Dessa vez Jussara conseguiu o primeiro posto (foto: Paula Martins/ Divulgação)
Atualizada em 14/07 às 15h20
Aconteceu no último domingo (06), sob um céu de brigadeiro, a segunda edição da Meia Maratona das Cataratas, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Cerca de 800 competidores largaram às 7h45 num trajeto que mesclou rodovia e estrada no Interior do Parque Nacional do Iguaçu e a vitória ficou com Claudenir da Silva Cardoso e Rosa Jussara Barbosa.
São Paulo – A dificuldade do percurso, devido às variações de altimetria, fez com que o pelotão se dissipasse logo no início da competição. Apesar disso, Claudenir e Elenílson da Silva travaram um duelo durante boa parte da competição.
Ano passado Claudenir, paranaense de Umuarama, foi o vice-campeão, então a vitória foi comemorada de forma ainda mais incisiva. Esse ano treinei bastante para a prova e fiz a estratégia certa. O percurso é difícil, mas deu tudo certo e consegui vencer, comemora o atleta de 29 anos, que completou o trajeto com o tempo de 1h08min38.
Elenílson foi o segundo colocado, com 1h11min20 e agora vai se preparar para a Volta da Pampulha e a Corrida Internacional de São Silvestre. Entre o quilômetro oito e nove eu vi que não tinha condições de ganhar, então corri para chegar entre os primeiros, avalia o competidor natural de Mato Grosso. O terceiro posto ficou para o curitibano Ismael Pereira da Silva, de 44 anos, que vem se recuperando de uma lesão. Como não estou na minha melhor fase, ainda me recuperando de lesões, o percurso ficou puxado, enfatiza após cruzar com 1h12min53.
Feminino – Entre as mulheres, Rosa Jussara Barbosa, vice ano passado, reuniu forças para subir no degrau mais alto do pódio e marcar 1h20min57. Consegui administrar bem, o fato de conhecer o percurso me ajudou muito, já sabia onde tinha que aumentar e diminuir o ritmo, explica a gaúcha de 33 anos, natural de Passo Fundo.
O segundo posto ficou com a estrangeira Carmem Matinez, de Assunção (Paraguai), que fechou os 21,097 quilômetros em 1h30min58seg. Foi fruto de muito treino e disciplina, avalia a atleta de 26 anos. O terceiro lugar ficou com Tamy Rezende, ao marcar 1h33min39.
Os organizadores avaliaram o evento como positivo e já adiantam que a disputa de 2009 já está marcada para o dia cinco de julho. Superou todas as expectativas, todos que correram se emocionaram, a energia aqui nas Cataratas é diferente afirma Jorge Pegoraro, Chefe do Parque Nacional do Iguaçu. Todos os itens foram excelentes, a prova evoluiu em todos os sentidos, completa Tadeu Natálio, Presidente da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.
Este texto foi escrito por: Webrun