Keila da Silva Costa: primeira mulher brasileira a ganhar medalha num Mundial de Atletismo (foto: João Paulo da Cunha)
A delegação brasileira de atletismo já está em Belém (PA) para a 7ª edição dos Jogos Sul-Americanos, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que inicia na próxima quinta-feira (1º) no Estádio Olímpico do Pará.
A equipe nacional desembarcou na capital paraense otimista em manter a hegemonia de mais de 20 anos do atletismo brasileiro em competições no continente. Os Jogos serão válidos pelo Campeonato Sul-Americanos Juvenis da temporada.
O atletismo é a modalidade com maior número de atletas na delegação brasileira, competindo com 72 atletas 37 homens e 35 mulheres entre os 465 participantes do país para as várias modalidades em disputa.
A delegação é formada por atletas que disputaram neste mês o Campeonato Mundial de Atletismo Juvenil em Kingston, na Jamaica, quando o Brasil teve sua melhor participação em competições internacionais na categoria.
Já estão confirmadas, entre outros destaques do Brasil, as participações das atletas Keila Costa (Olympikus/Santos Dumont/PE-CAIXA), do salto triplo, e Juliana Paula Santos de Azevedo (BM & F Atletismo/SP-CAIXA), para os 800m rasos, que conquistaram as duas únicas medalhas de bronze da história do atletismo brasileiro em Mundiais.
Além do atletismo em Belém, os Jogos Sul-Americanos vão envolver disputas de 1º a 11 de agosto também nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), totalizando 2.069 atletas de 14 delegações em 26 modalidades esportivas. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, que é organizador dos Jogos, o evento vai movimentar 4.644 pessoas entre atletas, oficiais, árbitros, imprensa e integrantes do Comitê Organizador.
Este texto foi escrito por: Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt