Corridas de Rua · 10 ago, 2008
São Paulo -Depois de dois dias consecutivos de chuva praticamente intermitente, São Pedro fez a água cessar na manhã desse domingo na capital paulista, para que todos pudessem correr tranqüilos. A largada foi dada às 8h ao som da música Candle in the Wind, de Elton John.
A prova começou na Rua Líbero Badaró e passou por diversos pontos turísticos da cidade, como o Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da Sé, Praça João Mendes, Praça da República, Largo do Paissandu, entre outros. A segurança foi reforçada e em diversos pontos era possível observar policiais militares e guardas civis metropolitanos.
Entre os homens a disputa foi bem acirrada. Faltando 400 metros para a linha de chegada, Maríldo José Barduco, que estava na segunda colocação, acelerou o passo para alcançar Domingos Freitas e conquistar a vitória. Eu gosto muito dessa prova, treinei bastante para obter um bom resultado, afirma Barduco. No final eu vi que meu adversário estava próximo, então consegui aumentar o ritmo, completa o corredor que fechou com 28min06.
A segunda colocação ficou com Domingos Jesus Freitas, que marcou 28min21 e a terceira com Adriano Bastos, com 28min48. No início da prova pisaram no pé direito de Adriano e seu tênis ficou pelo caminho, obrigando-o a correr descalço durante todo o trajeto.
Eu tentei voltar para buscar, mas tinha muita gente vindo no sentido contrário, então resolvi correr só de meia mesmo, ressalta o atleta que fez uma prova de superação. Após cruzar a linha ele precisou ser atendido pela equipe médica da prova, pois a sola do seu pé ficou bastante machucada. Eu imaginei que o único problema fosse a não absorção do impacto pela falta do tênis. Meu calcanhar ficou todo roxo.
Mulheres -A prova feminina não foi tão disputada, já que Tatiele Roberta de Carvalho sobrou e venceu com 33min24, quase três minutos antes da segunda colocada Nilzete Martins, que fechou com 36min22. O terceiro posto foi para Maria Margarida Gomes, com 36min33.
Eu comecei a liderar desde o primeiro quilômetro, então foi tudo tranqüilo, ressalta a campeã. Para mim é uma honra ficar em primeiro, porque eu vim imaginando chegar entre as 10 melhores. Agradeço muito a Deus e ao meu técnico, completa. Já a vice-campeã se disse satisfeita com a colocação obtida. Foi tranqüilo, o tempo ajudou e consegui um bom resultado.
O evento contou também com muitos casais correndo juntos, como Rosineide Costa e Kelson Silva. Só pelo fato de não estar chovendo já ajudou bastante para nós, relata a atleta que afirma gostar de correr com o frio. O percurso tem algumas subidas, mas mesmo assim consegui completar com um tempo bom, completa.
Incentivado por Rosineide, Kelson sempre disputa provas em São Paulo e avalia como positiva a Centro Histórico. Foi bem legal. O tempo ajudou e não choveu, então o piso não ficou escorregadio. Consegui melhorar quatro minutos nessa distância.
Incentivo - Quem também correu junto foram os jornalistas Flávio Perez e Evelyn Mancini. Fiz um tempo parecido com o dos 10 quilômetros, mas vou continuar treinando para melhorar. Aqui é um lugar que a gente sempre passa de carro ou ônibus e tem algumas subidinhas fortes, comenta Evelyn.
Flávio participou para puxar a namorada, que costuma correr distâncias menores, e aproveitou para apreciar as paisagens do centro velho da cidade. Gosto de correr por São Paulo, acho muito bonito. Fiquei observando as praças, cidades, viadutos, essa é uma das minhas provas preferidas e acho que de muitas pessoas também.
Walter Feldman, Secretário de Esportes, Cultura e Lazer da cidade de São Paulo, esteve presente para acompanhar e correr a prova. Quando a gente estimula a sociedade a praticar algum tipo de atividade física, não pode ser apenas um retórico, tem que mostrar que na prática sua vida se reflete no que você fala, ressalta Feldman, que completou em 1h01min.
O próximo evento com organização da Corpore será no próximo domingo (17), na região do Ibirapuera, em São Paulo, na corrida 10 Km Unicsul Troféu Duque de Caxias. A competição terá distâncias de 10 e 4,3 quilômetros e ainda tem inscrições disponíveis no site da entidade, o www.corpore.org.br.
Meia Maratona · 04 ago, 2008
No último domingo aconteceu a edição 2008 da Meia Maratona de São Bernardo, competição organizada pela Corpore que reuniu cerca de cinco mil pessoas nas ruas da cidade do ABC Paulista. A chuva, que não caia há mais de um mês, apareceu com força total e propiciou aos atletas registrarem tempos mais baixos.
A largada aconteceu às 8h na Avenida Kennedy, juntamente com a disputa de cinco quilômetros, destinada aos iniciantes e caminhantes. A disputa foi acirrada entre os vários atletas de elite, incluindo alguns quenianos que também estiveram presentes.
Os gêmeos Damião e Cosme Ancelmo de Souza dominaram a disputa, com destaque para esse último, que completou com o tempo de 1h05min17, recorde da prova, seguido por seu irmão 12 segundos depois. Luiz Carlos Fernandes foi o terceiro, com 1h05min47 e Célio Falcão o quarto, com 1h06min03.
É uma prova que você deve ter uma estratégia diferente por causa das subidas e descidas, mas é um percurso bom de disputar, relata o campeão. Eu tentei impor meu ritmo na prova e não me preocupei com o ritmo deles e num momento eu vi que dava pra vencer, aí eu fui pra frente e alcancei a vitória, completa.
Mulheres - Na prova feminina também houve muita disputa, que culminou com a vitória de Luzia de Souza Pinto (1h17min09), que vinha desmotivada por maus resultados. Hoje eu queria apenas um lugar no podium, mas vencer pra mim foi emocionante porque há mais de um ano eu não vencia uma prova, comemora. A segunda colocação ficou com Joziane da Silva (1h18min17) e o terceiro com Sirlene Pinho (1h18min56).
Na competição de cinco quilômetros, entre os homens quem levou a melhor foi Leandro Prates Oliveira (15min32), seguido por Benedito Donizetti Gomes (15min34) e Adriano Bastos (15min39). Entre as mulheres, Rosangela Figueiredo ficou em primeiro com 19min10, seguida por Roserene Ferreira com 19min30 e Vivian de Oliveira com 20min14.
Meia Maratona · 31 jul, 2008
A retirada de kits acontecerá em dois dias, no sábado que antecede o evento (02) das 9h às 18 e no domingo a partir das 6h, no Ginásio Poliesportivo, sito à Avenida Keneddy, 1.555. No ato da retirada é necessário levar comprovante original de inscrição, além de documento de identidade.
Antes da largada haverá uma aula de aquecimento e alongamento, para os participantes entrarem no clima da competição. O tiro de partida será dado a partir das 8h para ambas as distâncias, em frente ao Ginásio Poliesportivo.
Meia Maratona · 28 jul, 2008
Uma das mais rápidas meia maratonas brasileiras, acontecerá no próximo domingo (3) em São Bernardo do Campo. Trata-se da 6ª edição da Meia Maratona Listel, que será organizada pela Corpore e comemora o aniversário da cidade localizada na Grande São Paulo.
Além da distância principal (21.097m), o evento contará com uma corrida de cinco quilômetros e caminhada. A prova promete reunir cerca de cinco mil corredores em sua grande maioria amadores, porém, o evento atrairá boa parte da elite, já que os cinco primeiros colocados das categorias feminina e masculina, receberão cada qual, R$4.000, R$3.000, R$1.500, R$1.000 e R$500, respectivamente.
As inscrições ainda podem ser feitas através do site www.corpore.org.br até 30 de julho. O valor para associados da Corpore e moradores de São Bernardo é de R$30 (mediante apresentação de comprovante de residência - inscrições somente nos postos) e R$40 para não associados.
A organização promete ainda doar para a APAE de São Bernardo do Campo,R$20 mil.
Corridas de Rua · 25 jul, 2008
No próximo domingo (27) a Corpore organiza a primeira edição da Corrida Farmácia Bom Preço na cidade de Recife, em Pernambuco, competição que terá distância de 10 e cinco quilômetros pela orla da Praia de Boa Viagem. Confira a programação do evento, bem como outros detalhes.
A retirada de kits acontecerá no sábado, dia 26, a partir das 9h e segue até às 18h no estacionamento da Farmácia Hiperbompreço, sito à Rua Padre Carapuceiro, 800 - Boa Viagem. É necessário levar o comprovante de inscrição e o documento.
Já no domingo, o evento começa a partir das 6h com a abertura da arena, já que às 7h45 será comandado um alongamento e aquecimento. A largada será às 8h para os 10 quilômetros e às 8h30 para os cinco quilômetros e a cerimônia de premiação está marcada para as 9h.
Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados da prova maior, além de medalhas para todos os que concluírem o percurso. As inscrições estão disponíveis nos postos físicos listados no site da Corpore, o www.corpore.org.br, até essa quinta-feira, ou no momento em que o limite técnico seja atingido.
Corridas de Rua · 16 jul, 2008
A Meia Maratona de São Bernardo, competição a ser organizada pela Corpore no dia três de agosto, ainda tem inscrição disponível. A sexta edição do evento faz parte das comemorações de aniversário do município localizado na Grande São Paulo e, além da prova principal, terá também uma disputa de cinco quilômetros.
A largada para ambas as distâncias será às 8h em frente ao Ginásio Poliesportivo Municipal, na altura do número 1.115 da Avenida Kennedy e os cinco primeiros colocados levarão para casa troféus. Haverá premiação em dinheiro, num total de R$ 20 mil, para os atletas que chegarem nas cinco primeiras colocações da prova principal, tanto entre os homens, quanto entre as mulheres.
As inscrições custam R$ 30 para associados Corpore e R$ 40 para os não sócios e podem ser feitas no site oficial da entidade, o www.corpore.org.br. No site também estão listados alguns postos físicos, onde é possível efetivar a participação no evento.
Corridas de Rua · 15 jul, 2008
No dia 17 de agosto acontecerá na região do Ibirapuera, em São Paulo, a edição 2008 da Corrida 10 km Unicsul, que além da disputa principal contará com um percurso de 4,3 quilômetros. O evento terá também o Troféu Duque de Caxias, em comemoração ao Patrono do Exército Brasileiro.
A largada de ambos os eventos está programada para às 8h na Avenida Pedro Álvares Cabral e são válidas para o Corri Todas, mas apenas a disputa principal contará pontos para o Ranking Corpore e terá premiação em dinheiro. Nesse caso, os cinco primeiros entre os homens e as mulheres, receberão a gratificação monetária, sendo cinco mil reais aos campeões.
Haverá também premiação para os cinco melhores na categoria Exército e para a comunidade Unicsul. Alunos, funcionários e professores da Universidade devem informar Unicsul como equipe no momento da inscrição.
As inscrições já estão abertas e custam R$30 para os sócios da Corpore e para membros da comunidade Unicsul e R$40 para os não sócios. Para conferir as formas de efetivar a participação, basta acessar o site www.corpore.org.br.
Maratona · 14 jul, 2008
Rio de Janeiro O aterro do Flamengo serviu de palco para uma grande festa militar em comemoração ao bicentenário dos Fuzileiros Navais, as equipes formadas por militares subiram no pódio em quase todas as categorias. A maratona foi o segundo evento da Corpore realizado no Rio de Janeiro e a organização foi elogiada pelos participantes, porém, tiveram alguns problemas na hora de entrega dos troféus.
A Maratona Tam de Revezamento Rio foi dividida em três categorias, duplas, quartetos e octetos. Na prova do octeto teve uma subdivisão chamada de Octeto calça e Coturno que era especial para militares. Os marinheiros também tiveram uma prova só deles, a Corrida dos Batalhões dos Fuzileiros Navais, no qual batalhões com 23 atletas corriam juntos 10km e deveriam estar agrupados durante todo o percurso.
Octeto - Na prova do Octeto cada atleta corria um percurso de cerca de 5km e a primeira equipe a completar a prova era composta por cabos e soldados do Exército, que cruzou a linha de chegada com 2h09min58. Porém, eles foram desclassificados por terem apenas sete atletas na equipe. Segundo a organização do evento, o regulamento da prova exigia que as equipes tivessem, dois, quatro ou oito pessoas e por isto a equipe do exército estava eliminada.
Luís Cláudio Carvalho, treinador da equipe contestou a decisão. O regulamento diz que tem de ser oito atletas, mas não diz que tem de ser oito atletas diferentes. Nossa equipe tinha um atleta muito bom e que por isto coloquei ele para abrir e fechar a prova. A equipe do Exército foi convidada a subir no palco e homenageada por ter sido a mais rápida, porém, não ganhou troféu.
A segunda equipe a cruzar a linha de chegada e conseqüentemente a equipe vencedora do revezamento foi a Rocinha que completou o percurso com o tempo de 2h14min07. A equipe era formada por moradores da favela da Rocinha. Nossa equipe já existe há 15 anos e nós fazemos um projeto com as crianças de 14 a 18 anos da comunidade onde damos cesta básica, tênis e uniforme de corrida, deste projeto já surgiram vários corredores, alguns que fazem parte da equipe de hoje, conta Antônio Carlos, o Cacau, um dos membros da equipe vencedora.
O segundo lugar no pódio foi ocupado pelos Fuzileiros Navais (2h17min37) e o terceiro lugar pela equipe do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (2h21min14).
Já a primeira equipe feminina a completar os 42km da prova foi a 902, com tempo de 2h45min45. Na hora de receber os troféus as meninas da equipe reclamaram muito por não haver uma premiação em dinheiro. A premiação é fraca, uma garrafinha dágua não é premiação. Para onde vai o dinheiro dos patrocinadores? Isto é falta de respeito, a inscrição é cara, tem muitos patrocinadores, mas nenhum prêmio, reclamou Isabel Cristine Feliciano. Selma Reis que estava na mesma equipe complementou a reclamação: este é um evento grande e você não corre só por prazer, é a sua profissão.
As meninas da equipe também acharam ruim que os troféus femininos foram entregues por último. Isso porque, entregaram primeiro os troféus para as categorias dos militares, depois para os homens e por último para elas. O segundo lugar ficou com a equipe A Coruja (3h10min52), seguida pela equipe da Rocinha (3h30min50).
Na categoria Calça e Coturno o pódio foi formado pela equipe do Exército (2h33min03), seguida pela equipe da Marinha (2h59min28) e a equipe da Companhia de Polícia (3h03min09).
Eu gostei muito da organização da prova, minha única reclamação é que estava faltando a marcação de quilometragem então ficava difícil saber em quanto tempo estamos fazendo, disse Thiago Silva.
O segundo lugar foi da equipe Cachoeira de Macacu (2h38min39), a equipe é formada por atletas da cidade do Norte Fluminense que vieram ao Rio de Janeiro especialmente para a prova. Nós quatro viemos só para correr e demos sorte porque o tempo estava bom, com sol, porém mais frio do que na nossa cidade, disse Gildo Mendes. O terceiro lugar ficou com a equipe 497 que correu em 2h42min52.
Na prova feminina a equipe Maratona Clube do Brasil foi a primeira a cruzar a linha de chegada, elas correram em 3h10min31. Eu gostei da organização da corrida, mas acho que faltou sinalização e pela dimensão da corrida acho que a gente tinha que ganhar uma coisinha a mais, disse Maria Aparecida Ângelo.
De acordo com a organização do evento, o segundo lugar foi da equipe Chão do Aterro, que correu em 4h17seg e o terceiro da equipe da Conlurb que correu em 4h11min14.
Duplas - Na prova de duplas cada participante deu quarto voltas no percurso e correu aproximadamente 21,1 km. A primeira dupla a terminar a prova foi a dupla da Comlurb, formada por Flávio Roberto C. dos Santos e Juarez dos Santos Chaves. Eles fizeram o percurso em 2h13min31.
Eu gostei muito da prova, pois só corro aqui no Rio de Janeiro e a organização estava muito boa e o tempo também ajudou, afirmou Flávio Santos. A segunda dupla foi a Filhos do Vento, formada pelos corredores Luiz Henrique dos Santos Alves e Luis Henrique da Silva Foseca, eles correram em 2h35min35. Completou o pódio a dupla Vunerais, formada por Paulo Alberto Pires Teixeira Mota e Eduardo de Menezes Vaz que fizeram um tempo de 2h38min35.
A dupla feminina que chegou em primeiro lugar foi a Corpore, formada por Mariley Alves da Silva e Ana Cristina Monteiro da Costa, elas correram em 3h30min39. O segundo lugar foi de Maria Aparecida Cardoso Setta e Magda Valeria Alves Andrade (3h51min35), da equipe Filhos do Vento. Denise Charpenel Pequeno e Clea Correa de Mello foram a terceira dupla e chegaram quase uma hora depois da primeira dupla e meia hora depois da segunda (4h29min45).
Corridas de Rua · 02 jul, 2008
No dia 27 de julho acontecerá em Recife (PE) a corrida Farmácia Bompreço Recife te quer saudável, primeira competição da Corpore a ser organizada na região Nordeste do Brasil. Os competidores terão a oportunidade de disputar cinco ou 10 quilômetros tendo como cenário de fundo a Praia de Boa Viagem, um dos cartões postais da região.
A largada está programada para as 8h, mas a arena estará aberta a partir das 6h com diversos serviços exclusivos aos corredores. A retirada de kits acontecerá na véspera do evento, na Farmácia Hiperbompreço, local em que deverá ser feita também a retirada de chip e número de peito, além das camisetas.
Todos os que completarem a disputa receberão medalhas de finisher alusivas ao evento, enquanto os cinco primeiros colocados entre os homens e entre as mulheres da prova principal receberão troféus. As inscrições já estão abertas e custam R$ 20 para sócios da entidade e R$ 25 para não sócios, pelo site www.corpore.org.br.
São Paulo - Num domingo ensolarado, milhares de corredores acordaram cedo e, desde às 6h, muitos já estavam no Parque da Independência para retirar o kit de participação e chip sob o som do Conservatório Souza Lima. A largada aconteceu na Avenida Nazaré, mas antes professoras de educação física comandaram um animado alongamento e aquecimento.
O tiro de partida foi dado às 8h tendo como trilha sonora músicas eletrônicas e a passagem de todos os competidores levou cerca de 17 minutos. Na altura do quilômetro sete, uma das subidas mais fortes do trajeto, o garoto Sérgio, de cinco anos, estava na calçada e roubava a cena ao incentivar os corredores gritando vai garoto, corre, não pára.
Perguntado se gostaria de correr em vez de só ficar olhando, ele imediatamente tirou o agasalho e disse à sua tia, que o acompanhava, que iria seguir os atletas. A tia teve que segurar o ímpeto do garoto, que provavelmente já foi picado pelo famoso bichinho da corrida, antes mesmo de se iniciar no esporte.
Deixados para trás os 10 quilômetros e muitas subidas, todos comemoraram muito o feito e aguardavam ansiosamente que seus números de peito fossem sorteados para ganhar brindes dos patrocinadores. O casal Sandra Peres e Vitor Komeso achou a prova um pouco puxada. Essa é uma das mais difíceis do circuito, ressalta Sandra. Senti um pouco a falta de preparo hoje, mas deu para terminar, completa Vitor.
Outro destaque entre os amadores fica por conta de André Luiz Magalhães, que veio de casa pedalando para correr a prova. Vim da Bela Vista, gastei cerca de 20 minutos. Eu gosto muito dessa prova, tem uma subida difícil, mas sempre corro. Ele diz ainda que procura sempre ir aos locais de bicicleta e pede que sejam construídas mais ciclovias em São Paulo.
Essa competição foi válida para o Ranking Corpore Associados e Empresas e também para o Corri Todas. A próxima corrida da Corpore será a Maratona de Revezamento Rio TAM, disputa para equipes de duas a oito pessoas, que acontece no dia 13 de julho na Cidade Maravilhosa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.corpore.org.br.
Corrida Virtual - Quer comparar seu tempo com o dos vencedores? Clique aqui e confira mais uma novidade do Webrun.
Corridas de Rua · 29 jun, 2008
São Paulo - Num domingo ensolarado, milhares de corredores acordaram cedo e, desde às 6h, muitos já estavam no Parque da Independência para retirar o kit de participação e chip sob o som do Conservatório Souza Lima. A largada aconteceu na Avenida Nazaré, mas antes professoras de educação física comandaram um animado alongamento e aquecimento.
O tiro de partida foi dado às 8h tendo como trilha sonora músicas eletrônicas e a passagem de todos os competidores levou cerca de 17 minutos. Na altura do quilômetro sete, uma das subidas mais fortes do trajeto, o garoto Sérgio, de cinco anos, estava na calçada e roubava a cena ao incentivar os corredores gritando vai garoto, corre, não pára.
Perguntado se gostaria de correr em vez de só ficar olhando, ele imediatamente tirou o agasalho e disse à sua tia, que o acompanhava, que iria seguir os atletas. A tia teve que segurar o ímpeto do garoto, que provavelmente já foi picado pelo famoso bichinho da corrida, antes mesmo de se iniciar no esporte.
Deixados para trás os 10 quilômetros e muitas subidas, todos comemoraram muito o feito e aguardavam ansiosamente que seus números de peito fossem sorteados para ganhar brindes dos patrocinadores. O casal Sandra Peres e Vitor Komeso achou a prova um pouco puxada. Essa é uma das mais difíceis do circuito, ressalta Sandra. Senti um pouco a falta de preparo hoje, mas deu para terminar, completa Vitor.
Outro destaque entre os amadores fica por conta de André Luiz Magalhães, que veio de casa pedalando para correr a prova. Vim da Bela Vista, gastei cerca de 20 minutos. Eu gosto muito dessa prova, tem uma subida difícil, mas sempre corro. Ele diz ainda que procura sempre ir aos locais de bicicleta e pede que sejam construídas mais ciclovias em São Paulo.
Essa competição foi válida para o Ranking Corpore Associados e Empresas e também para o Corri Todas. A próxima corrida da Corpore será a Maratona de Revezamento Rio TAM, disputa para equipes de duas a oito pessoas, que acontece no dia 13 de julho na Cidade Maravilhosa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.corpore.org.br.
Corrida Virtual - Quer comparar seu tempo com o dos vencedores? Clique aqui e confira mais uma novidade do Webrun.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026