
Vencedores da categoria dupla (foto: Patrícia Serrão/ www.webrun.com.br)
Rio de Janeiro O aterro do Flamengo serviu de palco para uma grande festa militar em comemoração ao bicentenário dos Fuzileiros Navais, as equipes formadas por militares subiram no pódio em quase todas as categorias. A maratona foi o segundo evento da Corpore realizado no Rio de Janeiro e a organização foi elogiada pelos participantes, porém, tiveram alguns problemas na hora de entrega dos troféus.
A Maratona Tam de Revezamento Rio foi dividida em três categorias, duplas, quartetos e octetos. Na prova do octeto teve uma subdivisão chamada de Octeto calça e Coturno que era especial para militares. Os marinheiros também tiveram uma prova só deles, a Corrida dos Batalhões dos Fuzileiros Navais, no qual batalhões com 23 atletas corriam juntos 10km e deveriam estar agrupados durante todo o percurso.
Octeto – Na prova do Octeto cada atleta corria um percurso de cerca de 5km e a primeira equipe a completar a prova era composta por cabos e soldados do Exército, que cruzou a linha de chegada com 2h09min58. Porém, eles foram desclassificados por terem apenas sete atletas na equipe. Segundo a organização do evento, o regulamento da prova exigia que as equipes tivessem, dois, quatro ou oito pessoas e por isto a equipe do exército estava eliminada.
Luís Cláudio Carvalho, treinador da equipe contestou a decisão. O regulamento diz que tem de ser oito atletas, mas não diz que tem de ser oito atletas diferentes. Nossa equipe tinha um atleta muito bom e que por isto coloquei ele para abrir e fechar a prova. A equipe do Exército foi convidada a subir no palco e homenageada por ter sido a mais rápida, porém, não ganhou troféu.
A segunda equipe a cruzar a linha de chegada e conseqüentemente a equipe vencedora do revezamento foi a Rocinha que completou o percurso com o tempo de 2h14min07. A equipe era formada por moradores da favela da Rocinha. Nossa equipe já existe há 15 anos e nós fazemos um projeto com as crianças de 14 a 18 anos da comunidade onde damos cesta básica, tênis e uniforme de corrida, deste projeto já surgiram vários corredores, alguns que fazem parte da equipe de hoje, conta Antônio Carlos, o Cacau, um dos membros da equipe vencedora.
O segundo lugar no pódio foi ocupado pelos Fuzileiros Navais (2h17min37) e o terceiro lugar pela equipe do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (2h21min14).
Já a primeira equipe feminina a completar os 42km da prova foi a 902, com tempo de 2h45min45. Na hora de receber os troféus as meninas da equipe reclamaram muito por não haver uma premiação em dinheiro. A premiação é fraca, uma garrafinha dágua não é premiação. Para onde vai o dinheiro dos patrocinadores? Isto é falta de respeito, a inscrição é cara, tem muitos patrocinadores, mas nenhum prêmio, reclamou Isabel Cristine Feliciano. Selma Reis que estava na mesma equipe complementou a reclamação: este é um evento grande e você não corre só por prazer, é a sua profissão.
As meninas da equipe também acharam ruim que os troféus femininos foram entregues por último. Isso porque, entregaram primeiro os troféus para as categorias dos militares, depois para os homens e por último para elas. O segundo lugar ficou com a equipe A Coruja (3h10min52), seguida pela equipe da Rocinha (3h30min50).
Na categoria Calça e Coturno o pódio foi formado pela equipe do Exército (2h33min03), seguida pela equipe da Marinha (2h59min28) e a equipe da Companhia de Polícia (3h03min09).
Eu gostei muito da organização da prova, minha única reclamação é que estava faltando a marcação de quilometragem então ficava difícil saber em quanto tempo estamos fazendo, disse Thiago Silva.
O segundo lugar foi da equipe Cachoeira de Macacu (2h38min39), a equipe é formada por atletas da cidade do Norte Fluminense que vieram ao Rio de Janeiro especialmente para a prova. Nós quatro viemos só para correr e demos sorte porque o tempo estava bom, com sol, porém mais frio do que na nossa cidade, disse Gildo Mendes. O terceiro lugar ficou com a equipe 497 que correu em 2h42min52.
Na prova feminina a equipe Maratona Clube do Brasil foi a primeira a cruzar a linha de chegada, elas correram em 3h10min31. Eu gostei da organização da corrida, mas acho que faltou sinalização e pela dimensão da corrida acho que a gente tinha que ganhar uma coisinha a mais, disse Maria Aparecida Ângelo.
De acordo com a organização do evento, o segundo lugar foi da equipe Chão do Aterro, que correu em 4h17seg e o terceiro da equipe da Conlurb que correu em 4h11min14.
Duplas – Na prova de duplas cada participante deu quarto voltas no percurso e correu aproximadamente 21,1 km. A primeira dupla a terminar a prova foi a dupla da Comlurb, formada por Flávio Roberto C. dos Santos e Juarez dos Santos Chaves. Eles fizeram o percurso em 2h13min31.
Eu gostei muito da prova, pois só corro aqui no Rio de Janeiro e a organização estava muito boa e o tempo também ajudou, afirmou Flávio Santos. A segunda dupla foi a Filhos do Vento, formada pelos corredores Luiz Henrique dos Santos Alves e Luis Henrique da Silva Foseca, eles correram em 2h35min35. Completou o pódio a dupla Vunerais, formada por Paulo Alberto Pires Teixeira Mota e Eduardo de Menezes Vaz que fizeram um tempo de 2h38min35.
A dupla feminina que chegou em primeiro lugar foi a Corpore, formada por Mariley Alves da Silva e Ana Cristina Monteiro da Costa, elas correram em 3h30min39. O segundo lugar foi de Maria Aparecida Cardoso Setta e Magda Valeria Alves Andrade (3h51min35), da equipe Filhos do Vento. Denise Charpenel Pequeno e Clea Correa de Mello foram a terceira dupla e chegaram quase uma hora depois da primeira dupla e meia hora depois da segunda (4h29min45).
Este texto foi escrito por: Patrícia Serrão