tóquio, Nova York, Berlim e Chicago, quatro delas vão ser realizadas este semestre pela primeira vez na história, tradicionalmente são três. Por conta disso, alguns corredores brasileiros vão encarar até duas Majors em um curto espaço de tempo. E para que tudo dê certo, a Care Club, melhor Health Club do Brasil, preparou um checklist com dicas fundamentais que devem ser observadas para prevenir lesões e ter um melhor desempenho.

World Marathon Majors checklist

Foto: Jed Leicester (Virgin Money)

Biomecânica  – Fábio Bessa, fisioterapeuta da Care Club, explica que quando um corredor resolve encarar um clico de maratona, a fisioterapia é uma forte aliada, para prevenir lesões e otimizar os movimentos. “A forma como corremos influência diretamente no nosso gasto de energia e na sobrecarga do nosso corpo. Devido à alta repetição do mesmo movimento na corrida durante os treinos no ciclo de uma maratona, qualquer pequeno ajuste e orientação  no seu movimento pode gerar um grande impacto positivo”,  afirma. 

Exames – Bárbara Scalon, endocrinologista da Care Club, explica que é fundamental estar com os exames em dia. “Fazemos uma avaliação completa, com exames de laboratório, imagem e eventualmente testes dinâmicos. Treinos extenuantes podem causar desequilíbrios hormonais e estes interferem na saúde e no rendimento. Garantir o bom funcionamento do organismo é um dos pilares para melhora da performance”, explica a médica. 

Nutrição – para não quebrar na maratona, o temido “muro” do km 32 – é muito importante ter acompanhamento de nutricionista no ciclo da maratona. “Para não errar, é muito importante repor os carboidratos e os eletrólitos e cuidar da hidratação, para isso o acompanhamento de um nutricionista é fundamental”, pontua Nathalia Perez, nutricionista da Care Club, unidade Parque do Povo. 

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Massagem Desportiva – técnica de liberação das fáscias, mais profunda, voltada para a recuperação do músculo. No ciclo da maratona, a recomendação é ser feita uma vez por semana para prevenir lesões. “Dever ser feita até dois dias antes da maratona, para favorecer a força”, explica a fisioterapeuta Samira Souza, da Care Club Villa Lobos. 

Recovery – processo que combina diferentes métodos, cientificamente comprovados, como a crioterapia, drenagem linfática com bota de compressão e  liberação miofascial, para acelerar a recuperação pós-treino, permitindo que o corredor possa continuar seguindo sua planilha com mais aptidão e consiga entregar melhores resultados. “É interessante pensar nesse cuidado sob duas óticas: após os treinos mais longos ou mais intensos, quando o objetivo é acelerar o processo de recuperação ao estresse do exercício; e antes de um momento alvo do ciclo, como uma prova especial ou um simulado, quando a intenção é renovar as energias e deixar o corpo preparado para responder na melhor forma ao estresse que virá”, observa Maria Cecília Martins, headcoach da Fisioterapia da Care Club do Itaim. 

Programe-se – a primeira das Majors será realizada dia 25 de setembro, em Berlim. E há uma grande expectativa para a quebra do recorde mundial. Foi nessa maratona que o queniano Eliud Kipchoge estabeleceu a atual marca , com tempo de 02:01:39, em 2018. E ele já confirmou a presença e tem chances de cravar a primeira sub 2 da história. Em seguida teremos a Maratona de Londres, que será dia 2 de outubro, ela é tradicionalmente realizada em abril. Na sequência vem Chicago,  no dia 9 de outubro, e a de Nova York em 6 de novembro, que fechará o circuito. Aliás, um dos diferenciais desse circuito é a medalha especial, entregue para quem corre as seis,  a Six Stars, que é entregue em cerimônia especial.  

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Redação Webrun

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