Troque alimentos calóricos por suas opções mais saudáveis

Redação Webrun | Corridas de Rua · 13 fev, 2017

1. Lasanha
Garfield que o diga, não é? O amor por esse prato vai muito além da mesa. Quem não saliva pensando em uma lasanha com bastante massa, recheio e molho? Pois é, mas o alimento pode ser bem calórico e atrapalhar aqueles que querem perder alguns quilos.

Para deixar de lado o trauma da lasanha gordurosa, apresentamos uma opção saudável e deliciosa. Confira a receita da refeição a base de legumes.

Ingredientes
– 4 berinjelas
– 4 abobrinhas
– 6 tomates
– 200ml de molho de tomate
– azeitona a vontade
– um pouco de azeite e tempero

Modo de fazer
Corte os legumes em rodelas de mais ou menos um centímetro. Depois, pincele o azeite nos dois lados dos legumes. Em uma frigideira ou chapa sem óleo, doure muito os legumes. Em seguida, tempere e coloque em uma assadeira alternando as camadas.

Salpique com as ervas escolhidas. Regue com molho de tomate e coloque o queijo ralado por cima. Para terminar, leve ao forno bem quente por 20 minutos. A receita pode ser servida quente ou fria.

Foto: ksenia bravo/Fotolia Foto: ksenia bravo/Fotolia

2. Bife à parmegiana
A fritura tradicional dos almoços de domingo pode ser substituída por uma receita mais saudável, como essa do blog To Funcional.

Ingredientes
– Bife que desejar
– Farinha de arroz (a quantidade é a necessária para cobrir seu bife)
– Sal, pimenta e alho
– Amaranto ou quinoa em flocos ou farinha
– 1 ovo
– Azeite de olive
– Molho de tomate caseiro

Modo de fazer
Bata os bifes com o batedor de carne, isso serve para deixar a carne macia e mais fina. Tempere e deixe curtir um pouco o tempero. Depois coloque em pratos separados a farinha de arroz, o ovo com duas colheres de água misturadas e o amaranto, para empanar.

Para empanar passe primeiro na farinha de arroz, aperte bem e de batidinhas para tirar o excesso, depois passe no ovo e depois no amaranto, aperte para grudar bem. Depois com um pincel ou com os dedos, pincele (ou de batidinhas) com o azeite de oliva nos dois lados do bife com cuidado para não retirar o empanado. Leve ao fogo alto até ficar dourado e parecer crocante. Você também pode fazer em uma airfryer em temperatura alta.

Depois para montar o bife a parmegiana você vai colocar os bifes um ao lado do outro em uma forma, regar com o molho e dispor o queijo ou o tofupiry em cima e levar ao forno médio novamente só para aquecer e derreter o queijo.

3. Petit Gateau
Uma das sobremesas mais pedidas em todos os restaurantes, o petit gateau, pode sabotar seu jantar saudável. Não se você escolher a opção feita por Bela Gil, confira a receita:

Ingredientes
– 1/4 xícara de óleo de coco
– 140g de chocolate 70% cacau picado
– 1 colher de sopa de farinha de linhaça
– 1/3 xícara de água
– 2/3 xícara de açúcar mascavo
– 1/3 xícara de cacau em pó
– 1/3 xícara de araruta (ou amido de milho ou fécula de mandioca)

Modo de Preparo
Derreta o chocolate com o óleo de coco em banho maria misturando bem e reserve. Numa tigela misture os ingredientes secos, depois acrescente a água e o chocolate derretido e misture vigorosamente com uma colher de pau até virar uma massa homogênea. Distribua a massa em 8 forminhas individuais de silicone ou alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180C por 12 a 15 minutos. Desenforme os bolinhos ainda mornos.

4. Pizza
Principal prato dos fins de semana, a pizza dependendo do sabor é bem calórica e deve ser evitada, para os mais focados a opção da massa no formato de tapioca é uma boa escolha. Confira a receita.

Ingredientes
– Goma de tapioca
– Molho de tomate
– Queijo muçarela sem lactose
– Orégano
– Folhas frescas de manjericão

Modo de fazer
Passe a goma de tapioca por uma peneira para ela ficar bem fininha. Reserve. Escolha uma frigideira média ou grande. Aqueça a frigideira e espalhe a goma de forma a cobrir todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme e não muito grossa. Assim que a massa ficar unida e sem risco de partir-se, desligue o fogo. Espere esfriar e espalhe o molho de tomate, o queijo e o orégano. Leve ao forno preaquecido e retire assim que o queijo derreter. Finalize jogando folhas de manjericão fresco.

5. Bombom de chocolate
Um docinho com o café ou no meio da tarde sempre é bem vindo e são esses pequenos pecados, que colocam calorias não planejadas em um processo de emagrecimento. Quem sabe um doce menos açucarado seja uma opção. Veja a receita do bombom de biomassa de banana do Presunto Vegetariano.

Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Ingredientes
– 1 xícara (de chá) de biomassa
– 1/2 xícara (de chá) de leite vegetal
– 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
– 1 colher (de sopa) de óleo de coco
– Açúcar a gosto (uso cerca de 1/3 de xícara)
– 100g de chocolate meio amargo sem leite + 1 colher de sopa de óleo de coco opcional (sugestão)

Modo de fazer
Em uma panela, coloque a biomassa, o leite vegetal, o cacau, o açúcar, o óleo de coco, e, se quiser, acrescente canela e essência de baunilha. Leve ao fogo médio e misture sempre, até ficar uniforme. Deixe cozinhar até ficar com ponto de brigadeiro, o que vai levar cerca de 15 minutos. Desligue, coloque em um prato e espere ficar morno, para não queimar as mãos.

Passe um pouco de óleo de coco nas mãos para facilitar a modelagem e modele bolinhas do tamanho que preferir (eu uso uma colher de sobremesa cheia). Passe os bombons no confeito que preferir e coloque em forminhas.

Se for banhar os bombons no chocolate, modele bolinhas e coloque sobre um papel manteiga. Leve ao freezer até ficarem duras, o que vai levar cerca de 1 hora. Derreta o chocolate no banho maria ou no microondas, adicione o óleo de coco (ele ajuda a deixar o chocolate mais durinho), misture bem e banhe os bombons com o auxílio de 2 garfos. Escorra o excesso de chocolate, retorne ao papel manteiga e leve à geladeira por alguns minutos, até o chocolate ficar firme.

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Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

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