corpore

Confira recomendações para a Ilhabela Corpore

Na última segunda-feira (7) aconteceu em São Paulo o congresso técnico para as equipes que vão participar da 7ª edição da Ilhabela Corpore Terra & Mar, prova que acontece no próximo dia 19 em Ilhabela, litoral norte paulista. Confira algumas recomendações que foram passadas.

A organização avisa que as barracas devem ser colocadas no Campo de Aviação, próximo à antiga estrutura da Corpore e é obrigatório o cadastramento prévio das equipes na entidade. Ficam proibidas ações paralelas e samplings.

Na região dos Castelhanos não haverá mais jipes e os postos nove e 10 serão localizados mais abaixo. A direção de prova alerta que a corrida é para os atletas, que devem sempre ter preferência, e não para os carros. Também é proibido acompanhar os corredores no trecho final e nos extremos, ao término do asfalto.

Recomendações específicas - Entre as recomendações específicas para os carros de apoio estão o respeito aos limites de velocidade e às regras de trânsito, assim como a correta sinalização. A ida de vans comerciais para a Ilhabela deve ser comunicada à Secretaria de Turismo, através do telefone (12) 3896-2440/ 3896-1091, ou pelo e-mail [email protected].

Já os atletas ficam proibidos de retirar ou quebrar qualquer planta e jogar detritos no chão, já que o local é uma Área de Preservação Ambiental. Nos extremos sul, norte e leste a hidratação ficará por conta da organização, mas no restante do trajeto a responsabilidade será das equipes, que deverão limpar toda a sujeira que fizerem.

A prova terá largada a partir das 4h no Campo de Aviação e terá distância de 107 quilômetros. O regulamento completo pode ser acessado através do site da competição, o www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_ilhabela2007.asp e apenas as equipes que estiveram presentes no congresso poderão entrar com recurso em caso de dúvidas após a prova.


Confira recomendações para a Ilhabela Corpore

Ultra Maratona · 08 maio, 2007

Na última segunda-feira (7) aconteceu em São Paulo o congresso técnico para as equipes que vão participar da 7ª edição da Ilhabela Corpore Terra & Mar, prova que acontece no próximo dia 19 em Ilhabela, litoral norte paulista. Confira algumas recomendações que foram passadas.

A organização avisa que as barracas devem ser colocadas no Campo de Aviação, próximo à antiga estrutura da Corpore e é obrigatório o cadastramento prévio das equipes na entidade. Ficam proibidas ações paralelas e samplings.

Na região dos Castelhanos não haverá mais jipes e os postos nove e 10 serão localizados mais abaixo. A direção de prova alerta que a corrida é para os atletas, que devem sempre ter preferência, e não para os carros. Também é proibido acompanhar os corredores no trecho final e nos extremos, ao término do asfalto.

Recomendações específicas - Entre as recomendações específicas para os carros de apoio estão o respeito aos limites de velocidade e às regras de trânsito, assim como a correta sinalização. A ida de vans comerciais para a Ilhabela deve ser comunicada à Secretaria de Turismo, através do telefone (12) 3896-2440/ 3896-1091, ou pelo e-mail [email protected].

Já os atletas ficam proibidos de retirar ou quebrar qualquer planta e jogar detritos no chão, já que o local é uma Área de Preservação Ambiental. Nos extremos sul, norte e leste a hidratação ficará por conta da organização, mas no restante do trajeto a responsabilidade será das equipes, que deverão limpar toda a sujeira que fizerem.

A prova terá largada a partir das 4h no Campo de Aviação e terá distância de 107 quilômetros. O regulamento completo pode ser acessado através do site da competição, o www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_ilhabela2007.asp e apenas as equipes que estiveram presentes no congresso poderão entrar com recurso em caso de dúvidas após a prova.

Veja as opiniões dos amadores na Corrida Graacc e conheça um pouco sobre a entidade

Entre os cinco mil corredores que estiveram presentes na manhã desse domingo em São Paulo na Corrida e Caminhada Graacc, a grande maioria era composta por atletas amadores, que participaram por lazer e para garantir a qualidade de vida. Confira alguns depoimentos e conheça um pouco mais sobre a entidade que ajuda crianças e adolescentes com câncer.

São Paulo - O domingo amanheceu encoberto, o sol ameaçou aparecer na hora da prova e a baixa temperatura (16ºC), não foi um empecilho para que os atletas acordassem cedo e se dirigissem à Assembléia Legislativa, próximo ao Parque do Ibirapuera. Para espantar a preguiça, a música era agitada e o locutor animava os presentes a todo o momento.

Graziele Grandi diz que adorou a prova, principalmente pelo clima. “Fora algumas subidinhas, o percurso foi ótimo e o clima estava melhor do que a outra prova que corri, a Meia Maratona, onde estava bem calor”. Já Bruna Toscano, que assim como Graziele correu os quatro quilômetros, apenas endossou as palavras da amiga. “Correr com frio é muito mais gostoso do que com calor forte”.

Outra atleta que participou da prova de quatro quilômetros foi Alice Raquel Machado, da equipe AR4 Projeto Brasil. “A prova hoje foi boa e estou em ritmo de treinamento para a Nike 10k. Tinha bastante gente, com um pessoal bem animado e apenas na largada estava um pouco congestionado, mas o resto foi tranqüilo”.

Já Daniela Mucciolo, que participou da prova de 10 quilômetros, estava meio desanimada para correr, mas ao sentir a energia positiva na prova, ficou empolgada. “Eu estava meio cansada, pois fiquei em casa com meus dois filhos ontem e não estava com muita vontade de correr. Mas ao ver esse pessoal todo, não tem como não entrar no clima”.

Essa foi a sétima edição da competição, que teve o objetivo de arrecadar fundos para o Graacc, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, entidade que tem o intuito de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer. No evento diversas crianças atendidas pela entidade fizeram a festa durante a premiação, com as Meninas Super Poderosas, personagens de um desenho animado.

De acordo com o Dr. Sérgio Petrilli, superintendente geral da entidade, durante o ano são realizados diversos eventos para arrecadar fundos e cobrir o déficit mensal de R$ 800 mil, ocasionados pelo fato de 95% dos atendimentos serem de crianças do SUS (Sistema Único de Saúde). “Para equilibrar o orçamento temos diversas atividades durante o ano, além dos sócios que contribuem com doações mensais. Esse dinheiro é revertido em remédios, além de contribuir para que possamos oferecer um centro cirúrgico adequado e tratamentos de qualidade”, comenta.

Ainda de acordo com Sérgio, essa corrida ajuda a conscientizar as pessoas que 70% dos casos de câncer infantil podem ser curados, caso sejam diagnosticados de forma precoce. “Os sintomas iniciais são muito parecidos com as doenças infantis benignas, como a caxumba, por exemplo. Às vezes há uma demora muito grande para levar a criança no hospital e a doença chega muito avançada”. Segundo ele, esses eventos servem também para que as pessoas conheçam melhor o trabalho que eles realizam.

“Da mesma forma como acontece com a campanha do câncer de mama, as pessoas têm que se preocupar com os sintomas. Um caroço no pescoço, uma dor na perna ou uma barriga grande podem ser sinais do câncer e passar no médico pode ajudar na identificação precoce”, ressalta o superintendente e pediatra.

Serviço - Quem quiser saber mais sobre a organização, pode ligar para o telefone (11) 5080-8400, ou acessar o site www.graacc.org.br. Já quem desejar fazer uma doação, pode fazê-la sob qualquer quantia, no Banco Bradesco, agência 0548-7, Conta Corrente: 87087-0, CNPJ: 67 185 694/0001-50.


Veja as opiniões dos amadores na Corrida Graacc e conheça um pouco sobre a entidade

Caminhada · 29 abr, 2007

Entre os cinco mil corredores que estiveram presentes na manhã desse domingo em São Paulo na Corrida e Caminhada Graacc, a grande maioria era composta por atletas amadores, que participaram por lazer e para garantir a qualidade de vida. Confira alguns depoimentos e conheça um pouco mais sobre a entidade que ajuda crianças e adolescentes com câncer.

São Paulo - O domingo amanheceu encoberto, o sol ameaçou aparecer na hora da prova e a baixa temperatura (16ºC), não foi um empecilho para que os atletas acordassem cedo e se dirigissem à Assembléia Legislativa, próximo ao Parque do Ibirapuera. Para espantar a preguiça, a música era agitada e o locutor animava os presentes a todo o momento.

Graziele Grandi diz que adorou a prova, principalmente pelo clima. “Fora algumas subidinhas, o percurso foi ótimo e o clima estava melhor do que a outra prova que corri, a Meia Maratona, onde estava bem calor”. Já Bruna Toscano, que assim como Graziele correu os quatro quilômetros, apenas endossou as palavras da amiga. “Correr com frio é muito mais gostoso do que com calor forte”.

Outra atleta que participou da prova de quatro quilômetros foi Alice Raquel Machado, da equipe AR4 Projeto Brasil. “A prova hoje foi boa e estou em ritmo de treinamento para a Nike 10k. Tinha bastante gente, com um pessoal bem animado e apenas na largada estava um pouco congestionado, mas o resto foi tranqüilo”.

Já Daniela Mucciolo, que participou da prova de 10 quilômetros, estava meio desanimada para correr, mas ao sentir a energia positiva na prova, ficou empolgada. “Eu estava meio cansada, pois fiquei em casa com meus dois filhos ontem e não estava com muita vontade de correr. Mas ao ver esse pessoal todo, não tem como não entrar no clima”.

Essa foi a sétima edição da competição, que teve o objetivo de arrecadar fundos para o Graacc, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, entidade que tem o intuito de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer. No evento diversas crianças atendidas pela entidade fizeram a festa durante a premiação, com as Meninas Super Poderosas, personagens de um desenho animado.

De acordo com o Dr. Sérgio Petrilli, superintendente geral da entidade, durante o ano são realizados diversos eventos para arrecadar fundos e cobrir o déficit mensal de R$ 800 mil, ocasionados pelo fato de 95% dos atendimentos serem de crianças do SUS (Sistema Único de Saúde). “Para equilibrar o orçamento temos diversas atividades durante o ano, além dos sócios que contribuem com doações mensais. Esse dinheiro é revertido em remédios, além de contribuir para que possamos oferecer um centro cirúrgico adequado e tratamentos de qualidade”, comenta.

Ainda de acordo com Sérgio, essa corrida ajuda a conscientizar as pessoas que 70% dos casos de câncer infantil podem ser curados, caso sejam diagnosticados de forma precoce. “Os sintomas iniciais são muito parecidos com as doenças infantis benignas, como a caxumba, por exemplo. Às vezes há uma demora muito grande para levar a criança no hospital e a doença chega muito avançada”. Segundo ele, esses eventos servem também para que as pessoas conheçam melhor o trabalho que eles realizam.

“Da mesma forma como acontece com a campanha do câncer de mama, as pessoas têm que se preocupar com os sintomas. Um caroço no pescoço, uma dor na perna ou uma barriga grande podem ser sinais do câncer e passar no médico pode ajudar na identificação precoce”, ressalta o superintendente e pediatra.

Serviço - Quem quiser saber mais sobre a organização, pode ligar para o telefone (11) 5080-8400, ou acessar o site www.graacc.org.br. Já quem desejar fazer uma doação, pode fazê-la sob qualquer quantia, no Banco Bradesco, agência 0548-7, Conta Corrente: 87087-0, CNPJ: 67 185 694/0001-50.

Clima ajuda e cinco mil vão à corrida Graacc

Na manhã desse domingo cerca de cinco mil pessoas se reuniram na Assembléia Legislativa de São Paulo para a disputa da Corrida e Caminhada Graacc, prova organizada pela Corpore e que teve vitória de Elizabeth de Souza e Célio Falcão. Confira como foi a competição, que contou com distâncias de quatro e 10 quilômetros.

São Paulo - O clima ameno ajudou os corredores que desde as primeiras horas da manhã já se concentravam na área da prova. Após uma semana de muito calor e um sábado com um frio típico de inverno, antes do evento os digitais marcavam 16ºC, temperatura considerada agradável pelos participantes. Mesmo assim, todos capricharam no aquecimento e alongamento, coordenado por professores de educação física e pelo personagem Johnny Bravo.

Antes da largada houve uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, que faleceu em primeiro de maio de 1994, um trágico domingo em que seu carro se chocou contra a curva Tamburello do circuito de Ímola, na Itália. Às 7h55 foi autorizada a largada para os portadores de necessidades especiais e às 8h para os demais corredores, ambos sob o som do “Tema da Vitória” ao fundo.

Logo de cara o atleta número 284 tomou a ponta e abriu uma diferença grande para os demais competidores, mas pouco antes de chegar à marca de um quilômetro, na entrada da Avenida República do Líbano, foi alcançado pelo pelotão que vinha atrás. Enquanto isso, entre as mulheres Elizabeth de Souza já começava a desenhar sua vitória, com Simone Alves em segundo e Ana Luiza Garcez, a Animal, em terceiro.

Pelotão na liderança - Na saída da Avenida República do Líbano e entrada da Pedro Alvarez Cabral, Adriano Bastos, Urias Yostaque de Lima, Célio Falcão e mais dois atletas da equipe Acrimet lideravam juntos, mas na passagem do quilômetro cinco, Bastos e Falcão se desvencilharam do grupo e passaram a protagonizar uma disputa particular. A metade da prova foi alcançada com o tempo de 15min27 e os dois correram na mesma passada até o quilômetro nove.

No último quilômetro, Célio usou suas últimas energias para dar um sprint, abrir em relação ao tetracampeão da Maratona da Disney e cruzar a linha de chegada na primeira colocação, seguido por Adriano com 31min06 e Caetano Joaquim dos Santos com 31min30.

Enquanto isso, na disputa feminina, Elisabete continuava a aumentar a distância para a segunda colocada Simone Alves da Silva, mas Animal, que inicialmente aparecia em terceiro, abandonou com dores na perna. Assim, com 36min19, Elisabete fixou sua vitória, seguida por Simone com 37min22 e Flaviana Ferreira Chung, com 39min11.

Após uma semana de treinos fortes, Adriano comenta que se surpreendeu com a resistência que teve. “Eu me senti bem até demais, pois vim de uma semana puxada na preparação para a Maratona de São Paulo. Fiz um longão de 28 quilômetros ontem e mesmo sabendo que estava forte a prova, resolvi ir até onde desse”. A partir do quilômetro oito ele sugeriu ao adversário que os dois chegassem juntos, de mãos dadas, mas a força de Falcão falou mais alto. “No quilômetro nove o Célio sentiu que podia ir mais, apertou e levou com uma diferença pequena. Para mim foi um tempo bom, dentro do que é o meu normal quando estou descansado, então é sinal de que estou numa fase muito boa”, ressalta.

Célio Falcão, por sua vez, reconhece que teve que se esforçar para vencer. “Foi difícil, pois o Adriano é um adversário bem forte, mas no final eu consegui ser mais rápido que ele”. Sobre a proposta de uma chegada diferente, de mãos dadas, ele comenta: “Ele falou isso, mas eu me senti bem e resolvi sair para a vitória”. O atleta correrá a prova em comemoração ao Dia do Trabalho, nessa terça-feira (1), no Parque do Carmo.

Após receber o troféu de campeã, Elisabeth comenta que gostou da prova. “Foi bom de correr, pois o tempo ajudou e o percurso não foi difícil. Saí na liderança e segurei um pouco o ritmo, pois vou para a prova do Sindeepres na terça-feira, hoje foi mais um treino”.

Mais impressões - Já Simone correu machucada, mas se diz contente com o resultado final. “Foi uma prova boa, já saí atrás e fui para garantir um bom resultado. Corri com dor nas costas, até pensei em encostar, mas resolvi seguir e garantir o segundo lugar”.

Quem também gostou da competição foi o cadeirante Fernando Aranha Rocha. “Aproveitei para promover a qualidade de vida entre os deficientes, já que essa prova dá esse suporte para nós e que tenho o apoio da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e do professor Mário Mello. O tempo estava uma delícia e fiz um tempo muito bom, como preparação para o Troféu Brasil, dia seis de maio na USP”.


Clima ajuda e cinco mil vão à corrida Graacc

Caminhada · 29 abr, 2007

Na manhã desse domingo cerca de cinco mil pessoas se reuniram na Assembléia Legislativa de São Paulo para a disputa da Corrida e Caminhada Graacc, prova organizada pela Corpore e que teve vitória de Elizabeth de Souza e Célio Falcão. Confira como foi a competição, que contou com distâncias de quatro e 10 quilômetros.

São Paulo - O clima ameno ajudou os corredores que desde as primeiras horas da manhã já se concentravam na área da prova. Após uma semana de muito calor e um sábado com um frio típico de inverno, antes do evento os digitais marcavam 16ºC, temperatura considerada agradável pelos participantes. Mesmo assim, todos capricharam no aquecimento e alongamento, coordenado por professores de educação física e pelo personagem Johnny Bravo.

Antes da largada houve uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, que faleceu em primeiro de maio de 1994, um trágico domingo em que seu carro se chocou contra a curva Tamburello do circuito de Ímola, na Itália. Às 7h55 foi autorizada a largada para os portadores de necessidades especiais e às 8h para os demais corredores, ambos sob o som do “Tema da Vitória” ao fundo.

Logo de cara o atleta número 284 tomou a ponta e abriu uma diferença grande para os demais competidores, mas pouco antes de chegar à marca de um quilômetro, na entrada da Avenida República do Líbano, foi alcançado pelo pelotão que vinha atrás. Enquanto isso, entre as mulheres Elizabeth de Souza já começava a desenhar sua vitória, com Simone Alves em segundo e Ana Luiza Garcez, a Animal, em terceiro.

Pelotão na liderança - Na saída da Avenida República do Líbano e entrada da Pedro Alvarez Cabral, Adriano Bastos, Urias Yostaque de Lima, Célio Falcão e mais dois atletas da equipe Acrimet lideravam juntos, mas na passagem do quilômetro cinco, Bastos e Falcão se desvencilharam do grupo e passaram a protagonizar uma disputa particular. A metade da prova foi alcançada com o tempo de 15min27 e os dois correram na mesma passada até o quilômetro nove.

No último quilômetro, Célio usou suas últimas energias para dar um sprint, abrir em relação ao tetracampeão da Maratona da Disney e cruzar a linha de chegada na primeira colocação, seguido por Adriano com 31min06 e Caetano Joaquim dos Santos com 31min30.

Enquanto isso, na disputa feminina, Elisabete continuava a aumentar a distância para a segunda colocada Simone Alves da Silva, mas Animal, que inicialmente aparecia em terceiro, abandonou com dores na perna. Assim, com 36min19, Elisabete fixou sua vitória, seguida por Simone com 37min22 e Flaviana Ferreira Chung, com 39min11.

Após uma semana de treinos fortes, Adriano comenta que se surpreendeu com a resistência que teve. “Eu me senti bem até demais, pois vim de uma semana puxada na preparação para a Maratona de São Paulo. Fiz um longão de 28 quilômetros ontem e mesmo sabendo que estava forte a prova, resolvi ir até onde desse”. A partir do quilômetro oito ele sugeriu ao adversário que os dois chegassem juntos, de mãos dadas, mas a força de Falcão falou mais alto. “No quilômetro nove o Célio sentiu que podia ir mais, apertou e levou com uma diferença pequena. Para mim foi um tempo bom, dentro do que é o meu normal quando estou descansado, então é sinal de que estou numa fase muito boa”, ressalta.

Célio Falcão, por sua vez, reconhece que teve que se esforçar para vencer. “Foi difícil, pois o Adriano é um adversário bem forte, mas no final eu consegui ser mais rápido que ele”. Sobre a proposta de uma chegada diferente, de mãos dadas, ele comenta: “Ele falou isso, mas eu me senti bem e resolvi sair para a vitória”. O atleta correrá a prova em comemoração ao Dia do Trabalho, nessa terça-feira (1), no Parque do Carmo.

Após receber o troféu de campeã, Elisabeth comenta que gostou da prova. “Foi bom de correr, pois o tempo ajudou e o percurso não foi difícil. Saí na liderança e segurei um pouco o ritmo, pois vou para a prova do Sindeepres na terça-feira, hoje foi mais um treino”.

Mais impressões - Já Simone correu machucada, mas se diz contente com o resultado final. “Foi uma prova boa, já saí atrás e fui para garantir um bom resultado. Corri com dor nas costas, até pensei em encostar, mas resolvi seguir e garantir o segundo lugar”.

Quem também gostou da competição foi o cadeirante Fernando Aranha Rocha. “Aproveitei para promover a qualidade de vida entre os deficientes, já que essa prova dá esse suporte para nós e que tenho o apoio da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e do professor Mário Mello. O tempo estava uma delícia e fiz um tempo muito bom, como preparação para o Troféu Brasil, dia seis de maio na USP”.

Confira a programação da Corrida Graacc

Corridas de Rua · 26 abr, 2007

No próximo domingo (29) acontece em São Paulo a Corrida e Caminhada Graacc Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, prova que terá organização da Corpore. Confira a seguir a programação do evento, que começa com a retirada de kits no próprio domingo.

  • 6h – Assembléia Legislativa - Retirada de kits pré-prova, contendo chip e número de peito

  • 7h40 – Área da Largada – Alongamento e aquecimento

  • 7h55 – Avenida Pedro Álvares Cabral – Largada dos cadeirantes

  • 8h – Avenida Pedro Álvares Cabral – Largada Geral

  • 9h30 – Cerimônia de Premiação

    A competição terá distâncias de cinco e 10 quilômetros e toda a renda obtida será revertida para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, que tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer.

  • Corpore se pronuncia após problema com camiseta

    Corridas de Rua · 17 abr, 2007

    Durante a Meia Maratona organizada pela Corpore (Corredores Paulistas Reunidos) no último domingo (15), em são Paulo, algumas mulheres tiveram problemas na hora de retirar suas camisetas ao final da prova. No ato da inscrição, elas puderam escolher entre os tamanhos P; M ou G, mas ao chegar na tenda, muitas se depararam com a informação de que o tamanho P já havia se esgotado e tiveram que se contentar com outra numeração.

    Elas foram informadas pelos voluntários que trabalhavam no local que poderiam trocar a camiseta posteriormente, mas não obtiveram mais detalhes. Muitas enviaram reclamações para a entidade via e-mail e receberam uma pronta resposta, reproduzida a seguir na íntegra.

    “Como alguns corredores se inscreveram em uma prova e correram a outra sem avisar a organização, isto fez esgotar camisetas antes do previsto. Devido a este erro a corpore lhe fornecerá outra camiseta a partir da próxima semana. Entraremos em contato para combinar a entrega da camiseta.

    Atenciosamente,

    Kim Machado”

    Quem desejar entrar em contato com a Corpore, para eventuais esclarecimentos, pode fazê-lo através do site oficial, o www.corpore.org.br, e enviar uma mensagem através do link “Contato”. Também é possível ligar para o número (11) 3884-4188.

    Últimos dias para inscrição Corrida GRAACC

    Caminhada · 17 abr, 2007

    As inscrições para a Corrida e Caminhada GRAACC estão no fim. A competição acontece no dia 29 de abril, em São Paulo, e os interessados na prova podem garantir uma vaga no máximo até 25 do mesmo mês. De acordo com os organizadores, o evento terá seu resultado revertido para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

    A competição terá a distância de 10 quilômetros e caminhada com quatro. Todos os atleta que concluírem a prova ganharão camisetas, disponíveis em sete tamanhos, e medalha. Confira as datas para as inscrições que podem ser feitas no site da Corpore (www.corpore.org.br) ou nos postos, cada inscrição custa R$30 para associados Corpore e R$40 para não sócios:

  • Boleto Bancário - até dia 20/04 (sexta-feira) ou término
  • Cartão de crédito - até dia 24/04 (terça-feira) ou término
  • Postos de inscrição - até dia 25/04 (quarta-feira) ou término

  • Meia da Corpore conta com disputas acirradas

    Meia Maratona · 12 abr, 2007

    No próximo domingo (15) acontece a oitava edição da Meia Maratona Corpore, que ocorrerá nas imediações da USP, em São Paulo. Esse ano a disputa pelos primeiros lugares será acirrada, já que os quenianos Amos Maiyo Maindi e Jeptoo Priscah vêm com tudo para impedir que os brasileiros façam a festa.

    Entre os atletas canarinhos é possível destacar Adriano Bastos, tetracampeão da Maratona da Disney, os irmãos gêmeos Paulo Roberto e Luis Fernando de Almeida e o campeão da São Silvestre do ano passado Franck Caldeira. Já entre as mulheres, Márcia Narloch, Maria Zeferina Baldaia e Rosangela Raimunda Faria devem protagonizar a briga pela vitória.

    Os atletas vão correr em busca do montante em dinheiro para os 10 primeiros colocados masculinos e femininos, num total de R$ 27 mil em prêmio líquido. A Meia Maratona tem a chancela da Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua (AIMS) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e integra o calendário oficial de datas e eventos do município de São Paulo.

    A largada da elite A feminina e dos portadores de necessidades especiais está programada para as 7h40, enquanto a elite A e B masculinas e a elite B feminina e geral largam às 8h. A cerimônia de premiação está prevista para as 10h.

    São Paulo sedia congresso Internacional em 2009

    Corridas de Rua · 04 abr, 2007

    A cidade de São Paulo vai sediar em abril de 2009 o próximo congresso da Aims - Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua, através da Meia Maratona de São Paulo organizada pela Corpore. Esse será o primeiro congresso organizado pela entidade na América Latina e reunirá mais de 230 organizadores de corridas de rua de 80 países.

    A capital paulista venceu a candidatura após concorrer com a Polônia (Maratona de Poznan), a Noruega (Maratona da Meia Noite) e Porto Rico (10 km Porto Rico). O anúncio foi feito durante o congresso de 2007, em Xiamen na China, onde a Corpore foi representada por seu presidente, David Cytrynowicz.

    A Corpore (www.corpore.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua há 25 anos como promotora de corridas de rua e caminhadas, eventos esses competitivos e participativos, que visam estimular saúde, bem-estar, educação, cidadania e inclusão social. Hoje ela conta com cerca de nove mil associados e 155 mil corredores cadastrados que participam de seus eventos.

    Já a Aims tem o objetivo de promover corridas de rua pelo mundo, em associação com a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e trocar informações e experiências entre os membros cadastrados. O site da organização ( www.aims-association.org) é dividido em três seções, uma para acesso público, uma para organizadores de corrida e outra para os membros.

    Inscrições abertas para Corrida do Graacc

    Já estão abertas as inscrições para a sétima edição da Corrida e Caminhada Graacc, Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, que acontece no dia 29 de abril. A novidade da prova esse ano é que ela será organizada pela Corpore, maior clube de corredores da América Latina e a expectativa é que cinco mil pessoas participem.

    A largada será em frente à Assembléia Legislativa, próximo ao Parque do Ibirapuera, e os participantes terão a opção de participar de uma corrida de 10 quilômetros, ou uma caminhada de quatro. O objetivo do evento é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer.

    As inscrições podem ser feitas no site da Corpore, www.corpore.org.br ao valor de R$ 40 para não associados do clube e R$ 30 para associados. Do montante arrecadado, 100% será revertido para o hospital do Graacc.

    Sobre a entidadeO Graac (www.graacc.org.br) é uma organização sem fins lucrativos criada com a missão de garantir às crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, com qualidade de vida, dentro do mais avançado padrão científico.

    Mensalmente são realizados cerca de 1.550 consultas médicas, três mil procedimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos. Além do diagnóstico e tratamento do câncer infantil, a instituição atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.


    Inscrições abertas para Corrida do Graacc

    Corridas de Rua · 27 mar, 2007

    Já estão abertas as inscrições para a sétima edição da Corrida e Caminhada Graacc, Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, que acontece no dia 29 de abril. A novidade da prova esse ano é que ela será organizada pela Corpore, maior clube de corredores da América Latina e a expectativa é que cinco mil pessoas participem.

    A largada será em frente à Assembléia Legislativa, próximo ao Parque do Ibirapuera, e os participantes terão a opção de participar de uma corrida de 10 quilômetros, ou uma caminhada de quatro. O objetivo do evento é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer.

    As inscrições podem ser feitas no site da Corpore, www.corpore.org.br ao valor de R$ 40 para não associados do clube e R$ 30 para associados. Do montante arrecadado, 100% será revertido para o hospital do Graacc.

    Sobre a entidadeO Graac (www.graacc.org.br) é uma organização sem fins lucrativos criada com a missão de garantir às crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, com qualidade de vida, dentro do mais avançado padrão científico.

    Mensalmente são realizados cerca de 1.550 consultas médicas, três mil procedimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos. Além do diagnóstico e tratamento do câncer infantil, a instituição atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

    Saiba como foi a Corrida Iguatemi Campinas

    A bela noite de sábado na cidade de Campinas já mostrou que a manhã de domingo seria de céu limpo e sol forte. Logo às 7h da manhã do dia 25 de março já víamos um céu azul com o sol abrilhantando a terceira edição da Iguatemi Campinas 11K.

    E logo cedo os primeiros atletas chegavam para utilizar o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas e poder fazer os últimos ajustes, preparações e alongamentos para participar do evento que, nessa edição, foi o maior já realizado, com mais de 3.300 atletas inscritos e inscrições encerradas com quase uma semana antes da realização da prova.

    As duas opções de percurso, 11km e 6,3km, exigiam muito dos atletas com muitas subidas e descidas disputadas por largas e belas avenidas da cidade de Campinas e, por isso, um bom aquecimento/alongamento era necessário.

    Para ajudar, um aquecimento muito animado e com a participação em massa dos inscritos foi comandado do palco do evento. Aos poucos, os atletas eram liberados a se posicionar na largada.

    Posicionados e aquecidos, exatamente às 9h a buzina soou e os atletas partiram juntos. O começo da prova foi muito rápido e logo se formou um pelotão de frente. Com os seis postos de água distribuídos pelo percurso, a organização do evento permitiu que os atletas pudessem fazer boa hidratação minimizando os efeitos do calor. Bandas durante o percurso animavam os atletas que forçavam o ritmo para conseguir uma boa marca ou se esforçavam para completar bem esse desafio.

    Quando a prova se dividiu entre os dois percursos, os dois primeiros colocados do pelotão de frente seguiram para os 6,3km e o terceiro colocado seguiu para o percurso maior. Este era Marcio Ribeiro da Silva, segundo colocado na edição de 2006, que perdeu a primeira posição nos quilômetros finais para Adriano Bastos. Essa disputa foi repetida nessa terceira edição da prova, mas dessa vez Marcio manteve o ritmo e conseguiu vencer a prova, inclusive obtendo o recorde da prova, com 34min33. “Procurei imprimir um ritmo forte desde o começo, mas guardando forças para o final que é a parte mais dura, a partir do oitavo até o 11º quilometro”, disse o vencedor com apenas seis segundos de vantagem sobre Adriano Bastos, o segundo colocado.

    A disputa masculina nos 6,3m também foi forte e o primeiro colocado, Robison Alves chegou com uma vantagem de apenas sete segundos sobre Luciano Nunes de Lima. “A prova foi brigada o tempo todo. Consegui abrir na subida final e me assustei com a chegada do segundo colocado, que surgiu de repente, mas mesmo assim consegui manter a dianteira”, contou Robison que lembrou que a disputa foi quase que durante o percurso inteiro com Marildo José Barduco, que acabou ficando em quinto lugar. Marildo foi o vencedor da edição de 2006 e, para conseguir o primeiro lugar no pódio hoje, Robison seguiu o ritmo de Marildo e, no final, conseguiu abrir sua vantagem.

    Diferente do que aconteceu nas disputas masculinas, entre as mulheres a vitória veio com uma vantagem tranqüila. Nos 11km, Elizabeth Esteves de Souza, que ficou sete meses parada no último ano devido uma lesão na parte posterior da coxa direita, conseguiu vencer com uma vantagem de mais de dois minutos. “Não imaginei estar tão preparada. É um percurso difícil, o clima estava quente e como eu estou voltando de uma lesão, não imaginava vencer. O gosto dessa vitória é muito bom”.

    Nos 6,3km, Simone Alves da Silva, que sempre freqüenta os pódios dos eventos Corpore, não deixou por menos em Campinas e ficou em primeiro lugar com mais de um minuto e meio de vantagem sobre a segundo colocada. “É uma prova com muita subidas e não esperava ganhar, pois não estava bem ontem. Saí liderando desde o começo pra ver o que acontecia. Segurei o ritmo e deu certo”, contou a atleta que ainda afirmou que a prova foi fácil.

    Durante a premiação dos primeiros colocados, o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas, onde foi montada a arena, permaneceu lotados de atletas que, após completarem o percurso e retirar o seu kit, aguardavam pelo sorteio de brindes, premiação geral, premiação das equipes com troféu transitório e a premiação com viagem para Nova York.

    Quando chegou a hora da premiação de Nova York, as equipes que ainda aguardavam o resultado pareciam que sabiam que estavam fortes e vieram para ganhar, pois acabaram sendo as premiadas. Top Spin /Acrimet / Run e E.C. Tavares foram as duas primeiras no geral. Elektro, que ficou em 4º no geral, foi a primeira de Campinas e também levou sua passagem. Para Luiz Tavares, responsável pela E.C. Tavares, essa vitória é o resultado de uma dedicação maior ainda: “Estamos lutando para vencermos o Ranking Corpore anual, estamos lutando para somar pontos, por isso viemos com nossa equipe completa. Foram dois ônibus lotados. Esse prêmio veio coroar o resultado e qualidade de nossos atletas”. Agora quem vai para a Big Apple ainda é uma dúvida que ele terá de resolver: “Agora é decidir quem vai para lá, quem consegue visto, entre outras coisas, para não perdermos a passagem”.

    Ao final do evento, vendo participantes satisfeitos, apoiadores e organizadores felizes com o resultado e sabendo que este foi o maior dentre os três eventos realizados, Ana Paula Fontana, Gerente de Marketing do Iguatemi Campinas e a responsável pela idealização do evento em 2005, era só alegria: “É emocionante ver a prova hoje. Foi a melhor de todas as edições inclusive pelo envolvimento da cidade onde vimos as pessoas nas ruas, nas sacadas, nos prédios. Essa é uma festa da cidade que vai cada vez ter mais brilho, prêmios, participantes... É só anotar que ano que vem estaremos aqui. Comecem a treinar.”


    Saiba como foi a Corrida Iguatemi Campinas

    Corridas de Rua · 26 mar, 2007

    A bela noite de sábado na cidade de Campinas já mostrou que a manhã de domingo seria de céu limpo e sol forte. Logo às 7h da manhã do dia 25 de março já víamos um céu azul com o sol abrilhantando a terceira edição da Iguatemi Campinas 11K.

    E logo cedo os primeiros atletas chegavam para utilizar o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas e poder fazer os últimos ajustes, preparações e alongamentos para participar do evento que, nessa edição, foi o maior já realizado, com mais de 3.300 atletas inscritos e inscrições encerradas com quase uma semana antes da realização da prova.

    As duas opções de percurso, 11km e 6,3km, exigiam muito dos atletas com muitas subidas e descidas disputadas por largas e belas avenidas da cidade de Campinas e, por isso, um bom aquecimento/alongamento era necessário.

    Para ajudar, um aquecimento muito animado e com a participação em massa dos inscritos foi comandado do palco do evento. Aos poucos, os atletas eram liberados a se posicionar na largada.

    Posicionados e aquecidos, exatamente às 9h a buzina soou e os atletas partiram juntos. O começo da prova foi muito rápido e logo se formou um pelotão de frente. Com os seis postos de água distribuídos pelo percurso, a organização do evento permitiu que os atletas pudessem fazer boa hidratação minimizando os efeitos do calor. Bandas durante o percurso animavam os atletas que forçavam o ritmo para conseguir uma boa marca ou se esforçavam para completar bem esse desafio.

    Quando a prova se dividiu entre os dois percursos, os dois primeiros colocados do pelotão de frente seguiram para os 6,3km e o terceiro colocado seguiu para o percurso maior. Este era Marcio Ribeiro da Silva, segundo colocado na edição de 2006, que perdeu a primeira posição nos quilômetros finais para Adriano Bastos. Essa disputa foi repetida nessa terceira edição da prova, mas dessa vez Marcio manteve o ritmo e conseguiu vencer a prova, inclusive obtendo o recorde da prova, com 34min33. “Procurei imprimir um ritmo forte desde o começo, mas guardando forças para o final que é a parte mais dura, a partir do oitavo até o 11º quilometro”, disse o vencedor com apenas seis segundos de vantagem sobre Adriano Bastos, o segundo colocado.

    A disputa masculina nos 6,3m também foi forte e o primeiro colocado, Robison Alves chegou com uma vantagem de apenas sete segundos sobre Luciano Nunes de Lima. “A prova foi brigada o tempo todo. Consegui abrir na subida final e me assustei com a chegada do segundo colocado, que surgiu de repente, mas mesmo assim consegui manter a dianteira”, contou Robison que lembrou que a disputa foi quase que durante o percurso inteiro com Marildo José Barduco, que acabou ficando em quinto lugar. Marildo foi o vencedor da edição de 2006 e, para conseguir o primeiro lugar no pódio hoje, Robison seguiu o ritmo de Marildo e, no final, conseguiu abrir sua vantagem.

    Diferente do que aconteceu nas disputas masculinas, entre as mulheres a vitória veio com uma vantagem tranqüila. Nos 11km, Elizabeth Esteves de Souza, que ficou sete meses parada no último ano devido uma lesão na parte posterior da coxa direita, conseguiu vencer com uma vantagem de mais de dois minutos. “Não imaginei estar tão preparada. É um percurso difícil, o clima estava quente e como eu estou voltando de uma lesão, não imaginava vencer. O gosto dessa vitória é muito bom”.

    Nos 6,3km, Simone Alves da Silva, que sempre freqüenta os pódios dos eventos Corpore, não deixou por menos em Campinas e ficou em primeiro lugar com mais de um minuto e meio de vantagem sobre a segundo colocada. “É uma prova com muita subidas e não esperava ganhar, pois não estava bem ontem. Saí liderando desde o começo pra ver o que acontecia. Segurei o ritmo e deu certo”, contou a atleta que ainda afirmou que a prova foi fácil.

    Durante a premiação dos primeiros colocados, o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas, onde foi montada a arena, permaneceu lotados de atletas que, após completarem o percurso e retirar o seu kit, aguardavam pelo sorteio de brindes, premiação geral, premiação das equipes com troféu transitório e a premiação com viagem para Nova York.

    Quando chegou a hora da premiação de Nova York, as equipes que ainda aguardavam o resultado pareciam que sabiam que estavam fortes e vieram para ganhar, pois acabaram sendo as premiadas. Top Spin /Acrimet / Run e E.C. Tavares foram as duas primeiras no geral. Elektro, que ficou em 4º no geral, foi a primeira de Campinas e também levou sua passagem. Para Luiz Tavares, responsável pela E.C. Tavares, essa vitória é o resultado de uma dedicação maior ainda: “Estamos lutando para vencermos o Ranking Corpore anual, estamos lutando para somar pontos, por isso viemos com nossa equipe completa. Foram dois ônibus lotados. Esse prêmio veio coroar o resultado e qualidade de nossos atletas”. Agora quem vai para a Big Apple ainda é uma dúvida que ele terá de resolver: “Agora é decidir quem vai para lá, quem consegue visto, entre outras coisas, para não perdermos a passagem”.

    Ao final do evento, vendo participantes satisfeitos, apoiadores e organizadores felizes com o resultado e sabendo que este foi o maior dentre os três eventos realizados, Ana Paula Fontana, Gerente de Marketing do Iguatemi Campinas e a responsável pela idealização do evento em 2005, era só alegria: “É emocionante ver a prova hoje. Foi a melhor de todas as edições inclusive pelo envolvimento da cidade onde vimos as pessoas nas ruas, nas sacadas, nos prédios. Essa é uma festa da cidade que vai cada vez ter mais brilho, prêmios, participantes... É só anotar que ano que vem estaremos aqui. Comecem a treinar.”