A primeira Major de 2025 ficou marcada pelo triunfo etíope nas provas masculina e feminina. Tadese Takele e Sutume Asefa Kebede foram os grandes campões da Maratona de Tóquio 2025 neste domingo, 2 de março, na capital japonesa.
Foi apenas a terceira maratona da carreira de Tadese Tekele, 22 anos, que assumiu a liderança da prova nos últimos 3km e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h03min23s. Ele deixou para trás o também etíope Deresa Geleta (2h03min51s) e o queniano Vincent Kipkemoi Ngetich, que ficou na terceira colocação, pelo segundo ano consecutivo, com o tempo de 2h04min.
No ano passado, Tekele ficou na sétima posição na Maratona de Berlim com o tempo de 2h05min13s, seu melhor resultado até então.
Em entrevista à organização da prova, o etíope afirmou que a temperatura de 20 graus, acima do normal para a época, não o afetou durante o trajeto. “Eu achei que fiz uma corrida muito boa. O clima não me afetou muito; eu não achei que estava tão quente. A pista é boa e espero correr ainda melhor no futuro, me preparei bem e estou feliz por ter alcançado um novo recorde pessoal”, comemorou.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Prova feminina
Entre as mulheres, a também etíope Sutume Asefa Kebede liderou do início ao fim e defendeu seu título e se tornou a primeira bicampeã consecutiva da Maratona de Tóquio. Ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h16min31s, seguida pela queniana Winfridah Moraa Moseti (2h16min56s), e da também etíope Hawi Feysa (2h17min).
A prova também contou com a particição da ícônica Paula Radcliffe, correndo sua primeira maratona desde que aposentou em 2015. Aos 51 anos, ela competirá novamente em Boston, abril, para garantir a medalha de Six Star, reservada para quem completa as seis Majors originais. Radcliffe ficou em 111º lugar com o tempo de 2h57mion26s.
O melhor japonês na prova masculina foi Tubasa Ichiyama, terminando em 10º em 2h06min. Na corrida feminina, a melhor corredora japonesa foi Yuka Ando, também em 10º lugar com o tempo de 2h23min37s.
Calendário de Majors 2025
A Maratona de Tóquio foi a primeira das sete Majors marcadas para 2025. Será o primeiro ano em que a Maratona de Sidney integra o grupo seleto das provas de 42km.
Maratona de Tóquio: 2 de março
Maratona de Boston: 21 de abril
Maratona de Londres: 27 de abril
Maratona de Sydney: 31 de agosto
Maratona de Berlim: 21 de setembro
Maratona de Chicago: 12 de outubro
Maratona de Nova York: 2 de novembro