A prova reuniu seis mil pessoas (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br )
No último domingo (09) cerca de seis mil pessoas acordaram cedo em pleno dia dos pais para participar da 14ª edição da Corrida do Centro Histórico, competição organizada pela Corpore nas ruas e avenidas do centro velho capital paulista. Confira como foi o evento para os amadores, que começou com temperatura amena de 18ºC, mas terminou sob sol forte e muito calor.
Às 6h muitos corredores já estavam presentes na arena do evento, montada sob o Vale do Anhangabaú, para retirar seus kits de participação e os chips de cronometragem. Às 7h45 todos já estavam alinhados nas respectivas baias na Avenida Líbero Badaró e fizeram um alongamento e aquecimento sob o comando de professores de educação física.
Pontualmente às 8h soou a buzina autorizando a largada dos nove quilômetros em direção ao Viaduto do Chá. Os corredores passaram também por diversos turísticos de São Paulo, como o Teatro Municipal, Praça da Sé, Pátio do Colégio, Praça da República, Largo São Bento, Praça Ramos, entre outros locais.
Cláudia Freitas, que correu a prova pelo quarto ano consecutivo, sentiu diferença no clima, já que nos outros anos foi disputada sob frio. Todos os outros anos estava frio, mas eu melhorei meu tempo dessa vez mesmo com o calor. Outro experiente na disputa é Tárcio Luiz, que correu pela quinta vez. O centro velho é muito lindo, com esse estilo meio barroco, explica.
Já Cássia Nascimento elogia a organização. Foi muito bem organizada, adorei ter corrido aqui. O sol estava bem quente e eu quase desisti, mas o pessoal estava empolgado e me animou para ir até o final correndo, lembra a competidora que ainda não tinha comprado o presente do dia dos pais. No sábado descansei para a prova e não deu tempo de comprar.
Para Tamires Ferro, companheira de equipe de Cássia, as ruas estreitas em alguns pontos do percurso dificultaram um pouco, mas nada que tirasse o brilho do evento. Trabalho na área jurídica e sempre estou nessa região, então foi interessante correr num local que faz parte do meu cotidiano. Apesar do sol ter sido um empecilho para alguns atletas, ela conta que já enfrentou provas mais quentes, então tirou de letra o calor.
Depois de competir, todos retiraram seus kits pós prova contendo a medalha de participação e a camiseta oficial do evento, que trouxe estampada nas costas uma arte da Catedral da Sé. A próxima prova com organização da Corpore será a Duque de Caxias, no dia 23 de agosto, evento a ser realizado na região do Parque Ibirapuera, em São Paulo. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site www.corpore.org.br.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda