O governo japonês revelou que 11 pessoas morreram e 5.664 pessoas foram hospitalizadas no Japão devido a problemas médicos relacionados com o calor. O fato aconteceu na semana passada, quando as temperaturas subiram acentuadamente após o final da estação das chuvas na cidade cede dos jogos de Tóquio 2020.
Os dados mais recentes foram divulgados no momento em que os organizadores das Olimpíadas e a Secretaria do Meio Ambiente do governo estão trabalhando em medidas que podem ser tomadas para proteger atletas, espectadores e voluntários durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.
+ A 16ª Corrida Santos Dumont vem aí!
Durante o evento de testes do vôlei de praia na semana passada em Tóquio, sprays de neblina e tendas com ar condicionado estavam entre os recursos testados para combater os efeitos do aumento da temperatura na capital.
À medida que as temperaturas subiram para 38ºC, as 11 mortes foram registradas em 11 áreas diferentes entre as 47 prefeituras do Japão, informou a agência japonesa Kyodo News. A província de Aichi tinha mais pessoas se deslocando para os hospitais (392), seguida pela Prefeitura de Osaka (388) e Tóquio (299).
O número de enviados para os hospitais quase triplicou. Na semana anterior, quando a estação das chuvas chegou ao fim, foram 1.948 pessoas. Idosos, com 65 anos ou mais, representaram 52,6% do total semanal no último domingo (28/7), de acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.
Das 5.664 pessoas, 119 apresentaram sintomas graves, que normalmente exigiriam pelo menos três semanas de tratamento por internação. 1.792 sofreram de problemas menos graves.
Como é provável que as temperaturas permaneçam acima da média no Japão na próxima semana, a agência pediu para que as pessoas permaneçam hidratadas e descansem ocasionalmente.
Enquanto a cidade sediou seus primeiros Jogos de Verão no mês de outubro de 1964, Tóquio 2020 conta com 33 esportes e 339 eventos, e será realizada entre 24 de julho e 9 de agosto.
Preocupações relacionadas ao clima aumentaram desde que Tóquio foi premiada com os Jogos, em 2013. Em especial, depois que uma onda de calor histórica afetou a capital do Japão no verão passado, com áreas perto de Tóquio registrando temperaturas recordes de 41,1ºC.
Tóquio 2020 admitiu que a ameaça representada pelo calor extremo e tufões é considerada uma “grande questão”, resultando na mudança de horários de início de vários eventos.
As maratonas masculinas e femininas foram empurradas de volta para às 6h. Já a caminhada de 50 Km dos homens começará às 5h30. Os organizadores estão preparados para fornecer informações sobre condições climáticas e precauções de segurança através do aplicativo oficial.
A organização também está considerando permitir que os espectadores tragam suas próprias bebidas engarrafadas para locais de eventos. Nos Jogos anteriores, questões de patrocínio e segurança tornaram essa possibilidade impossível.
+ Prepare-se! Seu calendário de corridas está aqui!
“Tudo isso tem como objetivo fazer com que os espectadores se sintam o mais confortável possível, já que que eles irão ver os eventos em um ambiente muito quente e úmido”, disse o oficial de entregas Tóquio 2020, Hidemasa Nakamura. Ele acrescentou que as medidas tomadas incluiriam um “foco específico em idosos, crianças e visitantes internacionais”.